Afinal, o que fazer na Vila Mariana? Confira os principais lugares para visitar

Spread the love

A Zona Sul de São Paulo é repleta de bairros charmosos e cheios de atrações para todos os gostos: e hoje, especialmente, vamos falar sobre o que fazer na Vila Mariana!

A Vila Mariana é um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, e é um dos lugares mais procurados quando o assunto é lazer e diversão na capital paulista. 

O bairro surgiu no final do século XIX como um loteamento voltado para a classe média alta paulistana e, com o tempo, se consolidou como um dos principais polos intelectuais e culturais da cidade.

Entre ruas arborizadas, prédios históricos e uma atmosfera aconchegante, o bairro oferece uma rica variedade de atrativos para todos os mais variados perfis de visitantes!

Se você está procurando por ideias de passeios nessa região de SP, veio ao lugar certo: o ZAP preparou um guia com algumas dicas sobre o que fazer na Vila Mariana.

De restaurantes a museus, confira aqui as principais atrações de uma das vizinhanças mais encantadoras da metrópole paulistana.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Amore e pasta: separamos aqui 8 incríveis restaurantes italianos para você conhecer em São Paulo, confira no blog!

Saiba mais sobre a Vila Mariana

Antes de falarmos sobre o que fazer na Vila Mariana, que tal conhecer um pouquinho mais sobre o bairro?

Com 130.484 mil habitantes, espalhados por 8,60 km² de área, a Vila Mariana é uma das regiões mais desenvolvidas de São Paulo.  — um imóvel aqui fica em torno de R$ 13.471 /m² em uma compra, como aponta o levantamento mais recente do índice FipeZAP.

Quem mora por lá tem fácil acesso ao centro da cidade, visto que esse é o distrito que mais possui estações de metrô por perto: ao todo, são três.

Para chegar à Vila Mariana, você pode pegar a Linha 1 – Azul, que liga Tucuruvi e Jabaquara; a Linha 2 – Verde, cujo trajeto inclui desde a Vila Madalena até a Vila Prudente; ou a Linha 5 – Lilás, que liga o Capão Redondo à Chácara Klabin, por meio da estação Santa Cruz.

Grande polo econômico da cidade de São Paulo, a Vila Mariana possui muitas ruas e avenidas movimentadas; algumas delas são: Rua Domingos de Morais; Rua Vergueiro; Rua Afonso Celso; Avenida Prof. Noé Azevedo; Rua França Pinto; Rua Pedro Morganti, entre outras. 

Nesses locais, é possível encontrar grande variedade de comércio, por exemplo: Lojas Mel; Lojas Marisa; Americanas Express; World Tennis; Ortobom; entre outros. 

Além disso, o local conta com inúmeros bares e restaurantes, onde você pode reunir amigos e familiares.

10 passeios para fazer na Vila Mariana

Com uma mistura única de cultura, gastronomia, lazer e educação, a Vila Mariana se destaca como um dos bairros mais interessantes da capital paulista.

Separamos abaixo algumas opções de o que fazer na Vila Mariana — já prepara o print para compartilhar com quem você quer levar junto!

1. Conhecer os melhores restaurantes

Se aprecia culinária de outras nacionalidades, você vai gostar destes restaurantes na Vila Mariana. 

O primeiro que indicamos é o Parrillada Fuego Celeste, restaurante uruguaio localizado na Rua Joaquim Távora; o cardápio inclui várias especialidades da casa, como sanduíches e sobremesas típicas do Uruguai.

Já o Zino – Adega e Restaurante, situado na mesma rua, é especializado em comida italiana. Ele oferece vários tipos de massas, além de polentas e doces deliciosos. 

O mesmo pode-se dizer do Pasta Nostra Ristorante, também de comida italiana, que oferece carnes e frutos do mar.

Agora, se seu forte é comida mexicana, a Vila Mariana conta com o restaurante Don Pancho: lá, você pode saborear o que há de melhor nessa gastronomia, incluindo tacos, burritos e enchiladas. 

