Zap Móveis

Conheça as principais comidas típicas de São Paulo

Spread the love

Em meio à agitação urbana de São Paulo, as comidas típicas se destacam como uma verdadeira expressão cultural da região.

Muito além de satisfazer o paladar, essas receitas desempenham um papel fundamental na preservação da identidade e da história de um local, conectando as pessoas e transmitindo tradições de geração em geração.

Neste conteúdo, você vai conhecer os pratos clássicos do Estado de São Paulo e descobrir onde prová-los na capital, é só seguir a leitura!

As melhores comidas típicas de São Paulo

A cidade de São Paulo carrega muita história, cultura e costumes em seu cenário urbano. Em meio a isso, a comida paulista é capaz de transmitir toda essa tradição em pratos cheios de sabor.

Conheça as receitas típicas do Estado de São Paulo que você não pode deixar de provar.

1. Pastel de feira

O pastel de feira é uma iguaria encontrada em quase todas as esquinas da cidade, que oferece uma infinidade de recheios, desde os clássicos, como queijo e carne, até os mais elaborados, como camarão e strogonoff. 

Um dos mais famosos é o Pastel da Maria, que marca presença em feiras livres do Pacaembu, da Mooca, de Santana, Osasco, Sumaré e do Parque Novo Mundo. 

Outros pontos imperdíveis para apreciar um clássico pastel de feira são:

  • Pastelaria Yoka, no bairro Liberdade: duas vezes eleito o melhor pastel de São Paulo pela revista Veja, tem cardápio que vai do clássico recheio de carne até o mais ousado de tofu com shitake;
  • Hocca Bar, no Mercado Municipal de São Paulo: o carro-chefe é o pastel de bacalhau, considerado o melhor do mundo pelo guia TasteAtlas em 2023.

2. Virado à paulista

Composto por arroz, tutu de feijão, bisteca de porco, linguiça, ovo frito, couve refogada e banana à milanesa, o virado à paulista é um clássico entre as comidas típicas de São Paulo.

É aquele prato com sabor de comida caseira e reconfortante, que reflete a tradição gastronômica da capital paulista. A receita é, inclusive, considerada Patrimônio Imaterial desde 2018. 

Alguns lugares para experimentar um bom virado à paulista são:

  • Bar da Dona Onça, no Edifício Copan, Centro de São Paulo: comandado pela chef Janaína Rueda, o local serve o clássico virado à paulista às segundas-feiras;
  • Bolinha Restaurante, no Itaim Bibi: com cardápio tipicamente brasileiro, o restaurante serve um delicioso virado à paulista diariamente.

3. Arroz biro biro

Feito com arroz cozido, batata palha, bacon frito, ovos mexidos e salsinha, o arroz biro biro prato é uma explosão de sabores e texturas.

O nome do prato é uma homenagem ao jogador de futebol Biro-Biro. Saiba onde encontrar a iguaria em São Paulo:

  • Restaurante Bancário, no centro histórico de São Paulo: com opções de pratos a la carte ou buffet, esse restaurante na região central de São Paulo tem o arroz biro biro como destaque no cardápio;
  • A Figueira Rubaiyat, no bairro Jardins: conhecido pelas carnes, o restaurante também serve o famoso arroz biro biro em um ambiente sob a incomparável figueira centenária. 

4. Cuscuz paulista

A versão de cuscuz paulista é bem diferente: com base de farinha de milho, a receita mistura sardinha ou frango, com outros ingredientes a gosto, como ovos cozidos, palmito, azeitonas, ervilha e milho.  

Depois de cozida, essa mistura é desenformada e servida quente ou fria. A receita também pode ser feita com camarão ou em versão vegetariana, só com legumes. 

Saiba onde encontrar essa iguaria em São Paulo:

  • Restaurante Amadeus, no bairro Jardins: comandado pela chef Bella Masano, o Amadeus traz o clássico cuscuz paulista de camarão para o seu cardápio;
  • Lobozó, na Vila Madalena: produzido pela equipe do chef Gustavo Rodrigues, o cardápio do Lobozó conta diferentes versões de cuscuz, desde o clássico camarão até a versão vegetariana com cogumelos e vegetais. 

5. Bauru

Outro destaque entre as comidas típicas de São Paulo é o bauru, um sanduíche criado na década de 1930. 

A receita original é feita com rosbife, queijo derretido, tomate e pepino em conserva, tudo dentro de um pão francês crocante. 

A dica é apreciar essa delícia no Ponto Chic, no centro de São Paulo, local onde a receita original do bauru foi criada e que mantém a tradição do sanduíche desde 1937.

São Paulo é um dos maiores polos gastronômicos do Brasil

Só de conhecer as comidas típicas de São Paulo, já fica claro a riqueza gastronômica do Estado. A terceira posição na categoria “restaurantes” do ranking World’s Best Cities é um reconhecimento dessa pluralidade.

Conquistada em 2023, essa classificação elenca os 100 melhores destinos turísticos do mundo e colocou São Paulo à frente de grandes destinos globais, como Londres e Nova York. 

Na descrição do prêmio, a Resonance Consultancy, responsável pela elaboração do ranking anual, frisou justamente a variedade culinária do cenário paulistano.

Essa é uma grande demonstração de como São Paulo se destaca quando o assunto é comida, sendo um importante polo gastronômico do país. 

Leia também: Restaurantes aconchegantes em SP: confira 10 opções para ter um jantar romântico

Dúvidas Frequentes

Qual é o prato típico do Estado de São Paulo?

Existem diferentes pratos típicos de São Paulo, mas o virado a paulista se destaca por ser reconhecido como Patrimônio Imaterial pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Governo do Estado de São Paulo) desde 2018.

O que os paulistas mais comem?

Entre as comidas típicas paulistanas, estão o virado à paulista, arroz biro biro, cuscuz paulista, sanduíche bauru e o clássico pastel de feira.

Qual é o doce típico de São Paulo?

Pamonha, paçoca, sonho e bolinho de chuva aparecem entre os doces clássicos do Estado de São Paulo.

Conclusão

São Paulo não é apenas uma cidade de arranha-céus e trânsito intenso, mas também um paraíso gastronômico repleto de sabores autênticos e tradicionais.

A riqueza da culinária reflete a diversidade e a história da cidade, proporcionando uma experiência única para moradores e visitantes. 

Morar em São Paulo é aproveitar esse cenário diversificado, que não apenas satisfaz o paladar, mas também conecta as pessoas às tradições e identidade cultural da cidade.

Essa é apenas uma das inúmeras razões para morar na capital paulista. Se você também está em busca de um lugar para chamar de lar em São Paulo, vale a pena conferir as ofertas de imóveis na plataforma do ZAP Imóveis.

Encontre o imóvel ideal para você em São Paulo no ZAP Imóveis!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas