Zap Móveis

Saiba como aproveitar cantos e vãos da cozinha para manter a organização

Spread the love
Na falta de espaço, vãos de escadas podem ser aproveitados para manter a organização da cozinha (Fotos: Divulgação)

Muitos prédios novos oferecem cozinhas pequenas, fato que muitas vezes se traduz como uma frustração para os moradores que gostam de preparar receitas neste ambiente da casa. No entanto, há uma saída para driblar a falta de espaço neste cômodo.

Veja outros móveis inteligentes que se transformam para economizar espaço na casa

 

Compartimentos escondidos servem como esconderijos para itens que são fundamentais na cozinha.

Veja alguns itens para ajudar na organização da sua casa

Espaços vazios podem ser reaproveitados e alguns móveis conseguem realizar “truques” que otimizam o espaço nesta área da casa e também evitam que haja bagunça.

Gavetas abertas ajudam a manter a boa visualização dos mantimentos, além de evitarem que eles fiquem empilhados

“O problema da falta de espaço pode ser resolvido com uma boa marcenaria”, diz a especialista em organização Ingrid Lisboa. Cada canto da cozinha deve ser aproveitado, mas com a preocupação de sempre harmonizar a decoração.

Armários – Portas de armários podem esconder o que há lá dentro, mas sem a necessidade de empilhar todas as panelas ou mantimentos.

Com gavetas abertas, os armários comportam dentro deles todos os utensílios de maneira organizada. Portanto, mesmo que a porta seja aberta na frente da visita, não causará espanto com a bagunça de um item sobre o outro.

Na porta de armários, é possível colocar um suporte para prender utensílios como medidores de alimentos
Gavetas na diagonal e em armários para acomodar panelas auxiliam no aproveitamento de espaço

As portas dos armários também se mostram como ótima opção para estocar alguns itens. Medidores de alimentos, por exemplo, podem ficar pendurados do lado de dentro, sempre de forma organizada.

“O ideal é que a despensa fique em uma posição entre os olhos e a cintura, para que os mantimentos possam ser visualizados sem dificuldade”, afirma Ingrid.

A especialista explica que quando os alimentos são armazenados em armários baixos, as chances de desperdício aumentam.

“Se os mantimentos estiverem em locais onde é preciso agachar para pegá-los, é possível que eles estraguem, pois é comum que as pessoas peguem o alimento que estiver mais à frente”, garante a profissional.

Mesa retrátil pode ser recolhida quando estiver fora de uso

Para guardar utensílios que são poucos usados no dia-a-dia, Ingrid recomenda que se crie categorias. “Itens que são utilizados no inverno, como panela de fondue e raclete, podem ser guardados no mesmo lugar”, sugere.

Escada – Se o imóvel tiver uma cozinha agregada com a sala, passando por baixo de uma escada, este vão também pode ser aproveitado. “O espaço não precisa ficar morto”, lembra Ingrid.

Pia otimiza espaço e serve também como tábua para corte e escorredor

Mesa – Mesas retráteis ajuda na circulação da cozinha, já que quando não estão sendo usadas podem ser recolhidas.

Artigos de limpeza – De acordo com a especialista em organização, não é aconselhável colocar alimentos e produtos de limpeza no mesmo armário. Portanto, um armário onde caibam a vassoura, rodo e outros itens já organizam a cozinha e protege os mantimentos.

Porta do armário também pode ser utilizada para armazenamento; produtos de limpeza podem ter um compartimento especial acoplado em um armário
 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas