Zap Móveis

Conheça os destaques de Caxias do Sul, cidade da Festa da Uva

Spread the love

Caxias do Sul é um município do Estado do Rio Grande do Sul. Ao longo de sua história, já foi conhecida como Campo dos Bugres, Colônia de Caxias e Santa Tereza de Caxias. A cidade foi erguida onde o Planalto de Vacaria começa a se fragmentar em vários vales, sulcados por pequenos cursos de água, com o resultado de ter uma topografia bastante acidentada na sua parte sul.

O artesanato caxiense ocupa uma posição importante na economia (Foto: Reprodução/ skyscrapercity)

O artesanato caxiense ocupa uma posição importante na economia (Foto: Reprodução/ skyscrapercity)

O artesanato caxiense ocupa uma posição importante por representar uma atividade de expressiva repercussão econômica, artística, turística e social. São mais de 2.000 artesãos cadastrados pela prefeitura, muitos deles reunidos em associações.

Festa da Uva

A Festa da Uva é a principal festividade do município e seu objetivo é celebrar a colonização italiana e reavivar as tradições históricas da comunidade. É realizada a cada dois anos desde 1931 e anima toda a cidade com uma variedade de eventos, que se desenrolam nos 15 dias de duração.

Festa da Uva é um evento tradicional da cidade. Chafariz de uva em uma das principais praça enfeita o evento (Foto: Reprodução/ Pinterest)

Festa da Uva é um evento tradicional da cidade. Chafariz de uva em uma das principais praça enfeita o evento (Foto: Reprodução/ Pinterest)

São montados no Parque de Exposições centenas de estandes que apresentam os produtos agrícolas típicos da região, naturalmente com destaque para a uva, além de outras seções darem uma amostragem da atividade local nos setores da culinária, da indústria e do comércio.

Há também shows de música, teatro, dança, distribuição gratuita de uva, exposições temáticas, artísticas e históricas, além de jogos desportivos típicos da vida colonial – como arremesso de queijo, amassamento de uva com os pés e corrida de tratores.

As cantinas e vinícolas se abrem para os turistas, mas o evento mais marcante é o desfile de carros alegóricos, que ilustram vários aspectos do tema proposto para cada edição. No desfile aparecem a rainha e as princesas da festa, consideradas verdadeiras embaixatrizes da cidade. Embora os imigrantes italianos sejam os protagonistas, outras etnias que participaram da construção de Caxias do Sul também são representadas e homenageadas.

 

Conheça as 20 melhores cidades brasileiras para desfrutar aposentadoria

Conheça a história de Santos

Conheça a história de Fortaleza

Conheça a história de Brasília, a capital do Brasil

Conheça a história de Laranjeiras

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas