Zap Móveis

Aprenda a escolher o melhor travesseiro para um sono tranquilo

Como escolher travesseiro
Spread the love

Como escolher o travesseiro ideal, diante de uma enorme quantidade de modelos? Pesquisando muito, diz a arquiteta Amanda Ramirez. “Só testando a pessoa vai saber qual traz mais conforto, o quanto ele é alto ou baixo. É igual ao colchão, precisa testar para descobrir qual é adequado para um melhor sono”, afirma a profissional. 

A médica ortopedista Renata Fátima de Oliveira Siqueira, especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), intervencionista da dor e cirurgiã de ombro, explica que na hora de escolher o travesseiro, devem ser considerados o biotipo da pessoa (peso e altura) e a maneira como ela dorme. 

Leia também

+ Bem-estar: óleos essenciais e incensos em casa ajudam na saúde

+ Jardim vertical: como fazer e em quais ambientes da casa

“O travesseiro ideal é aquele que consegue dar uma boa sustentação, acompanhando a curvatura natural da coluna, que não pressione a cabeça e que forneça apoio para que a musculatura do pescoço possa relaxar e permitir a reidratação dos discos intervertebrais durante o sono”, pontua a médica.

O travesseiro ideal é aquele que consegue dar uma boa sustentação, acompanhando a curvatura da natural coluna

Segundo ela, se a pessoa dorme de barriga para cima, o travesseiro mais baixo é o adequado. Já para quem dorme de lado, um travesseiro mais alto consegue manter a cabeça reta em relação ao restante do corpo. E não importa se o travesseiro é firme, de espuma compacta, técnica Nasa ou macios como os e plumas de ganso, o importante é que encaixe bem na curvatura do corpo. 

“O prazo médio para a troca do travesseiro é de dois anos, podendo variar conforme o modelo. Os mais macios vão ter uma vida útil menor”, destaca a ortopedista.  

Não é indicado lavar o travesseiro, mesmo que o produto informe essa possibilidade, a não ser em último caso, como uma sujeira relevante que tenha impregnado. Use capa de proteção antes da fronha, assim a conservação é mais fácil. O melhor mesmo é não esquecer que ele não dura para sempre. 

Melhor posição

Levando em conta a saúde, a melhor posição para dormir é de lado, com o travesseiro mantendo a coluna reta em relação ao restante do corpo, detalha Renata. De preferência, com um travesseiro entre as pernas ligeiramente fletidas.

A melhor posição para dormir é de lado mantendo a coluna reta

“Eu recebo perguntas sobre travesseiros diariamente em meu consultório. E, além de todas essas orientações, eu costumo falar para os pacientes que achar o travesseiro ideal não é uma tarefa fácil. Eu mesma vou à loja, peço os modelos e me deito – na cama da loja mesmo – para experimentar. É engraçado, mas vale toda a cena inusitada quando dormimos de maneira confortável e segura”, finaliza a especialista. 

Leia mais

+ Confira 9 opções de puffs para a sala e aprenda como usá-los em casa

+ 5 bairros entre os mais turísticos de Belém

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas