Zap Móveis

Conheça vantagens e desvantagens de uma casa de vila 

Spread the love

Agora que você está em casa, respeitando o distanciamento social, provavelmente você está se dando ainda conta da importância de um lar. É o nosso verdadeiro refúgio. Neste momento, algumas pessoas percebem que querem trocar um apartamento por uma casa, ou uma casa por um apartamento. Mas você sabia que existe milhares de pessoas que ainda residem em casas de vila? Por isso, nós resolvemos te falar quais são as vantagens e desvantagens desse lugarzinho.

Morar numa casa de vila é como viver num pedacinho do interior, só que na cidade”, diz a arquiteta Renata Assarito“Quando penso em uma casa de vila, tenho uma imagem daquelas casas de antigamente dos nossos avós, espaçosas e cheia de vida”, acrescenta a arquiteta Thamyris Albuquerque Vasconcelos. Pelas duas opiniões, já é possível imaginar como é uma casa de vila.  

As casas de vila surgiram por volta dos anos 1920, num período de industrialização das cidades, devido à grande demanda por habitação popular. No início, abrigavam os operários, porém, alguns anos depois, comerciantes e profissionais liberais tornaram-se um novo público. Na época, a legislação permitia a construção de vilas para aproveitar mais os miolos das quadras. 

casa de vila

Casa de Vila na cidade de São Vicente, litoral de São Paulo (Foto: Divulgação/ Antonio Ferreira)

Algumas delas ainda resistem no meio de grandes centros urbanos, como em São Paulo e Rio de Janeiro. São construções antigas, coladas (geminadas) umas nas outras. A rua que corta essas casas, em tese, é aberta ao público, não funciona como condômino fechado. Ainda assim, a circulação é quase 100% de moradores. 

Vantagens de uma casa de vila 

“Geralmente são lugares mais calmos, com maior sensação de segurança – principalmente as vilas fechadas – em relação a uma casa de rua, por exemplo. Há tendência de mais solidariedade e amizade entre os moradores e não tem o custo de taxa de condomínio”, aponta Cristiano Verardo, proprietário da Imobiliária Casas de Vila, especializada na área. 

Thamyris Vasconcelos cita uma melhor qualidade de vida, em um imóvel antigo e geralmente maior. “O contato com os vizinhos é sempre bem acolhedor. E contas gerais são menores do que em um condomínio“, diz. 

casa de vila

Casa de vila é sinônimo de mais tranquilidade (Foto: Shutterstock)

Renata Assarito afirma que o lugar transmite tranquilidade e sossego. “São casas com mais espaço que apartamentos. Na maioria das vezes, com quintal.  Um verdadeiro refúgio dentro da cidade e espírito de vida em comunidade” 

Um cantinho mais verde 

As vilas costumam ter como característica casas com áreas verdes maiores. As pessoas, inclusive, têm o costume de colocar vasos nas entradas, ao lado das portas, e nas janelas. “A presença de verde estimula a sensação de bem-estar e relaxamento. As plantas apresentam diversas vantagens, ajudam na purificação do ar e na redução do nível de ruídos”, diz a arquiteta Camila Marinho, do Studio M & A Arquitetura. 

Thamyris concorda. “Para quem mora em casa, é quase uma regra ter verde. Além de ajudar o meio ambiente, traz sensação de aconchego e beleza para qualquer espaço, ainda mais se usado na entrada. É super convidativo”. 

Desvantagens existem 

Uma casa de vila é antiga e pode precisar de nova infraestrutura, como, por exemplo, trocar a fiação e o encanamento. É importante também verificar se a estrutura não está comprometida e se será necessário reforço, detalha Renata. Por ser mais antiga, os conceitos de conforto e decoração estão desatualizados. É necessária uma repaginada geral nos acabamentos”. 

A proximidade com vizinhos é boa, mas, às vezes, pode ser excessiva e incomodar. Além disso, na maioria dos locais do tipo, as vagas de estacionamento não são escrituradashá um acordo informal de uso entre os moradores. “Outra desvantagem é o reduzido número de imóveis como esse em São Paulo, por exemplo”, diz Cristiano.  

casa de vila

Casa de Vila (Foto? Shutterstock)

Reforma com cuidados 

Ao reformar uma casa de vila é importante manter a volumetria e proporções existentes para não mudar as característicasComo as casas são geminadas, há uma harmonia entre elas. A fachada pode receber uma pintura nova e restauração de acabamentos existentes. 

“Na parte interna é possível fazer adaptação com paredes de drywall (gesso), mas mantendo as paredes principais originais. Muitas delas foram construídas com tijolinho, elemento que fica bonito na decoração hoje em dia”, explica Camila.  

+ Encontre a sua casa de vila agora

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas