Zap Móveis

Veja 7 dicas simples para limpar os eletrodomésticos de inox

Spread the love

Conhecidos como linha prata, os eletrodomésticos de inox são a principal escolha de quem renova o visual da cozinha hoje em dia. Eles trazem o revestimento cromado que confere ao ambiente mais sofisticação e modernidade. No entanto, a hora da limpeza desses aparelhos pede muito cuidado e atenção, pois o inox também é um material suscetível a riscos e manchas.

+Baixe o App de Faça Você Mesmo do ZAP em Casa

+ Siga nosso perfil no Pinterest

Conforme explica Luciana Tebar, consultora em limpeza, higienização e organização da rede Mary Help, “há uma reação química entre os elementos do inox e o meio ambiente, gerando uma camada protetora extremamente fina e estável chamada de película protetora ou camada passiva. Quando usamos produtos ou materiais abrasivos ou inadequados, essa camada protetora se rompe e a superfície do inox fica exposto à atmosfera.” Por isso, o ZAP em Casa te ajuda com a tarefa de manter seus eletrodomésticos intactos em alguns passos simples;

como limpar os eletrodomésticos de inox

Conhecidos como linha prata, os eletrodomésticos de inox são a principal escolha de quem renova o visual da cozinha hoje em dia (Foto: Shutterstock)

Veja as dicas para limpar os eletrodomésticos de inox:

1. Utensílios como a esponja de aço, por exemplo, devem passar longe do contato com itens de inox, já que suas cerdas grossas podem riscar o eletrodoméstico de forma irreparável;

2. Renato Ticoulat, fundador do Limpeza com Zelo, dá a dica de quais objetos utilizar para fazer esse tipo de higienização: “a limpeza de inox deve ser feita com pano macio ou com o auxílio de uma esponja de nylon. Outra opção bastante eficaz é o uso de uma escova de cerdas macias, tomando sempre o cuidado para não esfregar com força, evitando assim o surgimento de manchas ocasionadas pela limpeza”;

como limpar os eletrodomésticos de inox

Eles trazem o revestimento cromado que confere ao ambiente mais sofisticação e modernidade (Foto: Shutterstock)

3. Nunca use produtos abrasivos, com amoníacos, saponáceos, desengordurantes, solventes, álcool e cloro. “Há produtos específicos para limpeza de inox, entre eles, Byt’s Limpa Alumínio e Inox, Pasta de polir da Tramontina, Limpador de Inox da Brinox, Brilha inox da Scott Brite, todos são ótimos produtos disponíveis no mercado. De modo geral, você também pode usar pano macio embebido em detergente neutro”, conta Luciana.

4. Depois de fazer a limpeza total do aparelho, é imprescindível lembrar de enxaguar sua superfície para não deixar resíduos que possam manchá-lo;

como limpar os eletrodomésticos de inox

No entanto, a hora da limpeza desses aparelhos pede muito cuidado e atenção, pois o inox também é um material suscetível a riscos e manchas (Foto: Shutterstock)

5. Quando limpeza de rotina não é suficiente para o tipo de sujeira encontrado, o fundador do Limpeza com Zelo explica que há uma solução caseira capaz de resolver o problema: “é possível utilizar uma mistura de gesso ou bicarbonato de sódio dissolvido em álcool de uso doméstico, até que se forme uma pasta. Após a aplicação, faça o enxágue com água morna e seque com pano macio”.

6. Se o eletrodoméstico a ser limpo for o fogão, Tebar explica que um pano embebido em um pouco de azeite ajuda a retirar a gordura. Então, para retirar o azeite, é só passar um outro pano com detergente neutro.

como limpar os eletrodomésticos de inox

Quando usamos produtos ou materiais abrasivos ou inadequados, essa camada protetora se rompe e a superfície do inox fica exposto à atmosfera (Foto: Shutterstock)

7. Caso o risco já exista e você queira disfarçá-lo, a opção é fazer uma mistura de bicarbonato de sódio com um pouco de água e aplicar com a ajuda de um algodão no local riscado. Esfregue delicadamente e retire o excesso com um pano macio, repetindo o processo para polir a superfície e tornar a imperfeição menos visível. Por fim, você pode dar brilho usando uma mistura de óleo de 3 colheres (de café) de óleo de bebê com vinagre (750 ml).

como limpar os eletrodomésticos de inox

É preciso tomar alguns cuidados na hora da limpeza (Foto: Shutterstock)

+ Veja como tirar gordura do forno e fogão de maneira fácil

+ Saiba quais são os aparelhos vilões da conta e como consumir menos energia

+ 5 coisas que você precisa saber na hora de organizar a geladeira

+ Como limpar a tela da televisão sem danificá-la

+ Atitudes simples ajudam a economizar água no dia a dia

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas