Zap Móveis

Prédios históricos em SP: conheça os mais populares

predios históricos em sp
Spread the love

Em 25 de janeiro de 2022, São Paulo completou 468 anos de muita história. A cidade se destaca não só pela beleza e pela riqueza cultural, como também pelos edifícios que são uma verdadeira obra de arte. Por isso, para comemorar os mais de quatro séculos, que tal comentarmos sobre os prédios históricos em SP

Conheça 6 dos prédios históricos mais importantes de SP!

Independentemente de você estar ou não turistando pela cidade, os prédios históricos de SP são paradas indispensáveis. Eles possuem fácil acesso pelo transporte público da cidade e muitos abrigam centros culturais com uma programação de extrema qualidade. Conheça mais sobre eles a seguir.

Copan

O edifício Copan foi projetado por Oscar Niemeyer, no ano de 1951, e é o maior edifício residencial do planeta. São seis blocos que totalizam 120 mil m². Mais de 5 mil pessoas habitam o local; é uma pequena cidade dentro de São Paulo.

Por ser um edifício residencial, o Copan não contém um centro cultural. Porém, além de admirá-lo do lado de fora, dirigindo-se ao bloco F, de segunda a sexta, às 10h20 e às 15h20, e preenchendo o caderno de visitação, você pode subir até o 32º andar para aproveitar a vista de São Paulo. 

Conjunto Nacional

Com espaços de uso coletivo, jardins e uma arquitetura agradável, o Conjunto Nacional é um dos edifícios históricos mais famosos de SP. Desde 1956, ele vem atraindo cada vez mais paulistanos e turistas. Por lá, você encontra diversas lojas – incluindo a mais recente loja da Vans – além de uma academia exclusiva. 

Um dos principais atrativos do Conjunto Nacional é a Livraria Cultura, referência no mercado literário de São Paulo e até mesmo do Brasil. Ao lado, há também o Cine Marquise, que foi completamente reformado durante a pandemia e, hoje, além de poltronas confortáveis, possui uma programação riquíssima para todos os gostos.

Edifício Conde Matarazzo

O Edifício Matarazzo possui um estilo neoclássico simplificado, desenvolvido pelo italiano Marcello Piacentini e largamente utilizado na Itália nos anos 1930. Ele faz referência à simbologia da época do Império Romano, que também foi adotada pelo regime fascista. 

No prédio, ficava o famoso hotel La Rotisserie Sportsman, onde diversas celebridades já se hospedaram na vinda a São Paulo. É possível realizar uma visitação guiada pelo edifício, de terça a sábado, das 14h30 às 16h30. 

predios históricos em sp

Farol Santander

Localizado no antigo e famoso Banespa, o Farol Santander é um dos mais populares prédios históricos em SP. Ele é mais uma opção de lazer e cultura para toda a família. No coração de São Paulo, o edifício conta com pista de skate, café, espaço para apresentações e exposições.

O Farol Santander é inspirado no Empire State Building, em Nova York. Além das exposições e dos espaços reservados à gastronomia, você pode aproveitar o mirante, que já é uma marca registrada do edifício. Há a opção de fazer uma visita guiada de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 9h às 17h. 

CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil)

O primeiro edifício nesse lote foi construído em 1901 e, em seguida, readaptado em 1927 pelo Arquiteto Hyppolito Gustavo Pujol Júnior para se tornar a nova sede do Banco do Brasil no centro da cidade. Ele seria a primeira de propriedade integral da instituição. 

Em 2001, o edifício foi inteiramente reformado para abrigar o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) de São Paulo, com 4 mil m². Hoje em dia, o espaço é um dos prédios históricos em SP mais visitados e abriga exposições, shows, cinema e teatro. Ele fica aberto de quarta a segunda, das 9h às 21h. 

Edifício Itália

O Edifício Itália fica ao lado do Copan, na Avenida Ipiranga, e foi idealizado pela colônia italiana de São Paulo. A construção teve grande importância simbólica para essa colônia, pois representava a ascensão social e econômica para os imigrantes italianos.

Ele é considerado o segundo dos mais altos prédios históricos em SP. A vista para o centro da cidade é belíssima, principalmente apreciada do mirante ou do restaurante localizado no topo do edifício, chamado de Terraço Itália. Ele fica aberto de segunda a domingo, das 15h às 19h. 

ZAP Imóveis: esteja sempre perto dos prédios históricos em SP!

E aí, gostou das nossas dicas de seis dos prédios históricos em SP mais importantes? Todos recebem visitas, por isso não deixe de se planejar para elas. A visitação fica ainda mais simples se você for um morador de São Paulo. Pensando nisso, que tal buscar por um imóvel para alugar ou comprar com o ZAP?

O ZAP Imóveis disponibiliza filtros especiais que facilitam a busca por imóveis de acordo com as suas necessidades. Você consegue separar os resultados a partir de faixa de preço, metro quadrado, área de lazer, número de quartos, banheiros e vagas de garagem. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas