Zap Móveis

Parede torta é pepino na certa. Saiba como evitar esse problema

Spread the love
Parede torta pode significar um grande problema estrutural para sua casa (Fotos: Shutterstock)
Parede torta pode significar um grande problema estrutural para sua casa (Fotos: Shutterstock)

Parede torta é um pepino. A obra termina e as portas não fecham, o piso e o forro ficam recortados, os móveis não encaixam e olha que você gastou o dobro de material para revestir e tentar disfarçar o problema.

+ Saiba o que fazer com o entulho da obra do seu imóvel

+ Confira o manual da reforma perfeita

Quando o desvio é leve, até dá pra corrigir com argamassa ou gesso. Mas, se o desalinhamento for grande, a parede torta pode causar até problemas estruturais graves. Paredes bem tortas podem até cair.

Veja dicas para não ter esse problema na sua obra.

É importante saber que não dá pra construir a olho

Para garantir que as paredes fiquem alinhadas, o pedreiro deve usar linha, nível, prumo e esquadro. Contrate um bom pedreiro e garanta que ele usa essas ferramentas para bom alinhamento como: a “prumada-guia” (fio de náilon amarrado e esticado entre o primeiro e último tijolo das extremidades da fileira) ou uma régua marcada com a altura de cada fiada (chamada escantilhão).

Durante a construção, não se esqueça de pedir para ele verificar se sua parede está reta em três sentidos: vertical (checando o prumo), horizontal (verificando o nível), e ângulo no encontro de duas paredes (checando o esquadro), que geralmente deve ter 90 graus.

Peça para o pedreiro fazer as checagens de parede três vezes durante a obra e esteja com ele nesses momentos. Peça os testes de prumo, nível e esquadro quando for feito 1/3 da parede, quando o pedreiro já tiver construído 2/3 da parede e quando ela ficar pronta.

Verificar a obra muitas e muitas vezes é importante para evitar o pior
Verificar a obra muitas e muitas vezes é importante para evitar o pior

Prefira comprar tijolo ou bloco de qualidade

Blocos ou tijolos ruins costumam ser mais baratos, mas dão prejuízo porque a perda por quebra é grande. Eles dão menos segurança para sua obra e tem variações no tamanho entre as peças. Aí quando dá problema, haja argamassa para tentar corrigir as imperfeições.

Na hora de comprar, fique atento à procedência dos produtos e exija materiais que cumpram as normas de qualidade. Eles têm dimensões exatas.

Gaste um pouco mais para ter qualidade nos materiais
Gaste um pouco mais para ter qualidade nos materiais

Reboco não corrige a parede

Talvez você já tenha ouvido isso: “Eu acerto na massa”. O pedreiro coloca o tijolo, não utiliza nível, prumo, linha, nem esquadro e, no final, quando você percebe que a parede está torta e pede para ele corrigir, você ouve a solução incrível de que ele corrige a prede torta com reboco. Não admita isso em sua obra. O gasto de material é muito maior e o custo também.

Se esse revestimento ficar muito grosso ele pode soltar da parede e cair, ou ficar cheio de rachaduras. Só que isso só vai aparecer depois que a obra acabar.

A norma que regula e orienta a construção de parede determina que o ‘reboco’ tenha espessura entre 1 cm e 3 cm, no máximo. Mas na verdade estamos falando de três camadas de revestimento que vão depois do tijolo (chapisco, emboço e reboco) e que costumam ser chamadas só de reboco.

Considere isso: às vezes sai mais barato e seguro desfazer e fazer de novo do que acertar com “na massa”.

Não aceite gambiarras em sua parede
Não aceite gambiarras em sua parede

Porta e janela não fecham

Você estava achando que a janela que comprou é uma porcaria. Mas, na verdade, é a parede que está torta. Cuidado: o problema imediato da obra nem sempre é o problema real.

Além de atrapalhar a instalação e o funcionamento de portas e janelas, parede torta também dá pepino na pintura. O que pode parecer pintura mal feita, na verdade são as ondulações da parede.

Imagine se a porta não entrar? É mais custo e mais problemas para resolver
Imagine se a porta não entrar? É mais custo e mais problemas para resolver

Atenção na hora de fazer a vistoria: cheque as paredes

Você sabia que na hora de fazer piso, forro e pintura de imóvel com paredes tortas você pode gastar até 10% a mais com materiais e acabamentos?

Se a construtora entregou torto, ela é responsável. No caso de imóveis novos, comprados direto com as construtoras, os proprietários tem o direito de exigir que os locais imperfeitos sejam refeitos ou que a construtora se responsabilize pelos ajustes que forem necessários fazer no imóvel. Se a construtora se negar, você pode procurar o Procon e registrar a queixa.

Se o serviço foi feito por um pedreiro, é importante ter um contrato bem descrito para poder exigir os reparos ou fazer uma queixa nos órgãos de defesa do consumidor.

Cheque o andamento do serviço quantas vezes for necessário
Cheque o andamento do serviço quantas vezes for necessário

Está muito torto? Coragem. Mande a parede abaixo

A parede está muito torta? Tem rachaduras profundas? Estão caindo pedaços? O melhor é demolir a parede e construir outra nova. É uma decisão difícil, mas que às vezes precisa ser tomada.

Antes de demolir, se assegure de que ela pode ser derrubada (se for de alvenaria estrutural não pode!) e tenha certeza de que as rachaduras não têm relação com a fundação (que pode estar mal feita) e que os pedaços que estão soltando não são apenas porque a tinta foi mal aplicada.

Demolir pode ser um jeito de evitar mais problemas no futuro. Mas já que vai ter que refazer, aproveite estas dicas para você saber assumir o controle da sua obra e conferir se o pedreiro está trabalhando bem e se o material é de qualidade. Cuide de toda a obra, fazer as estruturas básicas é garantia de bom uso de seus materiais e acabamentos.

Você viu muitos problemas e que a parede está realmente torta. Neste caso, derrube a parede
Você viu muitos problemas e que a parede está realmente torta. Neste caso, derrube a parede

Veja também:

+ Fuja dos problemas: veja cinco maneiras de perder o controle de sua reforma

+ Conheça 7 pepinos que podem estar invisíveis em sua obra

+ Acerte nas medidas da sua casa e evite dor de cabeça na reforma

+ Saiba o que fazer se o pedreiro sumir no meio da obra

+ Evite erros na hora de escolher a tinta para sua casa

* site parceiro do ZAP  (www.100pepinos.com.br)

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? CLIQUE AQUI e cadastre-se

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas