Zap Móveis

Aprenda como fazer isolamento acústico

Spread the love

Quem mora em apartamento sabe que barulhos externos podem acabar com a tranquilidade e o conforto desse tipo de moradia. Afinal, em excesso, eles geram dificuldades para dormir e se concentrar. Por isso, saber como fazer o isolamento acústico adequado é essencial para o bem-estar no dia a dia. 

Pensando nisso, o ZAP Imóveis separou algumas dicas de isolamento acústico profissionais e caseiras, que você pode colocar em prática com simples objetos decorativos da sua casa. A seguir, você ainda confere onde fazer esse ajuste que contribui para o sossego. 

O que é isolamento acústico?

O isolamento acústico é o uso de materiais que bloqueiam o ruído e o som de diferentes espaços. Ele isola barulhos externos, deixando os ambientes mais silenciosos, proporcionando mais qualidade de vida e conforto para os moradores.

Antes de instalar um isolamento acústico, é preciso entender como o som se espalha e de quais barulhos você precisa se livrar. O som não passa somente pelas paredes, porque também vem de superfícies ou frestas mais finas, como janelas e vidros.

Então, considere todas as partes do ser lar por onde o barulho pode entrar e verifique quais barulhos mais incomodam. Assim, fica mais fácil escolher a melhor solução para seu problema. 

Onde fazer o isolamento acústico?

O isolamento acústico pode ser feito em qualquer ambiente da sua casa, incluindo seu cantinho de estudos que precisa de silêncio, sua cozinha mais próxima da rua e até uma sala de estar ou um quarto. Quem mora em localidades mais centrais, por exemplo, geralmente coloca um isolamento acústico nas janelas para proteção. 

5 materiais que podem ser usados no isolamento acústico 

A quantidade de materiais que podem ser usados para fazer o isolamento acústico é grande. Afinal, para cada ponto da sua casa, existe uma forma específica de isolar. Além disso, existem opções para todos os bolsos. Logo abaixo, você descobre o melhor isolamento acústico para sua situação. 

1 – Isolante acústico

O isolante acústico pode ser aplicado do chão até o teto do imovel. Ele é um tipo de manta acústica fina ou um painel de fita isolante que permite vedar qualquer espaço, pequeno ou grande. Também pode ser aplicado com outros materiais, como o drywall.

2 – Drywall com lã de vidro ou de rocha

O drywall é outra forma de isolar o som externo. Nesse caso, são usadas placas de espessura média e peso leve que garantem um bom isolamento de ruídos. Geralmente, ele é combinado com lãs de rocha ou vidro para potencializar a vedação acústica.

3 – Porta antirruído

A porta antirruído também é uma boa forma de garantir a privacidade e o silêncio. Além disso, ela é bastante durável, já que é feita de madeira maciça. Por conta do valor elevado, normalmente ela é instalada na entrada de apartamentos, reduzindo os barulhos gerados por quem passa pelos corredores.

4 – Espuma acústica

A espuma acústica é um material muito usado para isolamento de estúdio. Ela é feita com leves placas de espuma que absorvem o ruído interno e impedem que ele saia do ambiente. É a alternativa mais indicada para quem trabalha com produção audiovisual.

5 – Janela antirruído

isolamento-acustico-residencial-janelas
Janelas e portas precisam ser bem vedadas

A janela antirruído é uma das alternativas mais completas quando se fala de isolamento acústico para casa. Isso porque a vedação acontece desde o entorno, no batente da janela. São usados materiais pesados e grossos para impedir a propagação de som. 

Dicas caseiras para fazer o isolamento acústico 

Se você quer dicas caseiras sobre como fazer o isolamento acústico em apartamento, comece pelo tapete. Isso mesmo, esse item de decoração ajuda a diminuir os barulhos que vêm do vizinho de baixo. O tecido dele pode absorver os sons, por isso quanto mais grosso for, melhor. 

Já se você busca um isolamento acústico de parede, saiba que os quadros são uma boa pedida. Eles devem ter molduras largas para vedar o som. O papel de parede também serve como um filtro para diminuir os ruídos do imovél, principalmente se for mais espesso. 

ZAP Imóveis: encontre a residência dos seus sonhos! 

Caso o isolamento acústico não resolva o problema de barulho em seu lar, talvez você precise se mudar. Nesse caso, conte com a ajuda do ZAP Imóveis para escolher a residência ideal para sua necessidade, em poucos cliques. 

Em nosso site, você confere alternativas de apartamentos, casas, kitnets, flats e muitos outros tipos de residências disponíveis para alugar e comprar. Além disso, você pode usar os filtros de localização, valor e quantidade de cômodos para encontrar seu próximo lar sem complicações. Conheça o ZAP Imóveis agora mesmo! 

Veja também:

+ Saiba como levantar uma parede sem correr riscos

+ Parede torta é pepino na certa. Saiba como evitar esse problema

+ Saiba como escolher e instalar cooktop em sua cozinha

+ Renove o visual da sua cozinha gastando 10 X R$ 75. Assista ao vídeo

+ Saiba como aproveitar cantos e vãos da cozinha para manter a organização

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas