Zap Móveis

Como organizar a geladeira?

como organizar geladeira
Spread the love

Você sabia que aprender como organizar a geladeira pode trazer vários benefícios para a sua saúde, o seu bolso e o seu dia a dia? 

Isso mesmo, uma geladeira bem organizada ajuda a manter os alimentos frescos, evita o desperdício e facilita o acesso aos itens necessários. Além disso, também deixa a sua cozinha mais bonita e harmoniosa.

Mas afinal, como organizar a geladeira de casa? Vamos aprender?

A importância de saber como organizar a geladeira

A organização da geladeira tem a ver com a qualidade dos alimentos que você consome, a economia que você faz e a praticidade que você ganha. 

Veja a importância de manter sua geladeira organizada:

  • Evitar o desperdício: quando você não sabe organizar, corre o risco de esquecer ou não ver os alimentos que estão guardados, e acabar jogando fora produtos que ainda poderiam ser consumidos. 
  • Manter os alimentos frescos: cada alimento tem uma temperatura ideal para ser armazenado e conservado. Se você colocar os alimentos nos lugares errados da geladeira, eles podem estragar mais rápido, perder nutrientes e sabor, ou até mesmo contaminar outros alimentos.
  • Facilitar o acesso aos itens necessários: ao organizar a geladeira, você consegue encontrar facilmente o que precisa, sem perder tempo procurando ou tirando tudo do lugar. Isso torna o seu dia a dia mais prático e ágil, especialmente na hora de preparar as refeições ou de fazer a lista de compras. 

Leia também: Por que posicionar bem móveis de cozinha e eletrodomésticos?

Mas afinal, como organizar geladeira?

como organizar a geladeira em potes

Como você viu, é importante saber como organizar a geladeira por diversos motivos. Mas como otimizar espaço na geladeira? 

Existem algumas dicas e truques que podem te ajudar a organizar a geladeira de forma eficiente e funcional. 

1. Separar os alimentos

Você já reparou que algumas geladeiras trazem compartimentos que identificam os tipos de alimentos indicados para cada um?

A gaveta na parte inferior, por exemplo, costuma ser direcionada para legumes, frutas ou verduras. Na porta, há maior altura entre os compartimentos, o que indica um espaço mais adequado para as garrafas. 

Separar os alimentos considerando essas divisões e suas categorias facilita sua distribuição no espaço, bem como a identificação dos produtos e a higiene dos alimentos.

2. Utilizar recipientes transparentes

Uma dica muito útil de como organizar a geladeira com potes é utilizar recipientes transparentes, de preferência de vidro, para guardar os alimentos. 

Isso vai permitir que você veja o que tem dentro de cada pote, sem precisar abrir ou mexer. Além disso, os recipientes de vidro são mais higiênicos, duráveis, ecológicos e não deixam cheiro.

Estava pensando em como otimizar espaço na geladeira? O uso de potes e recipientes é uma ótima maneira.

3. Manter a geladeira limpa regularmente

Outra dica essencial na organização é manter a geladeira limpa regularmente. 

É importante ter em mente que o acúmulo de sujeira, bactérias e odores podem prejudicar a qualidade dos alimentos e a sua saúde. 

E como manter a geladeira limpa e organizada? 

Limpe-a pelo menos uma vez por mês, retirando todos os alimentos e limpando as prateleiras, as gavetas e as portas com um pano úmido e um produto específico para geladeira. 

4. Organizar por espaços

Por fim, separamos uma dica imprescindível para quem deseja aprender como organizar geladeira pequena: organizar os alimentos por espaços.

Você separa os produtos de acordo com a temperatura e a frequência de uso de cada parte da geladeira? 

Se não, saiba que cada zona da geladeira tem uma função. Vamos aprender mais sobre isso agora!

Como organizar a geladeira para cada espaço?

como organizar geladeira pequena

A geladeira é dividida em cinco zonas principais: zona superior, zona intermediária, zona inferior, gavetas e portas. 

Ao saber como distribuir os alimentos em cada uma delas, você consegue manter a geladeira organizada e os alimentos frescos. 

O que colocar na primeira prateleira da geladeira? E nas portas e gavetas?

Veja como organizar a geladeira para cada espaço:

Zona Superior

A zona superior é a parte mais alta da geladeira e também a mais fria. 

É nela que você deve guardar os alimentos que precisam de mais refrigeração, como carnes cruas, peixes, frutos do mar, frios, laticínios, ovos e alimentos prontos ou abertos. 

Use recipientes fechados e etiquetados para guardar esses alimentos. Pode seguir a nossa dica sobre como organizar a geladeira com potes e recipientes transparentes, inclusive.

Zona Intermediária

A zona intermediária é a parte do meio da geladeira, e também a mais estável. 

Organize nela os alimentos que precisam de menos refrigeração, como enlatados, refrigerantes, queijos, iogurtes, manteiga e geleias. 

Zona Inferior

A zona inferior é a parte mais baixa da geladeira, e também a mais quente. 

Por isso, utilize o espaço para guardar os alimentos que não precisam de refrigeração, mas que podem se beneficiar de um ambiente fresco e escuro, como batatas, cebolas, alhos, raízes e tubérculos. 

Nossa dica é usar cestos ou caixas para guardar esses alimentos, e evitar o contato com os alimentos da zona intermediária, para não acelerar o amadurecimento deles. 

Gavetas

Alguns modelos de geladeira possuem, além da prateleira na zona inferior, também as gavetas.

Elas são as partes mais úmidas e mais versáteis da geladeira. 

É comum guardar nelas os alimentos que precisam de umidade para se conservar, como folhas, ervas, cogumelos e brotos. Use sacos plásticos furados ou papel toalha para guardá-los e mantê-los sempre secos. 

Frutas e legumes também podem ser armazenados ali. 

No entanto, escolha um ou outro para colocar na gaveta ou use sacos plásticos para isolar as frutas. Alguns vegetais e frutas emitem uma substância (gás etileno) que acelera o processo de amadurecimento. 

Portas

Por fim, temos as portas, a parte mais instável devido à constante mudança de temperatura.

Nela, você guarda os alimentos que não precisam de muito frio, mas que precisam de praticidade, como bebidas, molhos, condimentos, conservas e remédios. 

Encontre seu imóvel para alugar com o ZAP Imóveis

Está em busca de um apartamento ou casa para alugar que já vem com geladeira e outros eletrodomésticos? 

No ZAP Imóveis, você encontra as melhores ofertas de imóveis para alugar em todo o Brasil, com opções para todos os gostos e bolsos. 

Você pode utilizar, inclusive, um filtro para buscar somente imóveis mobiliados. Ótimo, não?

Não perca tempo e acesse já o ZAP Imóveis para encontrar o seu imóvel ideal.

Perguntas frequentes sobre como organizar geladeira

Para finalizar, vamos responder algumas perguntas frequentes sobre como organizar geladeira. Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, confira as respostas a seguir:

Qual a temperatura recomendada para a geladeira?

A temperatura recomendada para a geladeira é entre 1°C e 5°C, dependendo do modelo e da marca da sua geladeira. 

Como posso evitar o desperdício de alimentos na geladeira?

Para evitar o desperdício, planeje bem as suas compras, verifique a data de validade dos produtos, armazene os alimentos corretamente, aproveite as sobras para fazer novas receitas e doe alimentos em boas condições que não serão consumidos.

Posso armazenar frutas e vegetais juntos na mesma gaveta?

Não, você não deve armazenar frutas e vegetais juntos na mesma gaveta, pois eles podem interferir no amadurecimento e na conservação uns dos outros. 

Leia também:

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas