Zap Móveis

Como fazer uma sapateira em casa? Aprenda a fazer 4 modelos

como fazer uma sapateira em casa
Spread the love

Se tem uma coisa que valoriza ainda mais a casa, são ideias práticas e eficientes que facilitam a rotina. Se ama artesanato, você precisa conferir nossas dicas sobre como fazer uma sapateira em casa de maneira rápida e eficiente.

Fundamental para armazenamento e organização, a sapateira também pode se tornar um elemento de decoração nos quartos ou até nos closets. Pensando nisso, a Redação ZAP reuniu um conteúdo perfeito para você aprender a fazer a sua agora mesmo. Confira a seguir!

Quais materiais são usados para fazer uma sapateira em casa?

como fazer uma sapateira em casa

Com tantos materiais sendo descartados no dia a dia, é importante dar uma atenção e resgatar esses itens para diminuir os danos ao meio ambiente. Geralmente, eliminamos milhares de garrafas PET, caixotes de madeiras, jornais e tintas (principalmente acrílicas) que, juntos, poderiam proporcionar muitas ideias de sapateiras.

Nosso planeta está precisando de um cuidado extra, então por que não fazer a sua parte, principalmente contribuindo para uma solução na sua casa? Algumas criações até podem surgir de algo que está armazenado no seu porão ou na sua garagem. Confira nossas dicas!

1 – Sapateira de madeira

Um dos materiais mais fáceis de se encontrar, com certeza, é a madeira. Por isso, apresentamos uma dica fácil e rápida de como fazer uma sapateira em casa. Primeiro, é necessário alguns outros materiais para compor a sapateira, então separe os seguintes materiais:

  • lixa de madeira;
  • pincel ou rolinho;
  • parafuso com bucha para fixar na parede;
  • tinta esmalte para madeira;
  • caixotes de madeira.

O passo a passo é bem simples. Lixe todo o caixote a fim de tornar a madeira mais lisa. Em seguida, passe um pano seco para limpar os resíduos deixados e, com o pincel, passe a primeira demão da tinta, depois deixe secar.

Com a tinta seca, passe a segunda camada para ter uma cobertura perfeita. Para finalizar, espalhe quantos caixotes quiser no ambiente, fixando-os em sua parede, um acima do outro. Você vai perceber que criou uma linda prateleira para sapato.

2 – Sapateira de garrafa PET

As garrafas PET fazem parte do nosso dia a dia, são úteis e ótimas para armazenar líquidos em geral. Porém, você sabia que elas levam em torno de quatro a cinco séculos para se decomporem?

Porém, não se preocupe, porque ensinamos como fazer uma sapateira de garrafa PET de uma maneira bem simples, assim você terá a chance de resgatar esse material para usar na sua casa. O material das garrafas PET é muito fácil de higienizar e ainda traz uma durabilidade maior. Separe os materiais:

  • garrafas PET;
  • tesoura;
  • estilete;
  • cola quente;
  • passa-fita de crochê;
  • fita de cetim.

Para iniciar o passo a passo de como fazer uma sapateira em casa, retire o rótulo da garrafa PET e use o estilete para fazer um furo no meio dela, para facilitar o corte com a tesoura. Você pode cortar metade da garrafa ou em um tamanho de acordo com seus sapatos e, em seguida, remover as rebarbas do material.

Já com a medida correta, você pode personalizar a garrafa com o passa-fita de crochê ou outro material de sua preferência. É importante não passar cola quente no plástico, para não derretê-lo. Para completar, use sua criatividade!

3 – Sapateira de material PVC

Agora, vamos mostrar como fazer uma sapateira de PVC. O tubo desse material pode ser empilhado, pintado e revestido de diversas formas. Então, brinque com a sua imaginação e explore a personalização dele. Você vai precisar de:

  • serra;
  • lixa;
  • tinta a óleo, ou papel e tecido para enfeite;
  • elástico;
  • fita dupla-face;
  • tubos de PVC de 150 mm de diâmetro.

Primeiro, corte os tubos do tamanho desejado (30 cm), passe a lixa nas extremidades para remover as rebarbas e realize o acabamento. Em seguida, aplique o tecido, a tinta ou o que preferir para a cobertura do material. Após a secagem, prenda um tubo ao outro com a fita dupla-face.

Para garantir que os tubos fiquem presos uns aos outros, passe o elástico em volta deles, garantindo que não se soltem com o decorrer do tempo. Posicione os tubos em qualquer espaço da sua casa, e pronto: eles vão manter seus sapatos organizados. Veja o passo a passo no vídeo a seguir:

4 – Sapateira de pallets

Essa opção é excelente para ambientes sem muito espaço disponível e contribui para uma localização mais rápida dos seus sapatos. Veja agora como fazer uma sapateira de pallets e otimizar sua organização. Os materiais que você vai precisar são:

  • pallet;
  • lixa fina (grão 150);
  • lixa grossa (grão 60);
  • verniz ou tinta para madeira.

Para começar a montar sua sapateira, comece utilizando a lixa grossa para remover sujeiras e as imperfeições de sua pallet. Em seguida, faça o mesmo procedimento com a lixa fina para o acabamento. Para aumentar a durabilidade da madeira, faça o envernizamento e deixe secar.

Você também pode pendurá-la na parede, fixando-a com pregos, facilitando a circulação do ambiente, ou outro local de sua preferência. Pronto! Os sapatos ficarão sempre organizados e fáceis de encontrar.

Encontre o imóvel perfeito com o ZAP Imóveis

Agora que você já aprendeu como fazer uma sapateira em casa, que tal confeccionar a sua? Continue acompanhando nossos conteúdos para ver mais dicas. Se você está pensando em alugar ou comprar um imóvel, o site do ZAP imóveis é o lugar ideal para encontrá-lo. Temos diversos imóveis que atendem a sua necessidade. Acesse já!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas