Zap Móveis

Linhas metrô SP: saiba tudo sobre o funcionamento

Linhas metrô SP. Vagão de metrô.
Spread the love

Entender como as linhas do metrô de SP funcionam é muito importante para todas as pessoas, tanto moradores quanto turistas. Afinal, é um dos principais meios de transporte que interligam as regiões de São Paulo.

Há mais de 100 km de extensão transportando pessoas em todo território paulista. Além disso, é uma alternativa que reduz o congestionamento de tráfego na cidade. Por isso, o ZAP Imóveis criou este conteúdo exclusivo sobre o funcionamento desse meio de transporte!

Como o metrô de São Paulo funciona?

Antes de entender o funcionamento, é importante saber quantas linhas tem o metrô e quais pontos da cidade ele percorre. As estações do metrô de SP estão distribuídas por seis linhas: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata.

No metrô, você tem ampla mobilidade para acessar outras regiões e outros meios de transportes da cidade, incluindo a integração com as estações de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Conhecer os trajetos das linhas do metrô de SP ajuda você a saber quais são úteis no seu dia a dia. Analisando o mapa metroviário da cidade, fica mais simples escolher a rota ideal para chegar ao seu destino.

Conheça as linhas do metrô de SP

Para você compreender as linhas do metrô de SP e usá-las de acordo com sua necessidade, separamos algumas informações importantes sobre elas. Confira a seguir!

Linha 1-Azul

A linha Azul do metrô de SP foi a primeira linha criada na cidade e tem 23 estações. As extremidades dela são as estações Jabaquara, que fica na Zona sul, e Tucuruvi, na Zona Norte.

Ela passa por pontos importantes de São Paulo, como o Parque Ibirapuera, próximo da estação Ana Rosa, e o Terminal Rodoviário do Tietê, na estação Portuguesa-Tietê, entre outros.

Linha 2-Verde

A linha Verde do metrô de SP faz a ligação entre a Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo, e a Vila Madalena, na Zona Oeste. Há aproximadamente 15 km de via passando por vários pontos da cidade, como a Avenida Paulista, que oferece várias opções de lazer e entretenimento.

Aliás, para chegar à Avenida Paulista utilizando o metrô, você pode optar por três estações: Consolação, Brigadeiro e Trianon-MASP. Lá, é possível visitar locais como MASP, Parque Trianon, Japan House, Conjunto Nacional, entre outros.

Linhas metrô SP. Visão interna de um vagão de metrô.

Linha 3-Vermelha

A linha Vermelha do metrô de SP possui 18 estações e uma extensão de 22 km de via. As extremidades dela são as estações Corinthians-Itaquera, na Zona Leste, e Palmeiras-Barra Funda, localizada na Zona Oeste.

Ela passa por regiões bastante movimentadas da cidade. Por exemplo, descendo na estação Itaquera, você pode assistir a uma partida de futebol na Neo Química Arena, o estádio do Corinthians. Na estação Barra Funda, você chega ao Allianz Parque, estádio do Palmeiras. Já se quiser aproveitar um espaço de lazer e música, pode descer na República e ir até a Galeria do Rock.

Linha 4-Amarela

Outra opção para visitar a Avenida Paulista é a linha Amarela do metrô de SP, com 11 estações. Por meio dela, também é possível acessar outros pontos importantes da cidade, como as diversas lojas da Rua Oscar Freire ou o estádio do São Paulo, na estação São Paulo-Morumbi.

Ela começa na estação Luz, que fica no Centro, e vai até a Zona Sul, na estação Vila Sônia. É uma das vias mais novas do metrô e é administrada pela empresa ViaQuatro, pertencente ao grupo CCR.

Linha 5-Lilás

A linha Lilás do metrô de SP vai da estação Chácara Klabin, que fica no Centro-Sul, até a Capão Redondo, na região sudoeste. Entre as 17 paradas, algumas são bem conhecidas, como a de Santo Amaro. Inclusive, ela faz ligação com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, que passa por regiões famosas da cidade, como Interlagos, onde fica o Autódromo.

Linha 15-Prata

É a linha mais nova da cidade, com 18 estações, mas sete ainda estão com obras em andamento. Ela liga a estação Jardim Colonial até a Vila Prudente e passa por lugares importantes da cidade, como Sapopemba, um dos bairros mais famosos da Zona Leste.

Horário de funcionamento e valores das linhas do Metrô SP

É possível utilizar as linhas do metrô de SP todos os dias da semana, entre 4h40 e meia-noite. O valor unitário da passagem é R$ 4,40, mas estudantes com o Bilhete Único Estudantil pagam metade desse valor.

Ao pagar a passagem uma vez, você pode circular entre as linhas e estações. Se você quiser ficar por dentro dos horários em tempo real e saber mais alguns detalhes dos trajetos, baixe o app oficial do Metrô de São Paulo.

Quer encontrar imóveis perto das linhas do metrô? O ZAP Imóveis ajuda!

Agora que você viu detalhes sobre todas as linhas do metrô de SP, o que acha de encontrar um imóvel perto de uma delas? Até porque esse meio de transporte liga todas as regiões da cidade de São Paulo.

Assim, morar perto dele é garantia de praticidade, mobilidade e lazer para você e seus familiares. No ZAP Imóveis, há casas e apartamentos nas principais regiões da cidade de São Paulo. Confira todas as opções no site e aproveite!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas