Zap Móveis

Conheça o Aquário de Santos, um dos primeiros do Brasil

imagem de criança observando os peixes no aquário de santos
Spread the love

Que tal conhecer um aquário que fica perto da praia? O Aquário de Santos é considerado um dos mais antigos do país, com 77 anos de atividade. Ele tem 32 tanques com mais de 1,3 milhão de litros de água doce e salgada, peixes, pinguins, estrelas-do-mar e dezenas de outras espécies.

Localizado na Praça Vereador Luiz La Scala, s/nº, o Aquário fica no bairro Ponta da Praia, em Santos, ao lado do estuário e na parte sul da cidade. Lá também está o Museu da Pesca, temporariamente fechado para reforma, que desenvolve atividades de estudo e preservação do ambiente marinho. Saiba mais!

Conheça o Aquário de Santos

Além de o mais antigo do Brasil, o Aquário Municipal de Santos é o segundo mais visitado do estado de São Paulo – o primeiro é o Zoológico de São Paulo. Ele também é a primeira instituição do gênero a fazer resgate e recuperação de animais marinhos do Brasil.

Quando foi inaugurado, em 2 de julho de 1945, ele era bem menor do que é hoje, mas já tinha o objetivo de tratar de animais marinhos que apareciam feridos ou encalhados tanto na Ponta da Praia quanto em outras regiões. A iniciativa de ter um local para cuidar da fauna marinha foi considerada ousada na época.

Hoje, os 32 tanques foram adaptados com reproduções reais dos ambientes em  que os animais marinhos vivem. O horário de funcionamento do Aquário de Santos vai das 9h às 18h, de terça a sexta-feira, e das 9h às 20h, em sábados, domingos e feriados. 

O que fazer no Aquário de Santos?

Os vários tanques do Aquário de Santos permitem aos visitantes conhecer um pouco mais sobre o ecossistema marítimo e fluvial, além de ver de perto diversas espécies de peixes, animais invertebrados e até pinguins. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa fauna exuberante.

Tubarões

Um dos tanques abriga um casal de tubarões-lixa, espécie ameaçada de extinção no litoral brasileiro, e recebe uma atenção especial por parte dos pesquisadores. O Aquário também tem quatro tubarões-bambu, que vêm do sul da Ásia e costumam nadar no fundo do tanque.

Pinguins

imagem de um pinguim do aquário de santos

Estes simpáticos animais vivem em três ambientes diferentes e planejados com base no habitat deles, a Patagônia. A temperatura é mantida a 17ºC, com exceção do solário, que é aberto e mais quente. Os pinguins que estão no Aquário de Santos foram resgatados e estão em tratamento na instituição.

Animais invertebrados marinhos

Há um tanque para abrigar os animais invertebrados, como estrelas-do-mar, caranguejos, anêmonas e outros moluscos. Neste ambiente, monitores falam mais sobre estas espécies e orientam os visitantes sobre como objetos descartados indevidamente no mar podem fazer mal aos animais.

Ambiente oceânico

É um dos maiores tanques do Aquário de Santos: tem formato circular, 17 m de diâmetro, 5 m de altura e quase 400 mil litros de água. A ambientação reproduz o fundo do mar com exatidão, em instalações que se assemelham a paredões rochosos.

O vidro deste tanque é bastante transparente e resistente, com 3,5 cm de espessura. Neste local, os visitantes podem ver diversas espécies de peixes que vivem no oceano, como robalos, salemas, cocorocas e marimbás, além de espécies grandes, como sernambiquaras e xaréus, e as raias-ticonha.

Murais

Há dois murais de Robert Wyland, ambientalista dos Estados Unidos, que enfeitam as paredes externas da parte do aquário que fica em frente à praia. Eles foram inaugurados em 2008, têm 12 m de altura e 4 metros de largura, e são os únicos da América do Sul.

Curiosidades do Aquário

Os animais que moram no Aquário consomem uma tonelada de frutos do mar por mês: os peixes e as tartarugas comem três vezes por semana, enquanto os pinguins se alimentam duas vezes ao dia. Como não há locais para você comer por lá, aproveite para conhecer alguns restaurantes em Santos.

As fotos do Aquário de Santos ficam muito bonitas e ressaltam os peixes. Do lado de fora, o mural de Wyland é um ambiente instagramável e rende bons registros para publicar nas redes sociais ou marcar uma lembrança inesquecível.

Como chegar?

Para chegar ao Aquário de Santos, o caminho mais rápido é ir pela Rodovia Anchieta (SP-150), depois seguir pela Avenida Vicente de Carvalho até chegar à Praça Vereador Luiz La Scala, que separa as duas faixas da Avenida Bartolomeu de Gusmão. Porém, dá para chegar lá usando a Rodovia dos Imigrantes (SP-160).

O valor do ingresso do Aquário de Santos é R$ 8 (R$ 4 para meia-entrada). Ele pode ser comprado na bilheteria e, em breve, pela internet. É possível agendar visitas em grupos, como alunos de escolas e faculdades, pelo sistema SisTur da prefeitura da cidade.

O ZAP Imóveis ajuda você a encontrar os melhores imóveis em Santos!

O Aquário de Santos é um passeio inesquecível para crianças e adultos, e um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. Aliás, se você gostou da ideia de conhecer Santos e quer se mudar para lá, conte com a ajuda do ZAP Imóveis para encontrar casas ou apartamentos para alugar ou comprar.

Na busca do imóvel ideal, use os filtros: novo, na planta, com garagem, com área de serviço, em condomínio, com circuito de segurança, varanda, churrasqueira, academia, playground, salão de festas, lavanderia, piscina, quadra poliesportiva, entre outros. Acesse e confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas