6 opções de parques no Rio de Janeiro para você aproveitar

parques no rio de janeiro
Spread the love

Apesar de ser conhecida pelas suas belas praias como Copacabana e Ipanema, a cidade maravilhosa também conta com alternativas de lazer para quem gosta do verde. Um exemplo disso são os diversos parques no Rio de Janeiro, boas pedidas para relaxar, fazer um piquenique, praticar exercícios e muito mais.

Ama o contato com a natureza? Veja este conteúdo que preparamos com informações sobre os principais pontos arborizados da capital carioca. Dessa forma, você garante um roteiro incrível e com muitas opções de lazer no Rio de Janeiro.

parques no rio de janeiro

Parque Lage

O Parque Lage é um local tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade maravilhosa. Esse monumento, construído em 1957 para ser um engenho de açúcar, hoje abriga a Escola de Artes Visuais Parque Lage. Por lá, é possível fazer cursos gratuitos e ainda conferir palestras, seminários e exposições.

Com uma área preservada da Mata Atlântica, o parque conta com lagos, ilhas artificiais e cavernas, além de um belo jardim no estilo europeu. Já no seu pátio interno, é possível tirar boas fotos com a piscina e o Corcovado de fundo. Localizado no bairro Jardim Botânico, o ambiente fica aberto todos os dias, de 8h às 17h.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Outra alternativa de parques na capital é o conhecido Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Considerada uma das maiores áreas verdes da capital carioca, foi fundado em 1808 por D. João, então príncipe regente. O espaço, que fica no bairro Jardim Botânico, tem funcionamento às segundas, das 12h às 18h, e de terça a domingo, de 8h às 18h.

O parque, que dispõe de plantas de diversas espécies e de vários lugares do mundo, é separado em diversos ambientes. Nele, o visitante pode apreciar um jardim japonês e um orquidário. Também existem obras de arte como o Portal da Academia de Belas Artes, projetado por Grandjean de Montigny, e as estátuas de Eco e Narciso do Valentim.

Morro da Urca

Apesar de não ser um parque, o Morro da Urca também conta com uma área verde incrível, além de levar à primeira parada de um dos principais atrativos do Rio: o bondinho do Pão de Açúcar. O acesso ao local, que fica na Praia Vermelha no bairro Urca, é feito por meio de uma trilha que tem entrada gratuita, considerada leve e moderada.

Durante todo o trajeto, o turista tem a oportunidade de apreciar uma bela vista que se parece com um mirante, além de aproveitar as belezas naturais da Mata Atlântica. Ao final do trajeto, é possível comprar um ticket para subir o Morro do Pão de Açúcar de bondinho ou ir para a Praia Vermelha.

Parque Nacional da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca abriga importantes cartões postais de parques no Rio de Janeiro, como o Pico da Tijuca, a Pedra Da Gávea e o Corcovado, onde fica o famoso Cristo Redentor. Ele surgiu com o primeiro projeto de reflorestamento do mundo, que aconteceu em 1861. Antes disso, o espaço era um local para o plantio do café.

A área verde abrange mais de 3% da cidade maravilhosa e conta com trilhas, cachoeiras e grutas. Também é comum ver as pessoas praticando exercícios físicos no local. O parque pode ser acessado de forma gratuita todos os dias das 8h às 17h no bairro Alto da Boa Vista, no Rio.

Parque Natural Municipal da Catacumba

Escalada, rapel, tirolesa e arvorismo, esses são apenas alguns dos esportes que você pode aproveitar no Parque Natural Municipal da Catacumba. Por lá, ainda há trilhas onde é possível ter contato com a Mata Atlântica. Outra opção do local é visitar o Mirante do Urubu, de onde é possível avistar o Cristo Redentor.

Além dele, o local também abriga o mirante Sacopã, local onde é possível apreciar pontos conhecidos do Rio, como o Jardim Botânico, a Pedra Gaia e o Morro Dois Irmãos. Localizado no bairro Lagoa da Cidade Carioca, o parque tem funcionamento de terça a domingo das 8h às 17h.

Parque dos Patins

O Parque dos Patins é um dos parques no Rio de Janeiro ideais para a prática de esportes. Por lá, o visitante pode andar de bicicleta, patins ou ainda fazer manobras radicais com o skate. Além de uma área específica para se aventurar, o ambiente ainda é bem arborizado.

Outro destaque do local é a oportunidade de ter uma experiência gastronômica, já que o parque dispõe de diversos quiosques que servem diferentes opções de pratos. Nesses espaços, ainda é possível conferir apresentações musicais. Para aproveitar tudo isso, basta comparecer ao parque que fica no bairro Lagoa e funciona 24h.

ZAP Imóveis: opções de aluguel e venda no Rio de Janeiro

Viu só como os parques no Rio de Janeiro podem ser uma boa opção de entretenimento? Por isso, se você deseja morar na cidade maravilhosa, confira todas as opções de imóveis para alugar ou comprar no catálogo do ZAP Imóveis. Filtre por valor, tamanho e quantidade de cômodos e encontre a residência dos seus sonhos!

Mais vistos

Mais lidas