Zap Móveis

Mercado oferece produtos reciclados para construção e decoração

Spread the love

Nas mostras de decoração não faltam experiências em busca de uma casa mais ‘verde’, com produtos sustentáveis, seja na forma de sobras e entulhos oriundos da construção civil e da produção industrial ou mesmo compostos que imitam ou criam novos materiais. O mercado segue, a passos mais lentos, essa criatividade, mas já oferece produtos reciclados para a casa.

São principalmente revestimentos, de piso à parede, passando até por estofados. Alguns tipos de produtos, como os feitos com fios de garrafas pet, chegam ao mundo da decoração após terem sido incorporados em outras indústrias, como a de vestuário. A aparência é de tecido sintético, mas essa característica pode ser amenizada ao misturá-lo a outros materiais, como o algodão.

Industrializados, geralmente esses produtos passam por um controle de qualidade e não devem quase nada aos produtos originais, afirma a arquiteta Maira Del Nero, do escritório Cria Arquitetura, que trabalha com projetos sustentáveis.

Ela cita telhas feitas de alumínio, plástico ou papel reaproveitados. “Picados e prensados, esses materiais lhe conferem boa resistência e contribuem para o controle de temperatura.”

Porém, outros, como o vidro, podem não ter o mesmo efeito estético, pois têm uma coloração esverdeada. “Mesmo assim, podem servir para outros fins, como portas, vasos e mesas”, completa. Já o cimento reciclado pode demorar mais para secar. “Mas, de forma geral, as características são semelhantes.”

Produtos como o plástico podem ter inúmeras funções e até imitar madeira na forma de compostos moídos e adaptados. “Moldado a quente, veios podem ser desenhados, e o material pode ser utilizado como revestimento de fachadas, decks e portões com a vantagem de não necessitar de manutenção, como aplicações de verniz.”

Porém, Maira alerta: muitos produtos ainda não são encontrados facilmente, estão em fase de testes e ainda não possuem garantias longas, pois são novos no mercado. “Na hora da compra, tire todas as dúvidas com relação ao produto.”

VEJA OPÇÕES:
Mosaico
Feitos com resíduo eliminado pelas máquinas de corte de marmorarias

Forros
Placas planas impermeáveis feitas de alumínio, plástico e papel cartão para vedação

Revestimentos
Vegetal com 30% de cortiça extraída da casca do sobreiro e 70% reciclada de rolhas ou pó de pedras como mármore e granito para revestir paredes

Pufes
Revestidos com trama de lona de caminhão ou materiais como couro reciclado

Madeira
Biosintética feita de plástico reciclado

Cerâmicas
Com vidro reciclado de lâmpadas fluorescentes

Estofados
Tecidos feitos com garrafas pet para revestir sofás e poltronas e compor tapetes

Telhas
Feitas com embalagens de papelão, alumínio ou tubos de pasta de dente

Compostos
De plásticos moídos, imitam madeira e compõem decks

Outros materiais
Materiais reciclados que também podem ser usados na construção ou reforma: porcelanatos, couro, pneus, aço,cimento e pastilhas

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas