Dia do Sushi: conheça a data e dicas de melhores restaurantes de São Paulo
Um dos pratos mais populares da culinária japonesa, o sushi conquistou tantos corações ao redor do mundo que até ganhou uma data só sua: o Dia do Sushi em novembro, celebrado anualmente no dia 1º.
A homenagem nasceu no Japão, mas já faz parte do calendário brasileiro e tem o objetivo de destacar essa delícia, mas também reforçar a cultura japonesa.
Neste conteúdo, vamos compartilhar mais dessa história com você. Continue a leitura para conferir!
Conheça a história do Dia do Sushi
O Dia Internacional do Sushi foi criado no Japão, pela Federação Nacional das Associações do Sushi do Japão, em 1961. A data escolhida para essa celebração foi o dia 1º de novembro.
No Brasil, a data é seguida, mas existem algumas comunidades que também comemoram esse prato típico no dia 18 de junho, Dia Nacional da Imigração Japonesa.
Acredita-se que o sushi propriamente dito nasceu, na verdade, como uma forma de conservar os alimentos. Para preservação, o peixe era coberto com arroz.
Com o passar dos anos, a técnica ganhou o vinagre como adicional e, assim, criou-se um preparo de peixe recheado com arroz temperado com vinagre, que depois ganhou diferentes formatos e recheios, como legumes, frutas e ovas de peixe.
Os principais tipos de sushi
A culinária japonesa conta com diferentes tipos de sushi e, conforme se espalhou pelo mundo, ganhou novas versões, como o hot roll.
O hot roll é o sushi empanado e frito, normalmente recheado com peixe grelhado. Essa não é uma receita tipicamente japonesa, mas ganhou espaço em outros países, como o Brasil.
Pensando nas montagens mais tradicionais, os principais sushis são:
- temaki: com formato de cone, o temaki é composto de alga enrolada no arroz e pode trazer diferentes recheios, como peixes, frutos do mar, legumes, frutas e até mesmo cogumelos;
- gunkan: esse sushi é feito com um arroz japonês enrolado em alga (nori), que ganha uma cobertura de ovas de peixe, legumes, frutos do mar ou peixe cru;
- nigiri: conhecido como niguiri no Brasil, é o bolinho de arroz amassado coberto com uma fatia de peixe, como atum, salmão ou camarão;
- uramaki: nesse tipo de sushi, o arroz envolve a alga e é recheado com peixes, frutas ou legumes.
5 melhores sushis de São Paulo
Separamos 5 opções de restaurantes aconchegantes e recheados de sushis deliciosos em São Paulo. Confira a seguir.
1. Yü
O Yü fica no Itaim Bibi e une culinária japonesa de qualidade a um ambiente único. O nome já resume a experiência: a tradução de Yü para o português é “excelência”.
Sem perder a essência da tradição dos pratos japoneses, o restaurante consegue aplicar um toque de modernidade aos preparos e surpreender com sabores inesquecíveis.
O local funciona de segunda a quinta, das 12h às 15h e das 18h30 às 00h, de sexta no mesmo horário para almoço e das 18h30 às 00h30 para o jantar, e aos sábados, das 19h às 00h30h.
2. JAM
O JAM conta com duas unidades em São Paulo, uma no bairro Itaim Bibi e a outra no bairro Jardins. Independente do local escolhido, a vivência com certeza será única.
Além de pratos deliciosos, o ambiente conta com apresentações musicais todas as noites e ainda traz exposições, localizadas no mezanino da casa.
No cardápio, é possível encontrar sushis tradicionais, assim como opções vegetarianas. As duas unidades funcionam todos os dias, de segunda a sexta, das 12h às 15h, e aos sábados e domingos, das 12h30 às 16h.
3. Kuro
Em um ambiente intimista com lugares limitados, o Kuro é um restaurante japonês que proporciona não apenas sushi de qualidade, mas também uma experiência culinária incrível.
Vale destacar que o Kuro atende apenas com reservas e só tem a opção de menu degustação, o que garante uma vivência ainda mais personalizada.
O local, que fica no bairro Jardins, funciona de segunda a sexta com duas rodadas de atendimento: uma às 19h e outra às 21h. Todo o preparo dos pratos pode ser acompanhado pelos clientes, que sentam-se no balcão.
4. Aya Restaurante
Localizado no bairro Pinheiros, o restaurante Aya também conta com uma atmosfera intimista e lugares limitados: são apenas 50 lugares.
O local foi montado em um sobrado de dois andares, com um ambiente moderno e clean, ideal para degustar os pratos exclusivos preparados pelo chef Juraci Pereira.
Leia também: Veja boas opções de restaurantes em Pinheiros
O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 12h às 14h no horário do almoço, de segunda a quinta das 19h às 23h para jantar. As sextas, sábados, domingos e feriados, o horário é das 19h às 00h.
5. Sapporo
Em Moema, um dos melhores bairros de São Paulo, é possível encontrar o restaurante Sapporo, que oferece rodízio e um belo cardápio com pratos à la carte.
O restaurante funciona de segunda, das 18h30 às 22h, de terça a sexta, das 12h às 14h30 e das 18h30 às 22h30h, aos sábados e feriados das 12h às 15h e das 18h30 às 22h30.
Aos domingos, o horário de funcionamento é das 12h às 16h e das 18h30 às 22h.
Conheça São Paulo com o ZAP Imóveis
Você sabia que o blog do ZAP Imóveis conta com um Guia de Cidades exclusivo repleto de dicas para te ajudar a explorar os melhores pontos de cada local?
Na página, você encontra uma série de conteúdos sobre São Paulo para aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer, desde restaurantes até pontos de lazer.
Para curtir ainda mais a capital paulista, a plataforma do ZAP Imóveis reúne os melhores imóveis de São Paulo para que você encontre o lar dos seus sonhos.
Confira os melhores imóveis de São Paulo no ZAP Imóveis
Perguntas frequentes sobre o dia do sushi
Quando é o Dia do Sushi no Brasil?
No Brasil, a data escolhida para a comemoração ao sushi acontece em 1º de novembro, seguindo o mesmo dia do evento no Japão.
Quem inventou o Dia do Sushi no Brasil?
Na verdade, quem instituiu a data foi o Japão, mais especificamente a Federação Nacional das Associações do Sushi do Japão, em 1961. Logo, a comemoração ganhou espaço no calendário brasileiro, que segue a mesma data japonesa para celebrar o sushi.
Quais são os melhores sushis?
Existem variados tipos de sushis, mas os mais tradicionais são o nigiri, o hossomaki, o gunkan e o uramaki. Além deles, o temaki, o hot roll e o joe fazem sucesso entre o público brasileiro.
Onde comer sushi em São Paulo?
São Paulo conta com um amplo leque de opções para os apaixonados pela culinária japonesa, mas algumas dicas de restaurantes para comer sushi na capital paulista incluem: Kuro, Yü, JAM e Sapporo.