Zap Móveis

10 gambiarras para diminuir o calor da sua casa

diminuir o calor
Spread the love

Temos profunda gratidão por Willis Carrier, o pai do ar-condicionado. Já pensou em como seria a vida sem essas máquinas fantásticas, que refrescam até o cérebro? Pois é, mas se no trabalho os aparelhos ficam ligados direto, em casa é preciso controlar o uso (a conta é alta). E nem todo mundo pode ter um. Por isso, confira 10 gambiarras para diminuir o calor da sua casa!

1. Vá de ventilador

Esse é um companheiro que nunca sai de moda. Mas aquele vento quente ninguém aguenta também, certo? Para deixar tudo mais geladinho é fácil: coloque uma garrafa plástica com água congelada na frente do ventilador.

2. Toalhas molhadas

Coloque toalhas molhadas no quarto na hora de dormir, além de umidificar o ambiente, trará uma certa refrescância e irá diminuir o calor na sua casa. Melhor se usadas com ventilador ligado. Só tome cuidado para não deixar a toalha em cima de um móvel de MDF, ou a umidade vai acabar com ele.

3. Durma com as janelas abertas

Durante o dia, evite deixar o sol entrar muito na casa, o que acaba superaquecendo o ambiente. Mas à noite, faça diferente! Abra tudo para que o ar mais fresco entre. Quanto mais alto você morar, melhor será o ventinho da noite.

diminuir o calor

4. Lençóis gelados

No calor, prefira sempre os lençóis de algodão, que absorvem melhor o suor. Mas só isso não resolve, então não pense duas vezes: deixe os lençóis meia hora na geladeira ou freezer antes de dormir. Você se sentirá na Europa ao deitar (mas não dura muito).

diminuir o calor

5. Desligue tudo

Você sabia que quanto mais aparelhos ligados na tomada, mais calor no ambiente? Vamos lá, desligue televisão, computador e o que mais conseguir. Ah, o celular também ajuda a esquentar, mas duvido que você vai se desgrudar dele.

diminuir o calor

6. Controle forno

Não transforme seu apartamento numa estufa. Em dias mais quentes, evite usar o forno, dando preferência para alimentos que podem ser aquecidos no micro-ondas. Ou aproveite para fazer uma alimentação saudável com salada.

7. Lâmpadas quentes

Apagar as lâmpadas da casa é uma boa dica, principalmente se elas forem daquelas velhas incandescentes. Se não quer ficar no escuro, o ideal mesmo é trocar tudo por LED, que praticamente não esquenta.

diminuir o calor

8. Película escura

Não é só no carro que o vidro filmado funciona. Em casa também é possível instalá-los nos vidros para que o sol penetre menos e o calor fique de fora. Veja onde seria mais apropriado e comece os orçamentos.

9. Fique frio

Tome banho gelado e de tempos em tempos (antes de dormir, principalmente) molhe os pulsos e o pescoço com água fria. Mas se quer um resultado mais duradouro, durma grudado com uma bolsa de gelo (daquelas usadas em contusões).

diminuir o calor

10. Saia da cama

Nem sempre a cama é o lugar mais confortável no calorão. Dormir no chão (no colchão, claro), costuma ser menos quente. Outra opção é instalar uma rede, melhor ainda se for na varanda…

via GIPHY

+ Saiba como construir uma área de lazer com piscina

+ Guia completo para aprender como instalar ar-condicionado split

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas