Sapateira: 4 tipos que ajudam na organização e evitam odores

Sapateira

Mais do que um item essencial, o sapato é uma paixão para muita gente. Tem quem faça coleção de sapatos. Naturalmente, eles precisarão ter um cantinho na casa para serem guardados. Além da organização, é preciso pensar a questão da higiene e do odor na hora de decidir qual sapateira colocar no projeto. 

Leia também

+Zamioculca: planta que filtra energia negativa

+Profundidade de churrasqueira é importante para fazer a melhor carne

Se antes era comum a sapateira ficar no guarda-roupa, hoje essa tendência mudou, não apenas pela facilidade, mas também pela limpeza. “Sugiro que a sapateira fique separada da roupa, já que é muito difícil limpar o sapato sempre que chegar em casa. Ele está em contato a sujeira do chão, desde barro, terra, entre outras coisas, e podemos levar para casa bactérias através deles”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva seu nome. 

Prateleiras abertas podem ser instaladas na área de serviço ou no closet (fora)

Nesta questão, também deve-se considerar a questão do cheiro, porém o tipo de sapateira pode não ser determinante, segundo a arquiteta. “Com relação ao odor, é um pouquinho mais difícil pois, se levarmos em consideração que a pessoa tenha chulé, a questão não é no armário. Com isso, mesmo com um armário ventilado, o odor pode aparecer”, alerta.

No entanto, guardar sapatos em uma sapateira aberta pode diminuir essas questões. “O sapato acaba tendo um odor mais forte, principalmente porque não lavamos na mesma frequência que roupas. Por isso, se ele ficar em lugar fechado, é mais característico”, ressalta Cristiane. Em outros casos, o armazenamento dos sapatos exige atenção maior. “É primordial a sapateira ter ventilação. Se não tiver armário com ventilação, ideal é deixar os sapatos em um ambiente fora dele por um período até guardar. O famoso tomando um ar. Caso essa sapateira seja junto com roupas, sugiro a limpeza antes de guardar. Já se o sapato estiver úmido, não se deve guardar logo”.

Armários fechados devem prezar por uma boa ventilação para não ficar com odor

É possível ter sapateira ventilada de várias formas, confira quatro delas:

1 – Toda aberta: pode ser tipo uma prateleira, em uma lavanderia ou em um closet (fora);

2 – Com porta: pode fazer vários tipos de portas, com rasgos, furinhos, metálica, tipo tela, de palhinha que está em alta e qualquer material vazado ajuda para não ficar com cheiro forte;

3 – Perto da porta de entrada: desta forma, não precisa entrar com sapato e a sapateira pode servir como banco ou aparador, dando um charme a mais;

4 – Na vertical: pode ser tipo uma grade, ideal para sapatos com salto, ou mesmo do tipo que e coloca na porta.

Leia mais

+Faça um quarto de princesa gastando pouco

+Mesa de centro: como decorar de forma autêntica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais vistos

Mais lidas