Zap Móveis

Veja como organizar cintos em gavetas e evite espaços bagunçados

Mulher organizando cintos
Spread the love

Cintos são acessórios famosos por serem difíceis de guardar, especialmente quando não há espaço suficiente para deixá-los na vertical. Por isso, aprender como organizar cintos em gavetas é um conhecimento que pode deixar seu lar mais arrumado e seu dia a dia mais prático.

O ZAP separou algumas maneiras diferentes de você organizar seus acessórios. Você vai precisar de:

  • uma gaveta exclusiva para os cintos;
  • pequenos organizadores de plástico ou tecido com divisórias (de preferência, ajustáveis);
  • um pedaço de tecido TNT.

Com apenas esses três itens, você consegue guardar cintos de maneira satisfatória em sua gaveta. Você ainda pode adicionar pequenos pedaços de barbante, que terão utilidade mais para frente. Acompanhe o passo a passo que o blog do ZAP criou!

1- Separe seus cintos

Reúna todos os cintos que você tem e separe-os de acordo com o tipo de organização que você pretende seguir: por material, cor, tipo (com ou sem fivela, por exemplo), grossura, etc. É importante que, ao chegar ao próximo passo, você já saiba quantos acessórios tem e como pretende organizá-los. 

Se você tem cintos muito finos e maleáveis, eles podem ser mais difíceis de arrumar. Por isso, uma das dicas para guardar cintos desse tipo é deixá-los separados dos demais. Assim, você terá uma organização específica que funcionará para todos os cintos.

2- Limpe bem a gaveta

O primeiro passo de como organizar cintos em gavetas é, claro, ter uma gaveta onde os acessórios vão ficar. Por isso, escolha um espaço com tamanho suficiente para abrigar todos os seus cintos sem sobrepô-los. 

Retire todos os itens que ficavam nas gavetas e limpe-as bem. Evite usar produtos químicos fortes, um pano úmido com sabão neutro já é suficiente. Assim, você evita danos aos materiais mais sensíveis, como o couro, comum em cintos.

Por fim, deixe a gaveta secar bem. Enquanto isso, tire as medidas completas do espaço: altura, largura e profundidade. Com esses números, busque caixas organizadoras que tenham as medidas mais aproximadas possíveis às da sua gaveta. Lembre-se de que elas devem ter divisórias.

3- Organize as divisórias

Com a gaveta limpa e as caixas organizadoras em mãos, é hora de arrumar os cintos e guardá-los. Primeiro, coloque a caixa na gaveta. Em seguida, encaixe as divisórias, mas prepare-se para mudá-las de posição, caso seja possível e necessário. 

Em seguida, enrole os cintos na sua mão, apoiando a ponta sem fivela na palma da mão e seguindo até o fim. Evite apertar muito, pois isso pode distorcer e até danificar o acessório. Depois disso, você pode colocar o cinto na caixa e ajustar a divisória, para ficar do tamanho ideal para o acessório.

Você pode colocar o cinto tanto na vertical, com a fivela para cima, quanto na horizontal, com a fivela para a frente. Recomendamos a primeira opção, que facilita a identificação do item e economiza espaço, mas nem todas as gavetas têm altura suficiente para isso. Certifique-se de que seus acessórios não estão amassados.

Para os cintos mais maleáveis, que não ficam enrolados, você pode reservar um espaço menor e dobrá-los. Como são mais finos, vão ocupar menos espaço que os demais. 

Imagem de cintos e calça

Mais segurança

Nesse passo, pode entrar o barbante opcional que mencionamos. Para evitar que os cintos se desenrolem, você pode amarrar um barbante perpendicular à fivela do acessório. Uma fita ou outro tipo de material delicado também funciona. Não amarre muito forte para não danificá-lo, é só para ele não se soltar.

4- Manutenção

Agora que já sabe como organizar os cintos, você deve aprender como mantê-los. Já adiantamos uma das maneiras: uma simples folha de TNT. Após colocar todos os cintos nas devidas divisórias, coloque um pedaço de TNT sobre todos. Isso ajuda a evitar que pó, insetos e outros elementos danifiquem os acessórios.

Além disso, lembre-se de sempre higienizar os cintos após cada utilização. Assim, você não leva sujidades para a gaveta e evita que os acessórios se deteriorem mais rapidamente. Procure entender como cada material deve ser higienizado e mantido, porque cada um tem particularidades próprias. Não se esqueça das fivelas!

Por fim, tente organizar os cintos sempre da mesma maneira — isso vai ajudar você a criar uma rotina e seguir com a organização. Assim, você poderá escolher o acessório ideal para seu visual do dia com muito mais facilidade.

O ZAP ajuda com a organização do seu lar!

Você já está craque no passo a passo sobre como organizar cintos em gavetas, agora é hora de deixar todo o resto da sua casa bem arrumado! Aqui no blog do ZAP, postamos diversas dicas sobre limpeza, organização, decoração e muito mais, para você aproveitar seu lar ao máximo.


Além disso, não só ajudamos você a organizar o lar perfeito, como também a encontrá-lo! Em nosso site, há casas, apartamentos, studios e muitas outras opções para você alugar ou comprar. Confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas