Zap Móveis

Jardim vertical torna acesso convidativo

Spread the love

Na reforma da loja, este imóvel ganhou uma escada que liga o pavimento existente à ampliação das instalações do estabelecimento comercial, no piso superior. A escada foi executada em um fosso que fica entre o prédio e uma cortina de concreto na divisa do terreno. A ideia do jardim vertical veio para revestir a parede de concreto.

Ricardo Wolffenbüttel / Agência RBSAlém do efeito decorativo, o jardim vertical melhora também a sensação térmica e acústica do ambiente

“O revestimento de plantas quebrou a brutalidade do cinza da parede”, diz Erik Puchert, da Meu Jardim Paisagismo, empresa que assinou o projeto do jardim vertical.

A circulação no meio do verde tornou o acesso ao andar superior mais convidativo. Conforme Erik, além da questão estética e visual, o jardim vertical nas dimensões que foi executado ajuda ainda nas questões térmicas — diminuindo o uso de ar-condicionado — e acústica.

No projeto foram usadas lâmpadas especiais para ajudar no crescimento das espécies que fazem a compensação de luz. A entrada de iluminação natural é por meio da cobertura do telhado com telhas translúcidas.

“As espécies que estão mais acima recebem maior incidência de luz e as espécies mais abaixo e também sob a escada ficam numa área mais escura. À medida que vai ficando mais escuro, pela distância das telhas, a iluminação artificial é reforçada”, destaca.

Neste caso, mais do que o efeito decorativo na loja, o jardim melhora também a qualidade do ar e propicia um melhor ambiente de trabalho. O contato com as plantas, diz Erik, relaxa as pessoas diminuindo o estresse.

O jardim vertical foi executado através de um sistema construtivo desenvolvido e patenteado pela empresa Meu Jardim Paisagismo, à base de steel framing.

Leia mais:
>> Temperos de apartamento: veja como montar uma horta vertical
>> Jardim vertical é solução para espaços pequenos

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas