Zap Móveis

Café do Mercado: especialização em perfis de torra

Spread the love

Café do Mercado





O Café do Mercado supera os limites de uma cafeteria especializada em espresso: o estabelecimento é uma torrefação de cafés especiais, a única de Porto Alegre. Sua linha de café gourmet, com grãos especiais, tem oito opções. As sementes provêm de cinco diferentes regiões cafeeiras do Brasil e recebem três tipos de torra: suave, forte e “da casa”. Moídos esses grãos, seu pó está apto para o cozimento em qualquer equipamento de preparo de café. Com um torrador Diedrich, considerado o melhor torrador de café do mundo, a loja do Mercado Público tem condições de desenvolver perfis de torra específicos para cada café – ou seja, ao gosto do freguês.

A empresa comercializa também essências da marca Da Vinci Gourmet, que foi criada em Seattle (EUA) com o objetivo de produzir sabores para bebidas à base de café. O conceito foi popularizado nas redes americanas e depois se espalhou por cafeterias em todo o mundo. As essências Da Vinci são especialmente desenvolvidas para o uso com café, não competindo com seu sabor, e são elaboradas em 18 opções (avelã, amaretto, amêndoas, amora, avelãs, banana, baunilha, curaçao blue, caramelo, chá verde, chai (chá com especiarias), coco, creme de menta, creme irlandês, framboesa, grenadine, malibu e pêssego). Além destas, a Da Vinci também oferece duas essências livres de açúcar: caramelo e melancia.

A cafeteria Café do Mercado nasceu em 1997 no Mercado Público de Porto Alegre. Seu café vinha de Apucarana, no Paraná, e era torrado em uma pequena torrefação do interior do Rio Grande do Sul. O padrão de bebida era o café moído na hora, uma característica artesanal que cativou a clientela. Hoje, a empresa fornece grãos para máquinas de espresso, oferece cursos de barismo, vende equipamentos a outras cafeterias e restaurantes, tais como cafeteiras de espresso, e tem uma La Marzocco, a “Ferrari das máquinas de espresso”. Toda a linha de produtos, inclusive equipamentos de café para varejistas e cafés especiais, podem ser comprados também pela internet.

“Um barista precisa gostar muito da profissão, tem que conhecer e se envolver em todos os processos: fazenda, torra, blend, origem e a arte de fazer um bom café”, ensina o gerente comercial de torrefação do Café do Mercado, Tiago Mello. Para ele, um pingado ou cortado acompanham bem um pão de queijo.

Café do Mercado

Café do Mercado: especializado na arte da criação de desenhos sobre a superfície do café

Barista premiado e especialista em latte art – técnica de criar lindos desenhos nas superfícies do café expresso com leite, e sobre a qual o Café do Mercado oferece cursos;–, Mello afirma que é simples passar um café em casa com a qualidade de seu estabelecimento: “É só comprar um de origens especiais moído na hora”, diz, e aconselha, é claro, os grãos do Café do Mercado. Já a latte art não é tão simples. “São necessários uma máquina de espresso e muito treino e dedicação.”

Leia mais
>> Especial: Café, um universo rico em sabores, texturas e história
>> Press Café: aroma intenso e… nada de açúcar!
>> Café do Porto: agito gourmet
>> Z Café: blends exclusivos e cardápios diferenciados
>> Confira as receitas exclusivas de cafés elaboradas por baristas e proprietários de cafeterias
>> Quais são os tipos clássicos de café, você sabe?
>> Conheça a trajetória histórica de coincidência e sucesso do café
>> Brunch: o café da manhã reforçado evolui para novos hábitos
>> Canecas para divertir e decorar

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas