Zap Móveis

Bairro japonês em São Paulo: conheça os principais

bairro japonês em são paulo
Spread the love

Você sabia que São Paulo é a maior cidade japonesa fora do Japão? Isso porque, na capital paulista, você encontra espaços culinários e até históricos que remetem à cultura do país. Além disso, existem opções de bairro japonês em São Paulo que contam com diversas alternativas de espaços orientais.

Pensando nisso, o ZAP Imóveis preparou algumas sugestões de bairros onde é possível encontrar atrações do Japão, além de algumas sugestões de locais onde você se sente como se estivesse no país. Confira, logo abaixo, as opções de espaços da cultura oriental em São Paulo.

Conheça mais sobre a história dos japoneses em São Paulo

Com mais de 1 milhão de japoneses e descendentes, São Paulo é a cidade com a maior população japonesa fora do país asiático. Isso contribui para que o município seja referência em cultura nipônica no Brasil. Além disso, a cidade também conta com bairros exclusivos da cultura japonesa, como a Liberdade.

Foi em 1908 que o navio Kasato Maru trouxe famílias orientais a São Paulo. Naquela época, por conta da crise da transição do regime feudal para o modernismo, muitos imigrantes japoneses vieram ao país. Além disso, o Brasil necessitava de mão de obra para trabalhar nas fazendas de café.

Assim, desembarcaram mais de 160 famílias do Japão no Brasil. No começo, houve um choque cultural, mas, aos poucos, os imigrantes japoneses se estabeleceram no país. Com o tempo, o número de japoneses só cresceu, sendo que 75% ficaram concentrados somente na capital paulista.

Algumas opções de bairros Japonês em São Paulo

Quando se fala de bairros japoneses em São Paulo, a primeira referência é o bairro Liberdade. No entanto, apesar de a localidade ser referência em cultura oriental na cidade, há também outras regiões onde é possível encontrar atrações que remetem à cultura nipônica.

Liberdade

bairro japonês em são paulo

Conhecido mundialmente por ser um dos bairros fora do Japão mais marcado pela cultura japonesa, o bairro Liberdade, de São Paulo, chama a atenção pela sua arquitetura e pela decoração que remetem ao país. Na localidade, é possível encontrar as tradicionais luzes orientais e os pórticos de templos xintoístas.

Além disso, a Liberdade se destaca pela grande variedade de comércios que vendem produtos do Japão. Na região, é possível encontrar livrarias, lojinhas de decoração, produtos de beleza, supermercados e até a famosa feirinha do bairro que acontece aos sábados e aos domingos.

Aclimação

Aclimação é o segundo bairro na capital paulista com o maior número de japoneses e descendentes. Por isso, a cultura asiática ainda é forte na região. Um exemplo disso são os restaurantes e os comércios tipicamente orientais que ficam no principal ponto de encontro do bairro, a Praça General Polidoro.

Outro aspecto da Ásia muito presente na região é a presença de descendentes de coreanos e sul-coreanos. Segundo uma pesquisa realizada por imobiliárias da localidade, estima-se que mais de 30% dos moradores sejam asiáticos.

Bosque Saúde

O Bosque Saúde é uma das regiões preferidas dos imigrantes japoneses. A localidade só fica atrás do Liberdade e do Aclimação. Muitos japoneses que chegaram ao Brasil no séculos passado se estabeleceram na região e abriram comércios temáticos do Japão.

Assim, a cultura nipônica foi se expandindo pelo Bosque Saúde, dando origem a escolas de lutas marciais, supermercados orientais, restaurantes e muitos outros serviços do país asiático.

Atrações japonesas em São Paulo

No Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, você pode conhecer toda a história do Japão em um único lugar. O espaço reúne mais de 90 mil itens que retratam a cultura japonesa no país. No acervo, é possível encontrar peças de vestuário, réplica de navios, documentos e diversos artefatos e objetos.

Outra forma de apreciar a arquitetura do Japão em São Paulo é visitando o Pavilhão Japonês no Parque Ibirapuera. A construção é um tipo de réplica do Tempo Katsura que fica em Kyoto, no Japão. No local, você pode apreciar um jardim tipicamente oriental, com pedras brancas e árvores ornamentais.

Mais uma atração da cultura nipônica na cidade é o Japan House. O ambiente possui uma arquitetura mais atual e apresenta diversas exposições interativas para o público. As obras do espaço usam espelhos, música e outros elementos que permitem uma maior participação do visitante.

Encontre o imóvel dos seus sonhos em um bairro japonês no ZAP Imóveis

Agora que você já conhece as opções de bairro japonês em São Paulo, que tal conferir alguns imóveis disponíveis nessas localidades? Para isso, conte com o ZAP Imóveis na sua procura. Em nosso site, você encontrará uma grande variedade de imóveis para alugar ou comprar.

Use filtros de valor, tamanho, quantidade de quartos, banheiro e vagas na garagem. Desse modo, você garante que irá achar a residência dos seus sonhos que atenda a suas necessidades, em poucos cliques, de forma prática e descomplicada.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas