Zap Móveis

Entenda as vantagens de usar persiana na decoração

Spread the love

As persianas dão elegância, praticidade à decoração de janelas residências e comerciais. Além disso, elas acumulam menos poeira em relação às cortinas de tecido e também são mais fáceis de limpar.  Este artigo decorativo é usado também para barrar a luz direta do sol, mas sem deixar o ambiente totalmente escuro.

Persianas

Neste projeto, foram colocadas persianas em um espaço grande, garantindo uma iluminação indireta para a área com plantas e brinquedos (Fotos: Shutterstock)

 

+ Veja dicas para escolher uma bela cortina para a sua casa

+ Renove o visual do banheiro com uma cortina inusitada

O controle de persianas geralmente é manual, mas alguns modelos motorizados estão disponíveis no mercado e têm até controle remoto. Independentemente do modelo, a persiana ajuda, além de evitar que a luz natural entre em excesso, a controlar a entrada de calor no local.

Móveis, tapetes e plantas que precisam de menos luz direta dentro de um cômodo podem ter com a persiana uma proteção contra raios solares e o consequente desgaste.

 

Persiana na cozinha

Persianas também podem ser instaladas nas cozinhas; Existem modelos em diversas cores para serem combinados com o restante da decoração

As cores, os formatos e os materiais disponíveis no mercado oferecem ao consumidor um leque e tanto na hora de escolher qual modelo comprar. Alguns são feitos de alumínios, de PVC, de madeira ou mesmo de bambu. As linhas podem ser horizontais (geralmente com as lâminas de alumínio ou algum material mais resistente) ou verticais (de tecidos ou mesmo PVC).

Cada modelo de material é usado para deixar uma determinada quantidade de luz entrar mais uniforme e a sua composição no ambiente depende do gosto de quem adquire.

Persiana no quarto

Esta persiana vertical no tom  terra tem lâminas largas e abrange toda altura entre o teto e o chão, deixando o quarto elegante e acolhedor

Verticais
São boas para qualquer local: residenciais e comerciais. Além dos modelos já citados, o mercado apresenta também alguns de poliéster, de juta e até mesmo de fibra de vidro anti-chamas.

Horizontais
Mais residenciais, as mais indicadas são as feitas com lâminas de alumínio (25 mm x 16 mm de largura e espessura de 0,018mm e 0,021 mm). A maioria dos modelos são monocromáticas com cadarços e cordas feitos em poliéster.

Apresentam controle de luminosidade através de bastões cilíndricos de em acrílico transparente – aqueles que descem do lado e que muitas pessoas (como este que escreve aqui) acabam se atrapalhando na hora de tentar abrir.

 

Persiana para banheiro

Persianas são uma ótima opção para janelas do banheiro, pois garantem a privacidade, além de a limpeza ser simples

Manutenção
Antes de recolher as lâminas procure abrir totalmente sua persiana, para evitar maiores desgastes. O aspirador de pó é o mais indicado para fazer a limpeza periódica (nunca use aparelhos vaporizadores). Um espanador também faz o serviço direito.

Limpe também sempre na direção das lâminas e, em caso de dúvidas (ou medo de estragar as suas persianas) contrate empresas especializadas para o serviço.

Persiana

Recomenda-se abrir totalmente a persiana antes de recolhê-la

 

+ Veja o que é fundamental para montar uma sala de estar perfeita

+ Cortinas, sofás e tapetes necessitam de limpeza duas vezes por ano

+ Veja como utilizar o tablado para criar ambientes diferentes em casa

+ Veja ideias de como esconder a TV na decoração

+ Decoração de apartamento pequeno: veja como solucionar a falta de espaço

+ Mobiliar a casa nova exige planejamento e pesquisa

+ Antiga igreja dá lugar a casa de luxo com projeto minimalista na Holanda

+ Acerte na compra do material de construção

+ Acabamentos de parede diferenciados dão personalidade aos ambientes

+ Inspire-se na decoração de 9 salas de estar de celebridades

+ Entenda como é feita a instalação do piso

+ Confira um guia de como usar rosa na decoração de casa

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas