Zap Móveis

Veja 7 dicas de decoração de apartamento pequeno

decoração de apartamento pequeno - imagem de apartamento decorado
Spread the love

Espaços mais enxutos não precisam trazer dificuldades na hora de instalar sua mobília. Pensando nisso, fazer uma decoração de apartamento pequeno significa aproveitar bem os espaços, vendo que, sim, dá para fazer um projeto bacana e deixar seu cantinho bem confortável e acolhedor. Veja 7 dicas importantes que vão ajudar!

1. Meça e anote o tamanho dos cômodos

Este ponto é fundamental antes de decorar o apartamento, porque permite saber o tamanho dos móveis que se encaixam melhor. Outra dica bacana é marcar o espaço que os móveis devem ocupar com uma fita branca no chão. 

Por exemplo, em um quarto, dá para usar uma cama embutida, mas é importante prever o local que ela ocupará quando não estiver “escondida”. O mesmo vale para os outros cômodos e permite aproveitar melhor esses espaços.

2. Desapegue!

Se você já vem de outro imóvel com a própria mobília, é necessário se desapegar de alguns móveis. Afinal, não haverá espaço suficiente para acomodá-los. Aproveite plataformas como a OLX, na qual você anuncia os itens que quer vender. Elas são ótimas para praticar o desapego, e ainda ganhar um dinheiro com isso.

Dessa forma, apartamentos decorados pequenos precisam de móveis essenciais. Veja o que caberá no novo imóvel e organize a mobília. Para aproveitar melhor o espaço, use os móveis funcionais ou multifuncionais – do próximo tópico – que se adaptam muito bem ao seu novo espaço.

3. Use os móveis funcionais

Eles não têm esse nome à toa: na decoração para apartamento, funcionam como coringas e têm mais de uma função. Um exemplo é o sofá-cama, que é um clássico nas decorações para aproveitar o espaço. Se seu imóvel tem um quarto só, ele é ideal para receber hóspedes!

Há muitos outros exemplos com um móvel embutido em outro, como escrivaninhas ou mesas de trabalho dentro de armários; tábuas de passar roupa; bancos ou cadeiras dentro de mesas; e por aí vai. É possível comprá-los em lojas ou contratar um profissional para fazê-los sob medida.

4. Aproveite a claridade

As cores claras dão amplitude à decoração de apartamento pequeno. Assim, você pode abusar delas nas paredes, no teto e nos móveis. Deixe os tons mais escuros nos detalhes, como quadros, tapetes, vasos, mantas para sofá e almofadas, para dar um destaque.

O motivo de apostar nas cores claras é que elas rebatem melhor a luz e dão uma sensação de amplitude. Dessa forma, pintar as paredes com tons que variam do branco ao bege, passando por verde, azul e cinza, cria uma decoração despojada, que traz conforto e dá a impressão de um apartamento maior.

decoração de apartamento pequeno - imagem de apartamento pequeno

5. Pense nos tipos de iluminação

Outro detalhe na decoração é a iluminação. Há dois tons de luz: a branca e a amarela. A primeira é a mais parecida com a luz natural e ótima para ambientes de trabalho, como o escritório ou a cozinha. Já a amarela é mais quente, mas traz mais conforto, sendo boa para o quarto ou a sala de estar.

Também existem tipos de luz: a direta sai da própria lâmpada e é mais intensa, enquanto a indireta é rebatida na parede e fica mais discreta. Outro dispositivo que controla a intensidade da luz no ambiente é o dimmer, um interruptor com um botão que deixa a iluminação mais ou menos forte.

6. Integre os ambientes

Na decoração de apartamento pequeno, uma dica importante é integrar os cômodos. Exemplos disso não faltam, como fazer a cozinha junto à sala de estar ou à copa e o quarto com o escritório. Na verdade, tudo depende do tipo de apartamento e do espaço aproveitado.

Porém, integrar ambientes na decoração de apartamento pequeno e simples não significa perder a privacidade entre os cômodos. Vale instalar painéis de madeira, cobogós ou portas de correr. Neste último caso, a praticidade para deixar cômodos mais ou menos privados é o ponto forte.

7. Aproveite bem o espaço

Em apartamento pequeno, a regra é usar o espaço da forma mais racional possível. Um exemplo é deixar as áreas de circulação livres, como as saídas de corredores e o entorno dos móveis. Assim, as pessoas não terão dificuldades de se movimentar.

Vale usar as paredes para instalar prateleiras. Elas ajudam muito na hora de guardar livros, utensílios domésticos, eletroeletrônicos e demais objetos. Só tome cuidado para não exagerar: muitas prateleiras na parede, em vez de ajudar na decoração, podem tornar o espaço ainda menor.

Para mais dicas de decoração, consulte o Blog do ZAP!

Além de ajudar na decoração de apartamento pequeno, o blog do ZAP tem mais conteúdos sobre vários assuntos, como decoração, arquitetura e reforma, além do Guia de Cidades, com informações sobre lazer, infraestrutura, valor do metro quadrado, transporte, entre outros dados importantes.

Também trazemos os lançamentos de imóveis perto de você no ZAP Imóveis. Nossas postagens trazem todas as informações sobre o imóvel, como número de quartos, vagas de garagem, salão de festas e fotos ilustrativas. Acesse e confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas