Zap Móveis

Entenda o que mudou com o novo padrão de três pinos para tomadas

Spread the love

Todos os plugues agora têm três pinos redondos, por conta do novo “padrão brasileiro de plugues e tomadas“. O sistema de três pinos foi criado para padronizar as tomadas e diminuir os acidentes. Antes da padronização, tínhamos mais de 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes! E aquele monte de adaptadores e benjamins para ligar os aparelhos, nem sempre de forma segura.

+ Pequenos consertos: saiba como trocar uma tomada ou interruptor de luz

+ Vai reformar e não sabe quanto vai gastar? Veja dicas

Novo padrão de tomada de três pinos visa a segurança do consumidor (Foto: Divulgação/ Inmetro)

Novo padrão de tomada de três pinos visa a segurança do consumidor (Foto: Divulgação/ Inmetro)

Muitos acidentes e mortes são causados por exposição à corrente elétrica – muitos deles acontecem com crianças. Você já parou pra pensar em como os plugues e as tomadas podem ser perigosos? A mudança veio para aumentar a segurança. Ninguém quer ver o filho tomando choque na tomada né? Então vamos entender e nos adaptar à mudança. É simples, embora custe um pouco pra você ter mais segurança.

Novo sistema tem dois tipos de tamanho de plugues (Foto: Divulgação)

Novo sistema tem dois tipos de tamanho de plugues (Foto: Divulgação)

+ Imóvel reformado vende mais rápido

O novo sistema pode ser de dois tipos: plugues com o diâmetro mais fino (4 mm), para aparelhos que não produzem calor como televisores, batedeira, máquina de lavar roupa (tecnicamente eles são indicados para aparelhos com corrente nominal de até 10 ampères) e os plugues mais grossos (4,8 mm), para equipamentos que geram calor, como micro-ondas, ferro ou aquecedor elétrico (falando tecnicamente são os que  operam em até 20 ampères).

Isso foi uma medida de segurança porque evita a ligação de equipamentos de maior potência em um ponto que não foi especialmente projetado para ele – e que poderia causar sobrecarga e problemas elétricos (choque, incêndio). Além disso, gera economia, pois só equipamentos que consomem mais precisam de uma tomada mais robusta, que custa mais caro.

E tomadas têm novo formato

As tomadas novas são afundadas, ou seja, os furos ficam “para dentro” em relação ao chamado “espelho” da tomada. Isso faz com que os pinos entrem completamente nos buracos, sem que nenhuma parte metálica fique exposta, dificulta o contato do dedo com a corrente elétrica e impede que seja inserido somente um pino do plugue. Novo formato contra acidentes. Além disso, os novos plugues vêm com um sistema que evita sobrecarga e aquecimento e melhor encaixe entre plugue e espelho o que evita perda de energia.

Um pino é do sistema de aterramento

Antes eram só dois pinos, agora são três. E isso é mais um motivo de segurança. O terceiro pino realiza a ligação com o fio terra.

O sistema de aterramento serve para ‘retirar a eletricidade’ que fica na superfície metálica dos aparelhos ou para  desviar corrente de uma sobrecarga evitando que o equipamento pife e que você ou alguém na sua casa tome um choque..

O fio terra, de cor verde ou amarela, é um dispositivo de segurança que percorre toda a instalação. Ele conecta o aparelho que você liga na sua casa a umahaste que fica fincada na terra, literalmente.

Se sua instalação elétrica tiver fio terra e se por algum motivo acontece uma fuga de corrente em um equipamento (um fio desencapado ou curto-circuito, por exemplo) e você encosta nessa parte energizada do fio, ao invés da corrente elétrica passar por você e te dar um baita choque, ela vai pro aterramento. Se não tiver, o choque que você vai tomar pode ser gravíssimo.

Mas, para esse sistema de segurança funcionar, sua casa precisa ter aterramento.Pense nisso na hora de construir ou de reformar.

Tenho tomada antiga e aparelho com plugue novo! E agora?

E se você mora em uma casa com padrão antigo e resolve comprar uma máquina de lavar nova, a máquina já  terá o plugue de três pinos. A solução é chamar um eletricista para trocar a tomada ou usar um adaptador. Mas, lembre-se de escolher um adaptador aprovado pelo Inmetro. O uso de adaptadores não certificados pode provocar acidentes.

Toda essa questão tem um custo e uma reforma para adequação. Em princípio, pode parecer caro e chato, mas na verdade a gente está comprando mais segurança.

 

100pepinos (www.100pepinos.com.br) é uma ferramenta para você saber reformar e fazer manutenção da sua casa.

 

 

+ Como escolher e contratar pedreiros, encanadores e marceneiros 

+ Quando é necessário contratar um arquiteto? 

+ Coloque a documentação da reforma em ordem 

+ Veja dicas para evitar erros na instalação do piso vinílico

+ Veja algumas maneiras bacanas de mudar a cara da sua parede

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas