Zap Móveis

Bicicletário para condomínio: quais são os tipos e como instalar

bicicletário para condomínio
Spread the love

Em grandes cidades, as bicicletas se tornaram uma opção de transporte sustentável, saudável e prática: evita o trânsito, não polui e é uma boa forma de se praticar exercício. Porém, onde guardá-las? A partir daí, surge o bicicletário para condomínio.

Ele é o local ideal, porque ocupa pouco espaço e é seguro. Os condomínios mais novos já possuem um local reservado para as bicicletas, o que facilita a vida dos condôminos e do síndico. O mesmo não acontece com construções mais antigas. Por isso, veja como instalar um seguindo a legislação no ZAP Imóveis.

O que é bicicletário?

Um bicicletário é aquele espaço reservado nos condomínios somente para a colocação de bicicletas, mas não de motocicletas ou outros veículos. Não há uma legislação federal que regule a instalação destes espaços – esta é uma atribuição dos municípios.

Assim, vale ver como a cidade regulamenta a construção do bicicletário. Um exemplo disso é o decreto n.º 53.942 da Prefeitura de São Paulo, que dá as medições: os mínimos de 75 cm entre as bicicletas; 1,80 m de comprimento e 2 m de pé-direito (a altura da parede).

As leis também devem determinar o percentual de vagas destinadas para as bicicletas. Em São Paulo, até 10% das vagas devem ser reservadas para elas. O acesso deve ser fácil e precisa estar próximo a ruas e calçadas, para evitar problemas de tráfego dentro do estacionamento do condomínio.

Quando o bicicletário não é necessário?

A lei também prevê casos em que o bicicletário para condomínio não é obrigatório. Um deles ocorre quando não há estacionamento para carros ou quando o condomínio está em um local que não tem área com acesso a um estacionamento.

Outro caso acontece quando o condomínio está circundado por vias em que o tráfego de bicicletas é proibido. De qualquer forma, se for desejo dos moradores, um espaço para as bikes pode ser construído.

Como instalar um bicicletário?

Como toda obra, o bicicletário para condomínio depende da aprovação dos moradores em uma assembleia. Depois disso, verificam-se os locais mais adequados para a instalação e a necessidade de se fazer obras de adequação ao espaço.

Após bater o martelo, os responsáveis pelo condomínio devem fazer uma seleção das empresas que vão construir o bicicletário e encontrar os equipamentos necessários para a instalação. Dependendo do tipo de bicicletário, que vamos ver adiante, os próprios condôminos podem instalá-lo.

Tipos de bicicletário

bicicletário para condomínio

Existem vários tipos de bicicletário, o que ajuda muito na hora de escolher qual deles é o ideal para seu condomínio. Há casos em que não existe a necessidade de alterar a planta, que são os mais fáceis de conduzir. Porém, em algumas ocasiões, modificações precisam ser feitas.

O modelo de bicicletário para condomínio deve ser escolhido de acordo com o espaço disponível. As legislações municipais que regulam a instalação determinam, por exemplo, a altura máxima (caso as bikes fiquem suspensas), a distância entre elas e o comprimento das vagas, caso elas fiquem no chão.

Suspenso

O bicicletário suspenso, também conhecido como “de ganchos”, traz ganchos presos no alto (em uma trave ou no teto) que mantêm as bicicletas em segurança. A vantagem é o espaço reduzido, bom para áreas pequenas. Contudo, para crianças ou idosos, pode ser mais difícil colocá-la ou retirá-la.

Há modelos de ganchos que permitem pendurar a bike pelo quadro, e outros, pela roda. Esse tipo de bicicletário para condomínio é um dos mais fáceis e baratos de implementar. Porém, a desvantagem é que a bicicleta não fica trancada no gancho, então pode ser retirada indevidamente.

Chão

O bicicletário de chão, ou de encaixe, consiste em uma estrutura de suporte em que você prende a bicicleta. O acesso é fácil para todos, até para crianças e idosos. Embora não seja custosa, a instalação ocupa mais espaço no condomínio.

Parede

O bicicletário de parede é uma mistura entre o tipo suspenso e o de chão: uma estrutura é instalada na parede para prender as bicicletas. Não é necessária uma trave ou uma parede para pendurá-las e é possível travá-las. Ele ocupa pouco espaço, mas idosos e crianças terão dificuldades para colocar ou tirar as bikes do lugar.

U invertido

O bicicletário U invertido é composto por uma estrutura de ferro presa ao chão, em que são soldados semicírculos (o “U” invertido). Embora ocupe mais espaço no condomínio, ele é considerado o tipo mais seguro, devido à facilidade de se prender a bicicleta e à segurança oferecida.

Porém, antes de instalar este bicicletário para condomínio, pense em fazer uma estrutura forte, com boa fixação ao chão, para prender a bicicleta por meio de correntes e cadeados.

Procura um apartamento para morar onde possa guardar a bicicleta? O ZAP Imóveis tem!

O bicicletário para condomínio está se tornando cada vez mais popular, e você pode encontrar o local ideal para morar com a ajuda do ZAP Imóveis! Com os filtros de busca, dá para encontrar condomínios em ótimos locais e com bicicletário. Acesse e confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas