Zap Móveis

Zona Leste de São Paulo: conheça a divisão, os bairros e as opções de diversão

zona leste de são paulo
Spread the love

Respirando história, diversidade e vitalidade urbana, a Zona Leste de São Paulo é um dos locais da capital paulista mais considerados quando o assunto é se mudar para a megalópole — por uma série de razões incríveis!

Em território, a Zona Leste da cidade de São Paulo é uma das mais extensas, com uma população que mora e frequenta o local atraída pelas opções diversas de lazer e cultura proporcionadas.

Ainda, a infraestrutura da Zona Leste sai na frente de diversos outros lugares de SP, com muitas opções de comércio próximas e mobilidade eficiente para as demais localidades da capital.

Se você busca por conforto e praticidade, precisa saber mais sobre essa região e quais as principais vantagens de morar na Zona Leste de São Paulo: e a gente explica tudo aqui!

Confira o guia completo do ZAP para saber como é composta a Zona Leste, seus bairros, principais atrações e muito mais.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Está pensando em se mudar para SP e quer calcular o custo de vida na cidade? Confira nosso artigo sobre esse tema.

Como é dividida a Zona Leste de São Paulo?

Devido à sua grande área, estimada em cerca de 380,7 km², a Zona Leste é subdividida em 3 grandes regiões, facilitando a localização, demarcações e até o cálculo de habitantes por metro quadrado.

Confira abaixo de que forma ela é compreendida, geograficamente, segundo a prefeitura do estado:

Zona Leste 1

Uma região considerada muito diversificada comercial e residencialmente, a região 1 da Zona Leste abrange 4 subprefeituras:

Em constante processo de desenvolvimento, a região recebe investimentos para urbanização, bem como regularização de favelas e canalização de córregos e do seu principal rio de abastecimento, o Aricanduva.

Zona Leste 2

Já a região 2 compreende outras subprefeituras de São Paulo, sendo elas:

Essa é uma região considerada mais acessível financeiramente, com um custo de vida mais baixo quando comparado às demais regiões da Zona Leste.

Zona Sudeste

Região mais desenvolvida da Zona Leste, a Zona Sudeste é caracterizada por uma infraestrutura mais completa e projetos de urbanização e verticalização.

Dentro dessa região, estão compreendidas as subprefeituras de:

Quais os bairros da Zona Leste de São Paulo?

bairros da zona leste de são paulo

Uma região que é reflexo da diversidade da população local e que recebe grande influência da modernidade e constante crescimento tão característicos de todo o estado de São Paulo, a Zona Leste é uma experiência muito rica tanto para residentes quanto visitantes.

São muitas opções de lazer e integração social e cultural divididas pelos diversos bairros da área.

Listamos abaixo todos os bairros compreendidos pela Zona Leste de São Paulo, bem como suas principais características — temos certeza de que um deles vai ser o ideal para você!

Acompanhe a seguir:

Água Rasa

Desde a década de 30 considerado um bairro da região, o Água Rasa surgiu como uma extensão da Mooca e incorporou Tatuapé e Belém, localizados logo ao lado.

Com um perfil tanto residencial quanto comercial, este bairro é aquecido e tem um diferencial interessante: o Água Rasa possui diversos condomínios horizontais, bem parecidos com vilas.

Quem mora na região destaca a facilidade que é estar perto de tudo, com uma vizinhança considerada mais tranquila e muito respeitosa.

Aricanduva

Com um rio e uma avenida de mesmo nome, o bairro de Aricanduva é como uma vila dentro da Zona Leste de São Paulo, com ruas largas, avenidas de fácil acesso e mobilidade eficiente.

A região possui muitas escolas, igrejas de diferentes religiões, muitas opções gastronômicas e um lifestyle ativo de moradores que fazem caminhadas e praticam exercícios físicos pelo bairro.

Artur Alvim

Bairro residencial que ganhou ainda mais notoriedade depois da implementação do metrô, morar em Artur Alvim é sinônimo de praticidade e acessibilidade.

A região se caracteriza por ter muita oferta de casas e apartamentos, com um interessante contraste entre edificações antigas e outras mais modernas.

Ainda, o local tem um comércio aquecido, com muitas opções para compras e prestação de serviços.

Belenzinho

O bairro do Belém, mais conhecido como Belenzinho, é um alívio de calma no meio da agitação de SP: a região se assemelha muito a uma cidade do interior, com muita tranquilidade e conforto.

O Belenzinho está cercado de outros bairros com grande concentração de imigrantes italianos, o que influencia o comércio local e torna o Belém uma região com ótimos restaurantes.

Ainda, a baixa taxa de criminalidade na região permite que os moradores vivam uma rotina mais ao ar livre, e o Parque Estadual Manoel Pitta, dentro do Belenzinho, está sempre bem movimentado e com frequentes atrações culturais.

Brás

Bairro tradicionalíssimo da capital paulista, o Brás fica bem no centro da cidade e se torna sinônimo de mobilidade: em poucos minutos é possível chegar à Marginal Tietê, à Avenida do Estado, e em outros pontos importantes da metrópole, como o Mercado Municipal.

O Brás ainda tem grande força no mercado de confecções de roupas, empregando muita gente da região e oferecendo vestimentas e acessórios a excelentes preços.

Cangaíba

Próximo da Rodovia Ayrton Senna, a região da Cangaíba em São Paulo é, além de bem localizada, lembrada por suas atrações culturais, muito incentivo ao esporte e diversos locais para lazer.

O Teatro Municipal Flávio Império fica na região, bem como o Parque Ecológico do Tietê; ainda, o comércio é bem presente, e há muitas escolas e restaurantes.

A região também se mantém em pleno crescimento, com forte desenvolvimento imobiliário e preços acessíveis, fortalecendo as vantagens de morar no local.

Vila Carrão

Considerado um dos melhores lugares para morar na Zona Leste, a Vila Carrão é caracterizada pelas suas ruas arborizadas, pela vizinhança unida, e pelo excelente custo-benefício para alugar ou comprar um imóvel por aqui.

A região ainda é valorizada pelos empreendimentos de alto padrão, excelente mobilidade, variadas opções de supermercado, farmácias e lojas no geral, além de fácil acesso ao Aeroporto de Guarulhos.

Mooca

mooca na zona leste de são paulo

Outro tradicional bairro da Zona Leste de São Paulo, a região da Mooca fica em uma localização privilegiada: a famosa Rua do Oratório fica a poucos minutos, e a ótima infraestrutura para o transporte público facilita ainda mais a vida de quem mora por aqui.

O bairro é fortemente influenciado pelos imigrantes italianos, o que reflete na gastronomia da região e na convivência em comunidade.

A região da Mooca é principalmente formada por casas, especialmente sobrados, e não possui muitos prédios.

Pari

Com ruas largas e muito arborizadas, o bairro do Pari em São Paulo é considerado muito misto, com um bom equilíbrio entre as áreas residenciais e comerciais.

Ele fica ao lado da Marginal Tietê e conta com a Ponte da Vila Guilherme para ligação direta com a Zona Norte de SP, o que destaca a praticidade em termos de mobilidade para quem mora na região.

O local tem muitas opções de lazer e abriga o Shopping D, que é o principal centro de compras do bairro.

Penha

O bairro Penha de França é o segundo mais antigo de São Paulo, e esse fator contribui para que a região tenha forte influência histórica e religiosa, com muitos templos e igrejas diversas.

É um local caracterizado por muitas opções de lazer para a família, além de oferecer boa estrutura de escolas e creches, mobilidade completa, e um comércio aquecido, com o Shopping Center Penha atraindo muitos consumidores.

São Lucas

Também conhecido como Parque São Lucas, essa região da Zona Leste de São Paulo é considerada tranquila e bem desenvolvida, com muitas atrações religiosas, centros comerciais completos e grande movimentação cultural.

A mobilidade é boa, com 4 estações de metrô atendendo a região e perspectiva de mais investimentos no bairro.

Sapopemba

Com a avenida mais extensa do Brasil presente na região, o bairro de Sapopemba possui várias linhas de ônibus e estações de metrô, o que garante fácil acesso ao centro de São Paulo.

O mercado imobiliário da região tem crescido consideravelmente, valorizando as casas e apartamentos do bairro que, além de considerado completo em comércio e escolas, também possui muitas opções de lazer, como o Pilar Park e a Biblioteca Gilberto Freyre.

Tatuapé

tatuapé na zona leste de são paulo

Talvez o bairro mais desejado da Zona Leste de São Paulo, a região do Tatuapé é muito bem localizada e possui infraestrutura completa, agradando os moradores que habitam o local e atraindo cada vez mais interessados.

A região concentra uma incrível rota gastronômica da capital, além de ser próximo de parques e shoppings.

A mobilidade é completa com linhas diversas de ônibus e metrô, e tem um contraste interessante (e encantador) de construções mais datadas com outras bem modernas.