Caso goste de comida argentina, você pode visitar o Dr. Tchê La Parrilla de La Villa, com vários pratos grelhados e acompanhamentos.

O bairro também possui restaurantes especializados em comida brasileira, por exemplo: o TastelT Restaurante, que oferece pratos mediterrâneos, aperitivos e drinks; o Rancho Rio Doce, com frutos do mar; e o Gamela, com pratos típicos de Minas Gerais.

2. Frequentar os bares da Rua Joaquim Távora e arredores

Quanto aos bares que ficam na Vila Mariana, nossa primeira dica é o Fortunato Bar, localizado na Rua Joaquim Távora: lá, é possível aproveitar diversos drinks, como mojito e negroni, além de refeições completas, como picanha na tábua, costela e spaghetti com camarões.

Outra opção é o Barxaréu, também nessa mesma rua; esse tradicional boteco de esquina conta com caipirinhas e aperitivos variados, como bolinho frito de carne seca. 

Já o Bar do Urso também oferece bolinhos, além de chopps e petiscos, como as famosas batatas. 

O bairro Vila Mariana tem também o Barbirô, localizado na Rua Vergueiro. Esse local oferece diversos tipos de pastéis, além de pratos quentes, sanduíches, chopps e cervejas nacionais e importadas. 

Já para quem gosta de um bom churrasco, a melhor opção é o Quintal do Espeto! Lá, é possível encontrar uma grande variedade de espetos, além de queijos, cervejas e caipirinhas. 

Outra vantagem deste lugar é que você também pode realizar eventos familiares e curtir shows de vários ritmos diferentes, como samba e sertanejo.

3. Ir ao Museu de Arte Moderna de São Paulo

Localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) oferece inúmeras exposições, além de mostras de documentários, oficinas, espetáculos, cursos online e presenciais. 

A coleção do MAM é composta por mais de 5 mil obras de arte moderna e contemporânea, com destaque para a produção brasileira! 

Aqui, você encontra obras de artistas renomados como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Lygia Clark, Hélio Oiticica e muitos outros.

Você ainda pode visitar a Biblioteca Paulo Mendes de Almeida e conferir todo o vasto acervo.

O MAM é gratuito aos domingos e vale a pena conferir a programação no site do museu para saber mais sobre as exposições disponíveis; para a compra de ingressos de atrações específicas, a bilheteria é digital e também no espaço.

4. Conhecer o Museu Afro Brasil

Situado no Portão 10 dessa mesma avenida, o Museu Afro Brasil está dentro do Parque Ibirapuera e possui mais de 8 mil obras. 

No grande acervo, você encontra pinturas, esculturas, gravuras, documentos e fotografias; além disso, você pode conferir exposições temporárias e permanentes.

Ainda, o Museu Afro Brasil realiza diversas exposições temporárias ao longo do ano, além de promover eventos, palestras, oficinas e workshops sobre a cultura afro-brasileira.

Ele é mais do que um espaço para exibir obras de arte: é um local para reflexão crítica sobre a história afro-brasileira e para o combate ao racismo e à discriminação racial.

O Museu Afro Brasil funciona de terça a domingo, com entrada franca às quartas-feiras; nos demais dias, o ingresso sai por R$15 a inteira.

5. Passear no Parque Ibirapuera

Um dos lugares mais famosos da cidade de São Paulo, o Parque Ibirapuera foi inaugurado em 1954 e conta com 158 hectares!

O Ibirapuera é um verdadeiro oásis verde em meio à selva de concreto da cidade: o parque possui mais de 20 mil árvores de diversas espécies, além de gramados, lagos e jardins, proporcionando um ambiente relaxante e convidativo para caminhadas, piqueniques e atividades ao ar livre.

Ele oferece diversas atrações para você visitar, como: diversos museus; o Jardim de Esculturas; a Bienal; o Auditório; o Planetário; e a Escola de Astrofísica.

6. Fazer compras nos shoppings

O bairro Vila Mariana tem o Shopping VM, situado na Rua Pelotas, que possui várias lojas pequenas. 

Ele também oferece fácil acesso ao Shopping Santa Cruz, localizado na estação de metrô que leva o mesmo nome, com mais 130 lojas.

7. Visitar a Casa Modernista

A Casa Modernista, projetada pelo arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik em 1927 e construída em 1928, é considerada um marco da arquitetura moderna brasileira. 

Localizada na Rua Santa Cruz, 325, a casa é um dos primeiros exemplos da arquitetura moderna no país e foi tombada pelo Condephaat, Iphan e Conpresp em 1984.

Além de sua estética inovadora, a Casa Modernista da Vila Mariana também se destaca por suas soluções arquitetônicas inovadoras; a casa foi projetada para aproveitar ao máximo a luz natural e a ventilação, com grandes aberturas e plantas livres. 

A utilização de terraço e jardim como elementos integradores da casa também foi uma inovação para a época — e tudo fica aberto para visitação!

Inclusive, o espaço fica aberto para visitas sem a necessidade de agendamento prévio (apenas para grupos); a entrada é gratuita de terça a domingo, das 9h às 17h.

8. Comparecer às atrações no SESC Vila Mariana

O Sesc Vila Mariana, localizado na Rua Joaquim Távora, é um dos centros culturais mais tradicionais e completos da cidade de São Paulo. 

O espaço oferece uma ampla gama de atividades para todos os públicos, desde crianças até adultos, com foco na cultura, educação, esporte, lazer e saúde.

Vale conferir o site oficial para saber mais sobre as diversas atrações disponíveis no espaço.

9. Ver um filme na Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira é um passeio imperdível na Vila Mariana!

O espaço se dedica à preservação, difusão e pesquisa da produção audiovisual brasileira, desde seus primórdios até a contemporaneidade.

O acervo da Cinemateca Brasileira é um dos maiores e mais importantes da América Latina, reunindo mais de 60 mil títulos, entre filmes, documentários, vídeos, telefilmes, publicidades e animações. 

A coleção abrange obras de grandes nomes do cinema brasileiro, como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues, Walter Lima Jr., dentre outros, além de uma rica seleção de filmes internacionais.

10. Conhecer o Instituto Biológico de São Paulo

O Instituto Biológico de São Paulo (IB-APTA), fundado em 1887, é um órgão público estadual vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 

O IB atua há mais de 130 anos nas áreas de sanidade animal e vegetal, proteção ambiental e saúde pública, com o objetivo de garantir a qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro.

No Instituto Biológico, os visitantes podem fazer uma visita guiada ao Museu de História da Biologia, conhecer os laboratórios, e também visitar a Fazenda Experimental.

Imagina morar perto de todas essas atrações incríveis? Com o ZAP, você encontra seu imóvel dos sonhos na Vila Mariana: confira!

Quer saber mais sobre o que fazer na Vila Mariana?

A Vila Mariana é um bairro que oferece uma rica variedade de atividades para todos os gostos!

Seja explorando a cultura local, desfrutando da gastronomia variada, relaxando em áreas verdes ou aproveitando a vida noturna, há sempre algo interessante para fazer na Vila Mariana. 

Com tantas opções, é fácil entender por que este bairro é um dos favoritos dos paulistanos e visitantes.

Se você pensa em morar na região, saiba que a sua busca termina aqui no ZAP: são diversos anúncios de compra e aluguel de imóveis na Vila Mariana — e um deles certamente vai ser perfeito para ser seu novo lar!

More na Vila Mariana

Os melhores imóveis

No ZAP tem
Os melhores imóveis

Em Vila Mariana

Compre ou alugue Ver imóveis

No nosso blog, você encontra mais informações sobre o que fazer na Vila Mariana e pode conhecer melhor a história deste bairro e de outros locais de São Paulo, como Liberdade, Bela Vista, Vila Guilherme, Vila Maria, Mooca e Tatuapé. Não deixe de conferir!

Mais vistos

Mais lidas