Aprenda a escolher o melhor travesseiro para um sono tranquilo

Como escolher o travesseiro ideal, diante de uma enorme quantidade de modelos? Pesquisando muito, diz a arquiteta Amanda Ramirez. “Só testando a pessoa vai saber qual traz mais conforto, o quanto ele é alto ou baixo. É igual ao colchão, precisa testar para descobrir qual é adequado para um melhor sono”, afirma a profissional.
A médica ortopedista Renata Fátima de Oliveira Siqueira, especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), intervencionista da dor e cirurgiã de ombro, explica que na hora de escolher o travesseiro, devem ser considerados o biotipo da pessoa (peso e altura) e a maneira como ela dorme.
Leia também
+ Bem-estar: óleos essenciais e incensos em casa ajudam na saúde
+ Jardim vertical: como fazer e em quais ambientes da casa
“O travesseiro ideal é aquele que consegue dar uma boa sustentação, acompanhando a curvatura natural da coluna, que não pressione a cabeça e que forneça apoio para que a musculatura do pescoço possa relaxar e permitir a reidratação dos discos intervertebrais durante o sono”, pontua a médica.

Segundo ela, se a pessoa dorme de barriga para cima, o travesseiro mais baixo é o adequado. Já para quem dorme de lado, um travesseiro mais alto consegue manter a cabeça reta em relação ao restante do corpo. E não importa se o travesseiro é firme, de espuma compacta, técnica Nasa ou macios como os e plumas de ganso, o importante é que encaixe bem na curvatura do corpo.
“O prazo médio para a troca do travesseiro é de dois anos, podendo variar conforme o modelo. Os mais macios vão ter uma vida útil menor”, destaca a ortopedista.
Não é indicado lavar o travesseiro, mesmo que o produto informe essa possibilidade, a não ser em último caso, como uma sujeira relevante que tenha impregnado. Use capa de proteção antes da fronha, assim a conservação é mais fácil. O melhor mesmo é não esquecer que ele não dura para sempre.
Melhor posição
Levando em conta a saúde, a melhor posição para dormir é de lado, com o travesseiro mantendo a coluna reta em relação ao restante do corpo, detalha Renata. De preferência, com um travesseiro entre as pernas ligeiramente fletidas.

“Eu recebo perguntas sobre travesseiros diariamente em meu consultório. E, além de todas essas orientações, eu costumo falar para os pacientes que achar o travesseiro ideal não é uma tarefa fácil. Eu mesma vou à loja, peço os modelos e me deito – na cama da loja mesmo – para experimentar. É engraçado, mas vale toda a cena inusitada quando dormimos de maneira confortável e segura”, finaliza a especialista.
Leia mais
+ Confira 9 opções de puffs para a sala e aprenda como usá-los em casa