Zap Móveis

Como escolher lâmpadas? Saiba quais os melhores tipos!

como escolher lampadas
Spread the love

Saber como escolher lâmpadas para o imóvel se tornou tarefa sofisticada à medida que a oferta de opções e de luminárias cresceu. Essa decisão deve ser tomada a partir de três pontos: o bem-estar, a preocupação com o ambiente e a economia de energia.

Pensando na necessidade de um projeto de iluminação flexível que possa passar de prático ao romântico, o ideal é começar a pesquisar por lâmpadas, separando-as por cômodos e funções. Por exemplo: pode-se começar pelas luzes de cabeceira, que decoram e servem para leitura e orientação ao levantar durante a noite.

Como fazer uma escolha certeira?

Para saber como escolher a lâmpada certa para cada ambiente, procure separá-las em duas funções: a de luz de cabeceira e a de luz de teto. Dessa forma, o direcionamento da busca será mais certeiro, já que você escolherá lâmpadas as quais estejam de acordo com a necessidade de cada ambiente.

Luz de cabeceira

A luz de cabeceira, por exemplo, consiste em uma lâmpada eletrônica miniespiral T2 com temperatura de cor de 2700K (similar à cor das incandescentes). Ela oferece aquela sensação de conforto, ideal para ler um livro durante à noite ou deixar o ambiente mais aconchegante. 

Luz de teto

As lâmpadas em formato parabólico PAR 20 halógenas ou de LED de 7 watts são as melhores sugestões. As halógenas oferecem opção dimerizável para controlar a quantidade de luz. Quando o teto tem nichos, é possível criar um efeito relaxante de cortina de luz ao instalar o sistema modular LED Tetra AL10.

Quais são os principais tipos de lâmpadas?

como escolher lampadas

Que as lâmpadas são elementos básicos de todos os cômodos, você já sabe. Todavia, quais são os principais tipos de lâmpadas disponíveis no mercado? Nós, do ZAP Imóveis, explicamos! 

Lâmpada incandescente

A lâmpada incandescente é o tipo mais comum. Se você está aprendendo a escolher lâmpadas e não sabe por qual começar os seus estudos, essa é a opção ideal. Isso porque ela se encaixa não só com diferentes cômodos, como também é usada constantemente para iluminar a parte interior de geladeiras e fogões.

A luz desse tipo de lâmpada é amarelada, mas também está disponível em diferentes opções de cores. Entretanto, apesar de ser bastante popular, a lâmpada incandescente não é muito econômica, já que ela consome bastante energia e produz pouca luminosidade. A sua vida útil é de, aproximadamente, 1.000h. 

Lâmpada fluorescente

Quem está em dúvida de qual lâmpada comprar, vale conhecer a lâmpada fluorescente. Ela é uma das melhores opções, ainda mais se comparada com a lâmpada incandescente, já que a fluorescente é 80% mais econômica. Além disso, ela tem uma vida útil mais elevada, alcançando 10.000h. 

Em relação às cores, você a encontra com mais facilidade nas cores branca ou azul, porém há mais opções disponíveis no mercado. O formato também é um diferencial, visto que ela é comercializada em modelos tubulares, compacta não integrada e compacta eletrônica. Ela é mais comum de ser usada em cômodos amplos. 

Lâmpada halógena

Se você busca entender qual é o tipo de lâmpada mais econômica, a lâmpada halógena é a solução mais recomendada. Ela reduz o consumo de energia em até 40%, além de ser mais potente do que os tipos anteriores. Em contrapartida, a vida útil é mais baixa, alcançando 2.000h.

Os modelos mais comuns de lâmpadas halógenas são o palito e a dicroica. Vale se atentar: esse tipo esquenta levemente o ambiente. Ele é usado para decoração e para destacar áreas específicas ou objetivos. 

LED

A lâmpada LED é a melhor disponível no mercado. Além da versatilidade de aplicações, ela tem um excelente custo-benefício. Para se ter uma ideia, ela consegue ser ainda mais econômica do que a halógena, reduzindo o consumo de energia em até 90%. 

A vida útil também é um destaque das lâmpadas LED, já que elas alcançam até 15.000 horas de usabilidade. Você as encontra em diferentes opções de cores e formatos. Elas são produzidas no formato comum, como também em mangueiras ou spots

Blog do ZAP Imóveis: encontre o imóvel dos seus sonhos!

O ZAP Imóveis fez com que você entendesse como escolher a lâmpada certa? Esperamos que sim! Visite o nosso blog e encontre outros artigos com dicas exclusivas para o bom funcionamento ou para a reforma da sua casa. 

Já se estiver procurando pelo imóvel dos seus sonhos, o ZAP disponibiliza filtros especiais para que você encontre uma casa ou um apartamento à venda ou para aluguel. Você pode filtrar os resultados a partir da faixa de preço, do metro quadrado, da área de lazer e pelo número de quartos, banheiros e vagas de garagem. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas