Zap Móveis

6 melhores cidades do Rio Grande do Sul para morar 

Spread the love

O RS é um dos principais estados do país. As cidades do Rio Grande do Sul oferecem uma diversidade enorme de culturas e estilos de vida que podem atender a diferentes necessidades de morar. 

O estado gaúcho é um dos destaque no país quando o assunto é qualidade de vida, ocupando o 5º lugar entre os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, de acordo com o IBGE.

Se você busca por uma cidade mais calma, o contato com a natureza ou quer mesmo é viver o agito de uma metrópole, certamente há uma cidade perfeita para morar no Rio Grande do Sul.

Vamos descobrir quais são as melhores cidades do Rio Grande do Sul para morar? 

Porto Alegre

A capital do Rio Grande do Sul desponta como uma das melhores cidades para se viver no estado. Com 1,3 milhões de habitantes, Porto Alegre se destaca como uma das cidades com melhores indicadores de qualidade de vida.

O Índice de Desenvolvimento Humano do Município (IDHM), principal indicador de bem-estar da população, é considerado muito alto em Porto Alegre, atingindo a marca de 0,805. 

Porto Alegre lidera as melhores cidades do Rio Grande do Sul para morar e não é à toa: a metrópole, além do bom IDH, conta com infraestrutura digna de uma grande capital, com serviços essenciais, comércio e diversos espaços de lazer e cultura. 

Com perfil multicultural, Porto Alegre tem mais de 1,3 milhões de habitantes que ocupam os 94 bairros da cidade.

Apesar de viver em uma metrópole, o porto alegrense também pode ter contato com a natureza graças aos diversos parques urbanos e ao famoso lago Guaíba, um conjunto hídrico que banha a capital gaúcha formando diversas praias de água doce, oferecendo opções de lazer ao ar livre.

Serviços como hospitais, faculdades e colégios, shoppings, comércios, bares e restaurantes também não ficam de fora quando o assunto é morar em Porto Alegre, fazendo da capital uma cidade completa.

No Datazap, tem uma edição do Radar Imobiliário com informações valiosas sobre os bairros de Porto Alegre. Vale conferir!

More em Porto Alegre

As melhores opções

No ZAP tem
As melhores opções

Compre ou alugue

Veja agora Procurar imóvel

Caxias do Sul 

Caxias do Sul é a maior cidade da região conhecida como serra gaúcha, e também a segunda cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, com mais de 460 mil habitantes, segundo o IBGE.

O município gaúcho se destaca pelos ótimos índices de desenvolvimento social, principalmente no que diz respeito à educação e qualidade de vida, com IDHM considerado alto (0,782). 

Caxias do Sul foi fundada em 1890 por imigrantes italianos, como boa parte do estado do Rio Grande do Sul. De lá para cá a cidade apresentou constante desenvolvimento, até se tornar uma das melhores cidades do Rio Grande do Sul para morar.

A localização na serra gaúcha, aliada à modernização, faz de Caxias do Sul a cidade ideal para quem quer viver em meio a belas paisagens sem abrir mão da infraestrutura, com serviços, comércio e opções de lazer. 

Um destaque quando falamos em Caxias do Sul é a chamada Rota da Uva e do Vinho. Preservando a influência italiana, Caxias reúne uma série de vinícolas e parreirais para visitas, passear e degustar bons vinhos e uvas. 

A região também é conhecida por ser um dos principais polos industriais do estado, o que amplia a empregabilidade e movimenta a economia da cidade.

More em Caxias do Sul

Com o ZAP

Encontre seu futuro imóvel
Com o ZAP

Compre ou alugue

Ache agora seu lar Procurar imóveis

Novo Hamburgo 

Com bom IDH (0,747) e cerca de 227 mil habitantes, Novo Hamburgo figura entre as melhores cidades do Rio Grande do Sul para morar. 

Uma curiosidade sobre Novo Hamburgo é que a cidade ficou conhecida como a Capital Nacional do Calçado, por reunir uma cadeia de indústrias de calçados responsável inclusive por dar forma à cidade, povoando a região, atraindo imigrantes e movimentando a economia.

Apesar da modernização ter diversificado o comércio e a indústria na região, Novo Hamburgo ainda é marcada pela presença de empresas do ramo.

Com o desenvolvimento urbano, Novo Hamburgo foi ganhando ares de cidade grande e tem sua paisagem histórica e natural com grandes prédios residenciais e comerciais. 

Novo Hamburgo oferece boa infraestrutura de serviços essenciais, comércio diversificado e colégios e universidades. A cerca de 40km da capital Porto Alegre, Novo Hamburgo está localizada no chamado Vale dos Sinos e é o principal polo econômico desta região.

Seu imóvel está em Novo Hamburgo

O lar do seus sonhos

Ache agora
O lar do seus sonhos

Alugue ou compre

Com o ZAP Ver agora

Bento Gonçalves

A cidade de Bento Gonçalves, localizada na região da serra gaúcha, fica a 112 quilômetros de Porto Alegre e também está entre as melhores cidades do Rio Grande do Sul para morar.

Conhecida como a Capital do Vinho, Bento Gonçalves é um dos principais centros industriais e turísticos do estado.

O título tem razão de existir: Bento Gonçalves é também um dos chamados pólos vitivinícolas do Brasil, produzindo e exportando sucos e vinhos para todo o país e exterior. 

A presença da uva não tem importância apenas econômica para Bento Gonçalves, mas faz da cidade gaúcha destino obrigatório do enoturismo brasileiro. 

Bento Gonçalves pode ser a cidade ideal para quem quer viver em meio ao clima de serra, próximo a belos destinos naturais, mas sem perder toda a estrutura da cidade grande. 

A cidade reúne diversas opções de comércio, serviços e diferentes tipos de lazer em família, além de abrigar campus de importantes instituições de ensino federais e estaduais.

More em Bento Gonçalves

O imóvel ideal

No ZAP tem
O imóvel ideal

Para você

E sua família Ache agora

Pelotas

Pelotas é o quarto município mais populoso do Rio Grande do Sul e também se destaca entre as melhores cidades para morar no estado, com IDH-M de 0,739, entre os maiores da região.

Um dos principais destaques de Pelotas é a sua estrutura de educação. A cidade é sede de grandes universidades como a UFPel, o que faz com que o município seja considerado também uma cidade universitária.

E como toda cidade universitária, Pelotas não deixa a desejar no quesito cultura e lazer: a cidade oferece uma série de opções para sair e se divertir, além da infraestrutura necessária para receber os estudantes que vêm do país inteiro para estudar nas instituições de ensino que são referência.

Parques, hospitais, shoppings e praças também equipam a cidade com o necessário para viver bem e fazem de Pelotas uma das melhores cidades do Rio Grande do Sul para morar.

Uma curiosidade extra: Pelotas é uma das cidades grandes brasileiras mais próximas ao Uruguai, estando a cerca de 7 horas de carro de Montevideo, capital do país vizinho.

Alugue com ZAP

O seu futuro imóvel

No ZAP tem
O seu futuro imóvel

Em Pelotas

Alugue rápido e fácil Procurar meu imóvel

Santa Maria

Com IDHM alto (0,784), Santa Maria é outra das excelentes oportunidades para morar no Rio Grande do Sul. O município fica a cerca de 4 horas de viagem até Porto Alegre e é conhecido por ser um dos principais polos de educação superior do Brasil.

A Universidade Federal de Santa Maria é referência de ensino no país e faz com que a cidade gaúcha vire destino de estudantes que vêm de diversas regiões do Brasil para estudar. 

Considerada “o coração do Rio Grande do Sul” por sua localização na região central do estado, Santa Maria conserva prédios históricos que ajudam a contar a história da cidade e do país, como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição e o Theatro Treze de Maio.

Em termos de infraestrutura, Santa Maria pode ser considerada uma cidade completa: hospitais, comércio, opções de lazer, cultura e serviços fazem do município gaúcho uma boa opção para quem quer viver em uma cidade tranquila.

More em Santa Maria

Em Santa Maria

Ache agora seu lar
Em Santa Maria

No ZAP tem

As melhores opções Veja agora

Existem ainda mais uma série de ótimas cidades para morar no Rio Grande do Sul, como as icônicas Gramado e Canela, Canoas, Santa Cruz do Sul, Gravataí, Lajeado, entre outras.

Não é à toa que o Rio Grande do Sul é considerado um dos melhores estados do país!

Encontre o imóvel dos sonhos nas melhores cidades do Rio Grande do Sul com o ZAP Imóveis!

Se a ideia é mudar para o Rio Grande do Sul, que tal começar a olhar imóveis nas melhores cidades do estado?

Para ajudar, o ZAP Imóveis tem um portal completo com vários filtros de busca para você encontrar o imóvel ideal.

Os resultados são separados entre imóveis novos, na planta, em condomínio, com garagem, varanda, sala de festas, playground, sistema de segurança, entre outros critérios.

Aproveite, acesse o site e encontre o seu imóvel perfeito no RS!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas