Zap Móveis

Aprenda 7 dicas de como tirar o cheiro ruim da casa

Como tirar o cheiro ruim da casa
Spread the love

Difícil quem não goste de um churrasco ou de uma fritura. Mas uma coisa é fato: o cheiro ruim da fumaça vai ficar na casa por longas horas. Com alguns truques, porém, é possível amenizar o odor e deixar o ambiente mais agradável. A personal organizer Margarete Bernal dá boas dicas para tirar o cheiro ruim da casa, seja qual for o motivo. 

Leia também

+ Como evitar o mofo: não deixe ele se instalar no seu guarda-roupa

+ Lavar cortina: como fazer a higienização correta

1 – Cheiro de frituras

Em uma panela grande e aberta no fogo baixo, com dois litros de água, acrescente um punhado de cravos e alguns paus de canela. Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela destampada. “Enquanto isso, abra todas as janelas para facilitar a saída do cheiro ruim de fritura da casa. O mesmo pode ser feito com cascas de limão e laranja”, diz Margarete.

2 – Fumaça de churrasco

Vinagre e mação são a combinação ideal para tirar o cheiro de fumaça do churrasco

Depois que o churrasco acabar, ferva um pouco de vinagre de maçã e deixe o aroma se espalhar pela casa.  Pode também diluir duas xícaras de vinagre de álcool em um balde de água, mergulhar um pano limpo na solução e esfregar nas superfícies que estão com o cheiro ruim, incluindo paredes, teto e chão. 

3 – Cheiro de animais

Mantenha também uma rotina de limpeza nos ambientes em que o animal está. “Se os odores persistirem, sugiro uma mistura concentrada de vinagre de álcool e bicarbonato de sódio num pequeno borrifador para limpar e tirar os odores, sem risco para os animais domésticos”, explica a personal organizer dando outra dica de como tirar o cheiro ruim de casa. 

4– Cheiro ruim na geladeira 

Após higienizar a geladeira com vinagre de maçã diluído em água, coloque uma xícara de café em pó ou em grão dentro do refrigerador e troque a cada quinze dias. Um pedaço de carvão vegetal depois de fazer a limpeza completa também vai eliminar totalmente o mau cheiro (troque uma vez por mês).

5 – Cheiro ruim no micro-ondas

Leve ao micro-ondas uma vasilha com água, o suco de um limão, uma colher de sopa de vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato, em potência alta por 5 minutos. Cuidado para esfriar naturalmente antes de retirar a vasilha. Depois, passe um pano úmido no interior do aparelho e deixe a porta aberta até secar.

6 – Urina, fezes e lixo

Quando se mantém uma rotina de limpeza dos ambientes, recolhendo o lixo todos os dias, lavando as lixeiras toda semana, retirando as fezes e urinas dos animais com frequência, o mau cheiro não se instala, afirma Margarete. “Mantidos todos os cuidados, se o mau cheiro persistir, avalie a causa principal, e intensifique a limpeza, combatendo com desinfetantes e aromatizantes”. 

7 – Cheiro de banheiro usado

Bloqueadores de odores ajudam a impedir o mau cheiro no banheiro

Limpeza frequente e o uso de pastilhas ou sprays ajudam a amenizar os odores nos banheiros. Hoje há os chamados bloqueadores de odores, que devem ser utilizados borrifando a água do vaso sanitário antes que o odor do cocô comece a se espalhar pelo ambiente todo. Uma boa alternativa é deixar uma unidade dessas disponível no banheiro.

Leia mais

+ Aprenda a escolher banquetas para a cozinha americana

+ Conheça os modelos de coifas e veja qual é a ideal para a sua casa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas