Zap Móveis

Dicas baratas para decorar o banheiro da casa nova

Spread the love

Cada ambiente tem a sua importância no projeto de decoração da casa, inclusive um dos menores espaços do imóvel e que resulta em uma curta permanência merece atenção especial. O banheiro pode ser bonito e elegante mesmo tendo um espaço reduzido. São muitas as opções na decoração que podem fazer do ambiente único. E o melhor: é possível decorar o banheiro gastando pouco, respeitando o orçamento disponível para o projeto, mas passando a imagem de limpeza e também de relaxamento. Para isso, um bom projeto contempla o conforto ambiental sem exageros, com um conceito bem definido para determinar o estilo da decoração, a linha de objetos e os revestimentos a serem usados. Confira dicas baratas para decorar o banheiro na casa nova.

Revestimentos

É preciso levar em consideração que o banheiro é um ambiente úmido e necessita alguns cuidados especiais, mas, ainda assim, existem muitas possibilidades disponíveis. “No quesito revestimentos de parede, não é primordial que todas as paredes tenham um mesmo revestimento ou até mesmo que sejam do tipo cerâmico, pastilha ou porcelanato. É possível que um projeto tenha revestimento lavável apenas no box e as demais paredes podem receber tinta lavável”, explica o arquiteto José Luiz Sobral, sócio do escritório Calazans e Sobral Arquitetura. Ela ainda sugere que papeis de parede e adesivos podem ser usados para mudar o ambiente, inclusive com o custo baixo, porém são revestimentos mais indicados para lavabos por conta do vapor do chuveiro e da pouca resistência do material.

decorar o banheiro

Decoração de banheiro (Foto: Shutterstook)

Reciclagem

Armários são sempre bem-vindos, mas nem sempre eles cabem no orçamento. E nem por isso é sinal que a decoração do banheiro não vai ficar bonita. Existem várias maneiras de armazenar os objetos gastando pouco e mantendo a beleza do ambiente. “Os banheiros possuem vocação para armazenar remédios e produtos de higiene e isso pode ser feito em pequenos armários fechados, mas também em caixas para garantir a segurança ou expostos em nichos ou prateleiras. Uso de potes, frascos de vidro, latas ou cestos reutilizados, mas bem apresentados, é de bom gosto e sustentável”, explica o arquiteto Felipe Silveira, do escritório Mucam Arquitetura.

José Luiz Sobral também é a favor da reciclagem como uma forma de dar um toque especial economizando. “Somos partidários da reciclagem e achamos que reutilizar potes de vidro ou latas de leite, por exemplo, para cotonetes, algodão, entre outros, são bons , mas depois de passarem por uma customização, como pintar ou envolver em fitas, barbantes, tecidos ou até onde for a imaginação”, complementa.

Armazenamento

Ainda no quesito decoração, muitos elementos podem ser usados no ambiente e garantir um resultado que deixe o espaço com o perfil dos donos e também sem extrapolar o orçamento. Alguns objetos, inclusive, podem ganhar funções especiais no banheiro. “É possível usar cestinhos que podem ser de palha, vime ou outros materiais para colocar pequenas toalhas para o uso individual ou cestos maiores no piso para roupas a serem lavadas. Para refletir o estilo de cada projeto, pode-se optar por objetos que chamamos de apoio que sejam da mesma linha, mesmo material e acabamento, como porta-sabonete, porta-toalhas, porta-papel e bandeja. Além disso, é possível utilizar diversos sachês e aromatizantes pois o cheiro, as cores e a luz provocam bem-estar”, pontua José Luiz Sobral.

Invista em espelhos na hora de decorar o banheiro

O espelho é basicamente um elemento essencial na decoração de todo banheiro. E o melhor é que existem várias opções e de todos os preços, sempre tendo um que ressalte a decoração do espaço e que caiba no bolso do proprietário. “Eles podem ser fixos em molduras, em móveis ou diretamente na parede. Podem ser suspensos ou apoiados diretamente no piso. Os espelhos contam com custos que variam de acordo com o acabamento e dimensão e podem ser adquiridos prontos ou feitos sob medida, por isso atendem a qualquer orçamento. E mesmo os mais simples já têm grande utilidade”, ressalta o arquiteto Felipe Silveira.

Espelhos podem trazer elegância

Espelhos podem trazer elegância e sofisticação para o seu banheiro (Foto:Shutterstock)

Decorar o banheiro com plantas

Outro objeto de decoração que garante um charme maior ao ambiente sem um custo elevado é a vegetação. “O uso de plantas neste ambiente, que normalmente possui ventilação e iluminação naturais, é fácil e de grande proveito. Existem espécies de pequeno e médio porte, tipos diversos de fixação, e uma grande variedade de cores e formas. Elas trazem charme e alegria, gostam de claridade, vento e umidade disponíveis”, afirma Felipe Silveira. “Algumas flores e folhas ainda possuem aromas leves e marcantes que agregam personalidade e são fatores complementares interessantes”, acrescenta. Para José Luiz Sobral, plantas que se adaptam bem ao ambiente de banheiro são os cactos e suculentas em pequenos potes em nichos ou prateleiras.

Plantas são ótimas aliadas na sua decoração

Plantas são ótimas aliadas na sua decoração. (Foto: Shutterstock)

+ Já pensou em decorar o banheiro em uma casa nova?

 

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas