Zap Móveis

Melhores faculdades de São Paulo: conheça as melhores instituições da capital

melhores faculdades de são paulo
Spread the love

Além de ser uma das principais metrópoles do mundo, São Paulo também é referência quando o assunto é educação. A capital é uma dos principais destinos estudantis do País, e não é à toa. Se você está pensando em iniciar uma graduação em breve, vale a pena saber quais são as melhores faculdades de São Paulo. 

Para quem ainda não mora em São Paulo, mas pensa em estudar em uma grande universidade, uma opção é alugar ou comprar um imóvel na cidade, e aproveitar as oportunidades que a terra da garoa oferece aos estudantes. 

Como saber quais são as melhores faculdades?

Para medir a qualidade de ensino e estrutura de uma faculdade ou universidade, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), pertencente ao Ministério da Educação (MEC), desenvolveu o IGC (Índice Geral de Cursos). 

Esse índice é uma das formas de identificar quais são as melhores faculdades de São Paulo. Para chegar a uma média que varia de 1 a 5, é feita uma avaliação de diferentes aspectos pedagógicos e estruturais por avaliadores do INEP.

O IGC é um dos principais parâmetros de qualidade para universidades atualmente, mas não é o único.

Na hora de escolher que faculdade cursar é importante fazer uma pesquisa levando em consideração o seu curso de preferência, a estrutura oferecida pela faculdade, buscar indicações de alunos e ex-alunos, etc. 

O curso, inclusive, é algo determinante na hora de selecionar a faculdade, já que algumas podem ser mais especializadas em determinadas disciplinas que outras. 

No entanto, existem aquelas universidades e faculdades que se destacam de forma geral, por sua estrutura, professores altamente qualificados e boa colocação dos alunos no mercado de trabalho. 

Mas afinal, quais são as melhores faculdades de São Paulo? Veja a seguir: 

Universidade de São Paulo (USP) 

Considerada a melhor faculdade do Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) é também uma das maiores da América Latina.

A instituição estadual é destaque não só pela qualidade de ensino, mas pela variedade dos cursos e estrutura, especialmente quando se trata de pesquisa. 

A USP foi fundada em 1934, sendo uma das universidades mais antigas do Brasil, e é conhecida pelo alto nível do seu vestibular, a Fuvest. 

Com cursos nas principais áreas do conhecimento (ciências humanas, exatas e biológicas), a USP é referência especialmente em cursos de alta complexidade e relevância, como medicina e engenharia. 

O campus principal da USP fica na capital paulista, no bairro do Butantã, na chamada Cidade Universitária.

A universidade tem também campi espalhados em outras regiões do estado, especialmente no interior, em cidades como Ribeirão Preto e Piracicaba.

More perto da USP

As melhores opções

No ZAP tem
As melhores opções

Se mude para

São Paulo Veja as opções

Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP)

A Pontifícia Universidade Católica (PUC) é uma universidade particular de referência em São Paulo.

Fundada em 1946, a PUC é uma das mais tradicionais faculdades privadas do país. Atualmente, a instituição tem outras unidades em estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Em São Paulo, a PUC oferece mais de 60 cursos de ensino superior, entre graduação, pós-graduação e programas de mestrado. 

Os campi da PUC em São Paulo estão localizados nos bairros de Perdizes, na zona oeste, Ipiranga, na zona sul, e Consolação, na região central.

More perto da PUC-SP

São Paulo

Se mude para
São Paulo

NO ZAP tem

Seu imóvel ideal Alugue já

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mais conhecida como Unesp, é uma das principais instituições de ensino superior do Brasil, de acordo com o QS World University Ranking.

Assim como a USP, a Unesp também oferece cursos referenciados em todas as áreas do conhecimento e é uma das universidades mais concorridas do país.

A Unesp possui campi em 24 cidades do estado de São Paulo. Na capital paulista, o campus da Unesp fica no bairro da Barra Funda e oferece cursos de humanidades, como música e artes cênicas.

More perto da Unesp

Seu imóvel ideal

No ZAP tem
Seu imóvel ideal

Se mude para

Barra Funda Veja agora

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Uma das melhores faculdades de São Paulo é a Universidade Presbiteriana Mackenzie, universidade privada que se destaca entre as mais tradicionais do Brasil. 

Com sede no bairro de Higienópolis, na região central de São Paulo, o Mackenzie oferece excelente estrutura e cursos renomados.

A instituição também obteve nota máxima no recredenciamento do MEC, um reconhecimento da qualidade de ensino da faculdade.

Entre os cursos de destaque oferecidos pelo Mackenzie, estão áreas como direito, publicidade e propaganda e administração.

More perto da Mackenzie

Com o ZAP

Ache seu imóvel
Com o ZAP

E se mude para

Higienópolis Ver as opções

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Uma das principais universidades públicas do país, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma instituição referência quando o assunto é pesquisa. 

Na Unifesp, o destaque fica por conta das formações em engenharia, ciências biológicas, medicina e outras áreas da saúde. O curso de medicina da Unifesp, inclusive, foi um dos primeiros a ser inaugurado no país.

O campus principal da Unifesp fica localizado no bairro da Vila Clementino, próximo ao Parque do Ibirapuera. A universidade federal paulista possui campi em outros municípios do estado, como Santos e Guarulhos.

More perto Unifesp

Em Vila Clementino

Ache seu imóvel ideal
Em Vila Clementino

Com o

ZAP Imóveis Ver agora

Universidade Nove de Julho (Uninove)

A Universidade Nove de Julho, popularmente conhecida como Uninove, também está entre as melhores faculdades de São Paulo.

A instituição de ensino é privada e recebeu conceito 4 do Índice Geral de Cursos do MEC, nota considerada alta. 

A Uninove possui grande variedade de cursos em diferentes áreas do conhecimento e campi espalhados pela capital paulista. 

Os campi da Uninove em São Paulo estão nos seguintes bairros: Santo Amaro, Liberdade, Vila Prudente, Barra Funda e Vila Maria.

Além da capital, a Uninove tem unidades em cidades da grande São Paulo, como Mauá, São Bernardo do Campo e Guarulhos, e em Bauru, no interior do estado.

More perto da

No ZAP tem

Uninove
No ZAP tem

As melhores opções

Em São Paulo Ache agora

Como ingressar nas melhores faculdades de São Paulo? 

A maioria das universidades paulistanas que se destacam entre as melhores faculdades de São Paulo conta com sistema de vestibular próprio para ingresso. 

Algumas das melhores universidades de São Paulo, no entanto, também utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como recurso para selecionar seus estudantes, como é o caso da Unifesp.

Além da grande variedade de universidades que se destacam entre as melhores faculdades do país, São Paulo também conta com diversos cursos pré-vestibular para ajudar nos estudos de quem quer ingressar nas melhores faculdades de São Paulo.

Quais são as melhores universidades do interior de São Paulo?

Assim como a capital paulista, cidades do interior e região metropolitana de São Paulo também contam com excelentes faculdades.

Algumas delas, inclusive, vêm se tornando verdadeiras cidades universitárias, graças ao investimento em formação superior e pesquisa nos seus polos de ensino superior. 

A instituição de ensino superior com maior destaque no interior de São Paulo é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Entre as faculdades particulares, a PUC, também localizada em Campinas, ganha destaque entre as melhores faculdades de São Paulo. 

Outras faculdades que merecem destaque no estado de São Paulo:

  • Universidade Federal de São Carlos (Ufscar);
  • Fundação Universidade Federal do Abc (UFABC);
  • Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp);
  • Universidade de Franca (Unifran);
  • Universidade de Piracicaba (Unimep).

No ZAP, você encontra imóveis perto das melhores faculdades de São Paulo 

Agora que você já sabe quais são as melhores faculdades de São Paulo, está pronto para escolher qual instituição de ensino superior mais combina com você e atende a suas necessidades.

Para deixar sua vida ainda mais fácil, que tal morar em um imóvel pertinho da faculdade?

O ZAP tem imóveis próximos das melhores faculdades de São Paulo. Acesse o site e encontre o lugar perfeito para você morar com tranquilidade enquanto investe no seu futuro!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas