Biombos e brises dividem e dão privacidade aos ambientes

Biombo dividindo ambiente
Spread the love

Unir estilo e praticidade é um desejo cada vez mais comum na decoração. Pensando nisso, o biombo para divisão de ambientes é uma peça-chave. Com modelos que se adequam aos diversos tipos de espaço, ele pode oferecer privacidade e, ao mesmo tempo, dar um toque único ao local. 

Confeccionado nos mais variados materiais, o biombo como um objeto decorativo é uma decisão que demanda um olhar mais apurado em relação ao ambiente escolhido. Para acertar na decisão, confira as dicas que o ZAP Imóveis separou para você usar esse elemento na sua residência.

O que é biombo e para que serve?

Para começar, é importante entender o que é biombo. Ele é uma peça divisória móvel, geralmente confeccionada em madeira ou estrutura de bambu, com várias faces ou folhas interligadas por dobradiças. Assim, ele pode ficar com as partes dobradas ou abertas. 

Com base nas características listadas, é possível entender para que serve o biombo: dividir, resguardar ou ocultar espaços de um ambiente. Por isso, ele é considerado uma peça muito versátil quando se trata de design de interiores e vem sendo adotado por arquitetos e decoradores.

Cláudia Santos, especialista em móveis, conta que realizou um projeto em que usou um biombo para divisão de ambientes, na varanda de um apartamento. Ali, a peça serviu para esconder e separar a área dos brinquedos dos filhos da proprietária do imóvel e a área social da varanda, decorada com poltronas e plantas.

Biombos decorativos

O biombo também pode exercer um papel estético no ambiente. Os biombos decorativos podem ser revestidos por tecidos, couro e papel. Há modelos mais básicos, mais elaborados ou artísticos, feitos com treliças, pinturas, apliques e uma infinidade de elementos.

Outra opção muito utilizada, assim como o biombo para divisão de ambientes, é a “brise”. Criada pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier, a brise-soleil deixou de ser usada apenas para impedir a incidência direta do sol nas fachadas de edifícios e vem conquistando mais espaço nos lares.

A “brise” é uma espécie de veneziana que filtra a luminosidade e não barra a circulação do ar. Ela também oferece uma série de modelos e, assim como o biombo, vem sendo usada por arquitetos e decoradores para separar os ambientes em variados projetos. 

Versatilidade e mobilidade

Diferentemente do biombo para divisão de ambientes, que é um elemento móvel, as brises são lâminas fixadas no teto e no piso. Em geral, elas são feitas de madeira, alumínio e fibra sintética. Também não faltam modelos espelhados para dar personalidade à decoração

biombo dividindo ambiente em banheiro

“O biombo é um curinga. É versátil e oferece mobilidade. A ‘brise’ é presa no teto e no piso. Tenho certa resistência em furar o piso e o teto, depois deixar a peça fixa, que pode cansar. Um biombo pode ficar bacana também em um canto da sala, atrás de um sofá. Há modelos que têm o status de peça de arte”, afirma Cláudia.

Como usar biombo e brise-soleil?

Após conhecer um pouco mais sobre as peças, é hora de saber como usar biombo e “brise” nos seus ambientes. As duas peças são versáteis e têm versões que combinam cada estilo de decoração.

Os biombos são usados como divisórias e estão disponíveis em vários modelos, tamanhos e materiais. Assim, é comum usar o biombo para separar ambientes. Uma das vantagens dele é ser transportável para outros lugares, ao contrário da “brise”, que é um elemento fixo no cômodo escolhido.

Veja algumas ideias

Os arquitetos Luiz e Mariana Marinho desenharam uma “brise” feita em marcenaria para dividir as salas de jantar e de estar de um apartamento na Barra da Tijuca. Foram feitos três painéis com 1,40 m que, juntos, formam uma estrutura linear com 4,20 m.

“A ‘brise’ oferece uma sensação de profundidade. Projetamos uma de 1,90 m, deixando uma distância de 1 m do teto para circulação do ar. Isso dá privacidade sem tirar a ventilação. As valetas também podem abrir e fechar de acordo com a proposta”, resume Mariana. Ela enfatiza que também é possível usar aparadores e mesas com vasos de flores em diferentes níveis para separar os ambientes. 

A dupla Naná Poubel e Cláudio Brandão criou uma “brise” de quatro lâminas com portas de correr e frisas verticais espelhadas, que também podem ficar abertas. Brandão explica que ela substituiu a cortina e, além de deixar o ambiente mais fresco ao barrar a entrada do sol, dá charme ao ambiente. Já nos quartos, eles costumam optar pelo biombo, para delimitar uma área sem fazer grandes obras.

Dicas de decoração do ZAP Imóveis

Gostou deste post sobre biombo para divisão de ambientes? No blog do ZAP Imóveis, você encontra mais conteúdo sobre decoração: basta continuar navegando para ler outros materiais sobre como deixar os ambientes da sua residência cheios de estilo.


Já se precisar de um novo imóvel, conte com o ZAP para encontrar as melhores opções. Nosso portfólio contém casas e apartamentos nas principais regiões do país.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais vistos

Mais lidas