Vila Formosa

Outro dos tradicionais bairros da Zona Leste, a Vila Formosa é uma região centenária na cidade de São Paulo, conhecida pelas ruas arborizadas, pela tranquilidade e pelo sossego proporcionado aos moradores da região.

O bairro é completo em comércio e serviços, além de ser majoritariamente formado por uma população mais velha; também é muito comum encontrar praças na Vila Formosa, e o lugar acaba se tornando sinônimo de refúgio no meio da rotina agitada da capital.

Vila Matilde

Assim como a Vila Formosa, a Vila Matilde é uma região arborizada e de muitas atividades ao ar livre, atraindo moradores que apreciam esse estilo de vida e não querem abrir mão de uma boa localização e variedade nas opções de comércio e serviços.

O local ainda é conhecido pelos tradicionais carnavais da famosa escola de samba Nenê de Vila Matilde, o que reforça a influência cultural do bairro.

Vila Prudente

Mais um dos bairros da Zona Leste que são bem localizados e com ampla mobilidade, a Vila Prudente é considerada um distrito nobre da região.

É um local com muito comércio, escolas e faculdades, diversas opções de cultura e lazer, além de abrigar o grande Parque Ecológico da Vila Prudente.

Cidade Líder

Com a principal avenida do bairro conectada à estação Corinthians-Itaquera e próxima ao Terminal Urbano, a Cidade Líder é uma região da Zona Leste que oferece muita mobilidade e fácil acesso às demais localidades da capital paulista.

O comércio movimentado, as diversas opções de lazer e grande variedade na prestação de serviços tornam essa região muito agradável de morar, uma vez que tudo pode ficar muito perto de casa!

Cidade Tiradentes

Localizado no extremo leste de São Paulo, o bairro de Cidade Tiradentes foi projetado para ser uma “cidade dormitório”, mas hoje abriga uma grande parcela da população da capital.

Justamente por ser mais afastado do centro, o bairro acaba oferecendo investimentos mais em conta na hora de alugar ou comprar um imóvel no local.

A Cidade Tiradentes possui acesso por ônibus e micro-ônibus, além de um comércio local variado.

Ermelino Matarazzo

Vizinho do Rio Tietê, o bairro Ermelino Matarazzo faz divisa com a cidade de Guarulhos e é caracterizado por ser uma região bem residencial, com outros bairros conhecidos bem próximos a ele.

Em Ermelino Matarazzo, os moradores contam com boa mobilidade com as linhas de trem da CPTM, além de um comércio regional completo, escolas e universidades, muitas áreas de lazer e parques.

Guaianases

Um dos mais famosos bairros da Zona Leste de São Paulo, a região do Guaianases recebeu muito investimento do Estado nos últimos anos, e agora possui metrô para seus moradores, além de fácil acesso às cidades próximas da região, como Poá e Mogi das Cruzes.

O comércio da região é diverso e recebe cada vez mais interessados, aquecendo a economia local e aumentando ainda mais as possibilidades de prestação de serviços para os habitantes.

Iguatemi

O bairro Iguatemi é sinônimo de morar bem na Zona Leste da capital, com uma economia bem desenvolvida, muita tranquilidade para os moradores, e ares de cidade do interior.

A região ainda possui shoppings centers completos, infraestrutura para lazer, boas escolas e valores acessíveis para quem deseja alugar ou comprar imóveis no bairro.

Itaim Paulista

Último distrito na Zona Leste de São Paulo, o Itaim Paulista é uma região que, devido ao crescimento a que foi submetida ao longo dos anos, agora é um bairro com grande estrutura e mobilidade para abranger seus milhares de moradores.

A região equilibra áreas residenciais, espaços de lazer e comércio variado, além de muitas atividades culturais e o respiro da natureza com o Parque Ecológico Central de Itaim.

Itaquera

itaquera na zona leste de são paulo

O bairro de Itaquera é um dos mais populosos da Zona Leste de SP, e oferece boas condições aos seus moradores: o comércio e a prestação de serviços é de fácil acesso na região, além de mobilidade eficiente e custo de vida bem atrativo.

O Shopping Center Itaquera é o maior centro comercial da área e é de grande procura para lazer e compras; também é possível aproveitar atividades ao ar livre no Parque do Carmo e no Planetário.

Jardim Helena

A região de Jardim Helena, na Zona Leste de São Paulo, possui estação de metrô própria pela CPTM, que liga o bairro ao centro da capital e compensa a distância da região ao perímetro urbano mais conhecido de SP.

Ainda, o Jardim Helena desenvolve-se com investimentos do Estado para oferecer às famílias mais vagas de creches e mais opções em prestação de serviços e comércio.

José Bonifácio

O Conjunto Residencial José Bonifácio é um bairro da Zona Leste com muitas casas, clubes, chácaras e fábricas, aquecendo não somente o mercado imobiliário da região, como também o comércio e a indústria.

Todos esses polos convivem de forma organizada e garantem muita prosperidade à região, aliados a uma mobilidade eficiente e diversas opções de lazer.

São Mateus

Com parques e grandes centros esportivos, o bairro de São Mateus, na Zona Leste, é um dos bairros mais populosos da capital paulista, com uma infraestrutura que consegue entregar qualidade de vida aos moradores.

Na região, as famílias podem contar com escolas de qualidade para seus filhos, bons serviços de saúde, comércio variado e segurança.

Melhores bairros para morar na Zona Leste de São Paulo

Com tantas opções de bairros na Zona Leste, cada um deles com suas características e vantagens, acaba se tornando uma tarefa um tanto desafiadora chegar ao melhor investimento para compra ou aluguel nessa região paulista.

A depender das necessidades da sua família, é fundamental fazer uma análise completa do que cada lugar oferece, bem como o custo-benefício envolvido.

Separamos aqui uma lista dos melhores bairros para morar na Zona Leste de São Paulo; confira:

  1. Mooca;
  2. Tatuapé;
  3. Penha;
  4. Vila Prudente;
  5. São Mateus;
  6. Sapopemba;
  7. Vila Carrão.

More na zona leste de SP

Os melhores imóveis

No ZAP TEM
Os melhores imóveis

Nos melhores bairros

Da zona leste de SP Ache o seu

O que fazer na Zona Leste de São Paulo?

Escolher um dos bairros da Zona Leste para morar é uma análise que vai além de apenas um lugar para descansar: é preciso priorizar a qualidade de vida e as diversas opções que a região oferece.

Para ajudar você a fazer a melhor escolha, separamos ainda algumas possibilidades de lazer da região e seus respectivos bairros:

Parque do Carmo

Na região de Itaquera, os moradores podem aproveitar um momento de contato com a natureza no Parque do Carmo.

O parque tem uma estrutura completa com anfiteatro, campos de futebol, ciclovias, e ainda é o local que recebe a Festa das Cerejeiras desde a década de 70, uma vez que essa árvore símbolo do Japão faz parte das 6 mil espécies presentes no parque.

Parque Ecológico Tietê

Outra opção de lazer na Zona Leste de São Paulo é o Parque Ecológico da região do Tietê, que desde 1982 preserva a fauna e a flora da várzea do famoso rio da capital paulista.

Como atrações, o Parque possui Centro Cultural, o Museu do Tietê, Centro de Recepção de Animais Silvestres e biblioteca.

Shopping Boulevard Tatuapé

Na região de mesmo nome, o Shopping Boulevard Tatuapé é um importante centro de compras que atrai moradores de diversos outros bairros devido à diversidade de lojas e serviços oferecidos, bem como as diversas iniciativas culturais.

Arena Corinthians

arena corinthians na zona leste de são paulo

Agora denominada Neo Química Arena, a Arena Corinthians é uma joia em Itaquera, sendo palco de importantes eventos nacionais e internacionais além de ser casa do Corinthians, grande clube paulista.

Além de sediar jogos e shows, o espaço tem auditórios, tour, bares e restaurantes.

SESC Itaquera

Também na região de Itaquera, o SESC local é uma excelente opção de lazer na Zona Leste de São Paulo.

O local recebe uma série de eventos culturais toda semana, com opções que agradam todos os públicos e idades e valorizam a diversidade em suas programações.

Encontre seu imóvel com ZAP Imóveis!

Agora você já sabe que a Zona Leste de São Paulo é uma parte essencial da identidade da cidade, com uma mistura única de história, cultura e vitalidade urbana.

Essa é uma região excelente para explorar e achar o seu futuro lar: e o ZAP Imóveis pode ajudar você a encontrar o local ideal para alugar ou comprar na Zona Leste!

No site ZAP Imóveis, conte com nossos filtros que facilitam a busca conforme as suas necessidades e navegue por milhares de opções de compra e locação.

Para mais artigos como este, acesse aqui o blog do ZAP.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas