Zap Móveis

Como usar os painéis ripados na decoração

Painéis ripados na decoração - foto: Sidney Doll
Spread the love

Para quem gosta de um projeto com diferentes texturas e de encaixar um elemento capaz de ser o ponto alto na decoração de um ambiente, os painéis ripados vão agradar em cheio para quem busca um maior charme. Eles se encaixam em qualquer ambiente do imóvel, são fáceis de combinar com o restante da decoração e mostram uma grande versatilidade no tipo de uso. Além disso, são funcionais para esconder qualquer defeito no ambiente. Apesar de não serem baratos, não é preciso abrir mão de incorporar o ripado no projeto, já que é possível adaptá-lo para caber em qualquer bolso.

Leia também

+ Livros em casa devem ser acessíveis para estimular a leitura

+ Saiba como comprar e aplicar papel de parede sem erro

+ Cortinas, sofás e tapetes necessitam de limpeza duas vezes por ano

Os painéis ripados podem ser usados em qualquer ambiente da casa e de diversas formas. “Como painel de TV, fechamento de painel que esconde portas, cabeceira de cama, para embutir portas e até mesmo na cozinha como divisória, por exemplo, se quiser fazer algum detalhe na entrada do ambiente quando ela é toda integrada. Também fica bonito no banheiro ou lavabo”, enumera a arquiteta Marina Salomão, à frente do Studio Mac.

O painel ripado pode conferir elegância ao projeto ao ser usado em uma parede toda do ambiente – Foto: Sidney Doll

Elemento com características fortes, os painéis ripados são chiques, modernos e fáceis de acertar na decoração do ambiente. “Se você usa um painel ripado com uma madeira mais escura, você pode usar cores mais claras para compor. Mas se você faz uma parede inteira de painel ripado, é legal usar móveis mais lisos, com cores mais neutras. E se toda a parede for de painel ripado cinza, por exemplo, pode trabalhar com outras tonalidades, então ele não briga com a decoração”, ressalta.

Orçamento para os painéis ripados

Porém, é preciso analisar no projeto a disponibilidade financeira para analisar como incorporar os painéis ripados no projeto porque eles são um elemento mais caro na decoração. “Ele tem que ser feito um fundo e mais as madeiras cortadas, então é uma peça que acaba ficando um pouco mais cara”, pontua a arquiteta. 

Elemento pode garantir um maior charme ao ser instalado como cabeceira de cama – Foto: Sidney Doll

Ainda assim, é possível ter um painel ripado na decoração encaixando o elemento ao orçamento disponível. “Dá para usar de várias formas. Por exemplo, se você quer muito um painel ripado na sua casa, você faz um trabalho em um painel de TV bem liso, e só em um canto você coloca um detalhe ripado. Desta forma o projeto vai ter o painel ripado, mas sem usar na parede ou ambiente todo. É possível fazer essa composição para que ele fique mais barato”, afirma Marina Salomão.

Leia mais

+ Veja os tipos ideais de plantas para banheiro e dê vida ao ambiente

+ Saiba como fazer corretamente a limpeza de tapetes

+ Backsplash na cozinha: beleza e funcionalidade para o ambiente

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas