Zap Móveis

Centro histórico de São Paulo: 7 atrações que você precisa conhecer na região

Spread the love

O centro histórico de São Paulo é um verdadeiro tesouro cultural, que representa as raízes e a evolução da cidade ao longo dos séculos. 

Repleto de prédios históricos, praças encantadoras e uma atmosfera vibrante, essa região é um convite para mergulhar na história paulistana. 

Neste conteúdo, vamos explorar as principais atrações do centro histórico, desde seus monumentos emblemáticos até sua arquitetura e vida cultural. 

Continue a leitura para descobrir os encantos desse lugar que resgata o passado em meio a 

A história do centro de São Paulo

O centro histórico engloba a região onde a cidade de São Paulo foi fundada, em 25 de janeiro de 1554, quando foi construído o Pateo do Collegio – local idealizado pelo Padre José de Anchieta para ser escola da catequização dos índios e alojamento. 

Neste dia, os padres José de Anchieta e Manoel da Nóbrega rezaram a primeira missa e fundaram também a primeira igreja de São Paulo. 

Ao redor do colégio e da igreja, se desenvolveu o povoado que formaria a Vila de São Paulo de Piratininga alguns anos depois. 

Essa região reúne hoje os bairros da Consolação, , República, Santa Cecília e Liberdade. 

A arquitetura do centro histórico de São Paulo

O centro histórico é um verdadeiro museu de arquitetura a céu aberto, com uma variedade impressionante de estilos e influências. 

Desde os imponentes edifícios coloniais até as modernas estruturas contemporâneas, cada construção conta uma parte importante da história da cidade. 

Entre os pontos de destaque quando o assunto é arquitetura estão o Edifício Martinelli, marco da arquitetura neoclássica, e o imponente Theatro Municipal, exemplo do estilo eclético. 

Além deles, outros pontos arquitetônicos importantes são:

  • Mosteiro de São Bento: uma obra-prima do estilo barroco, com fachada ornamentada e detalhes arquitetônicos deslumbrantes;
  • Pátio do Colégio: local onde a cidade de São Paulo foi fundada, marcado por uma arquitetura colonial que remete aos primórdios da colonização;
  • Catedral da Sé: uma das maiores igrejas neogóticas do mundo, com uma arquitetura rica em detalhes e uma história que remonta ao século XVIII;
  • Edifício Copan: ícone da arquitetura moderna brasileira, projetado por Oscar Niemeyer, conhecido por sua forma sinuosa e por suas linhas curvas marcantes;
  • Edifício Altino Arantes: com sua imponente torre e design inspirado no Empire State Building, é um dos marcos mais reconhecíveis do skyline paulistano.

O que fazer no centro histórico de São Paulo?

Para que você possa aproveitar ao máximo sua visita ao centro de São Paulo, separamos algumas atrações imperdíveis na região. Confira a seguir.

Pinacoteca do Estado

Localizada na Praça da Luz, a Pinacoteca de São Paulo é um museu de arte que abriga uma vasta coleção de obras brasileiras do século XIX até os dias atuais. 

Além de exposições temporárias, você pode apreciar o belo edifício histórico que abriga a Pinacoteca. 

O espaço tem entrada gratuita aos sábados. 

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Instalado em um edifício histórico restaurado, o CCBB é um espaço multifuncional que promove arte, cinema, música e outras programações culturais.

No local, é possível encontrar uma variedade de exposições, peças teatrais, shows e eventos culturais que acontecem ao longo do ano. 

Theatro Municipal

Marco arquitetônico do centro histórico de São Paulo, o Theatro Municipal é palco de apresentações de ópera, balé, orquestra sinfônica e muito mais.

Além de assistir a espetáculos mundialmente famosos, você pode fazer passeios guiados para conhecer a história do edifício.

Próximo ao Theatro, você também encontra o Viaduto do Chá, primeiro viaduto construído em São Paulo e um grande marco no desenvolvimento da cidade. 

Museu da Língua Portuguesa

Este museu, localizado na Estação da Luz, celebra a língua portuguesa em todas as suas formas por meio de exposições interativas e instigantes. 

Além das exposições, a arquitetura do prédio também chama a atenção na região central do cenário paulista. 

O espaço tem entrada gratuita aos sábados. 

Catedral da Sé

Uma das maiores igrejas góticas do mundo, a Catedral da Sé impressiona com sua imponência e arquitetura deslumbrante. 

Localizada na Praça da Sé, a catedral tem interior adornado com belos vitrais e obras de arte sacra, oferecendo uma experiência espiritual e estética única.

Farol Santander

Localizado no Edifício Altino Arantes, já apresentado neste conteúdo, o Farol Santander une cultura, gastronomia e uma vista privilegiada de São Paulo em seus 35 andares. 

O local abriga exposições, galerias de arte e eventos especiais, além de restaurantes e cafés, proporcionando uma experiência bem diversificada.

Mercado Municipal de São Paulo

Conhecido como “Mercadão”, o Mercado Municipal de São Paulo é o lugar perfeito para explorar a culinária e a cultura paulistana. 

Com uma variedade impressionante de frutas, queijos, carnes e especiarias, você pode experimentar os sabores autênticos da cidade e mergulhar na agitação do mercado, localizado na rua da Cantareira. 

Como é morar perto do centro histórico de São Paulo?

Com fácil acesso a diversas opções culturais, como museus, teatros e galerias de arte, quem escolhe morar perto do centro histórico de SP pode desfrutar de uma vida cultural rica e vibrante. 

Além disso, a proximidade com o centro facilita o acesso a serviços essenciais, como hospitais, supermercados e escolas, assim como ao transporte público e uma variedade de opções gastronômicas. 

No entanto, é importante considerar o movimento constante da região e o potencial para ruído, natural de áreas centrais de metrópoles como São Paulo.

Ainda assim, vale a pena avaliar os benefícios e as opções de moradia disponíveis para atender às necessidades individuais.

Encontre as melhores opções de imóveis no centro de São Paulo no ZAP Imóveis!

Dúvidas Frequentes

O que fazer no centro de São Paulo?

É possível visitar diferentes lugares no centro histórico de São Paulo, como a Pinacoteca do Estado, o Mercado Municipal, a Catedral da Sé e o Mercado Municipal. Pela região, você encontra atividades culturais, gastronômicas e diversos marcos históricos da cidade.

O centro histórico de São Paulo é perigoso?

Você pode aproveitar o centro de São Paulo sem problemas, mas por se tratar da região central de uma grande cidade, é importante tomar alguns cuidados, como optar por passeios durante o dia na região.

Além disso, lembre-se de guardar os seus pertences, carregar a bolsa na parte da frente do corpo e evitar usar o celular na rua.

Como chegar no centro histórico de São Paulo?

A maneira mais fácil de chegar ao centro histórico é de metrô, pelas linhas 1- Azul e 3-Vermelha. 

É possível descer em diferentes estações na região, como Luz, Sé, São Bento e Japão-Liberdade, na linha 1-Azul, ou Anhangabaú, República e Santa Cecília, na linha 3-Vermelha. Verifique qual fica mais próxima do seu ponto de interesse.

Conclusão

Não há dúvidas de que o centro de São Paulo carrega muita história, cultura e arquitetura nos pequenos e grandes detalhes.

Passear pela região é mergulhar na trajetória da cidade, desde as construções do período colonial até os arranha-céus de hoje. Se você já pensou em morar em meio a essa riqueza cultural, então não pode deixar de conferir as ofertas de imóveis disponíveis na plataforma ZAP Imóveis!

More em São Paulo

Os melhores imóveis

No ZAP tem
Os melhores imóveis

Ache agora o seu

Futuro lar Ver imóveis

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas