Zap Móveis

Está com frio? Então aprenda a deixar a casa aconchegante durante o inverno

Tapetes, almofadas e cobertas tornam a casa aconchegante
Spread the love

O inverno chegou, as temperaturas caíram e nada melhor do que uma casa aconchegante para enfrentar os dias frios.

Mas não precisa ficar só na cama, embaixo do cobertor. Com algumas adaptações, é possível deixar qualquer ambiente mais quentinho e não tremer com pés e mãos gelados. 

“Sempre é bom tirar proveito da tecnologia para o maior conforto dos moradores. Entre os exemplos, estão os aparelhos de ar-condicionado que têm função quente e frio.

Além disso, é possível investir em aquecedores elétricos portáteis, que podem ser transferidos de cômodo.

Já para o banheiro, uma dica é instalar um toalheiro térmico para deixar as toalhas bem aquecidas”, aconselha a arquiteta Paula Passos. 

Leia também

+ Como aproveitar o sol dentro de casa

+ Qual o melhor aquecedor portátil para sua casa?

+ Plantas no inverno: quais cuidados devemos ter com elas no frio

Atenção para as correntes de vento!

Um problema que acaba com uma casa aconchegante no inverno é a presença de frestas, que contribuem para a entrada de ventos frios e perda de calor nos ambientes.

“Preste atenção se as portas e janelas estão vedadas corretamente. Evitar a ventilação cruzada nesta época do ano é bem importante. Cortinas com tecidos mais encorpados ajudam a amenizar o frio que pode entrar por frestas”, diz a arquiteta Danielle Dantas. 

O uso de tapetes deixa o ambiente mais quentinho e aconchegante, então, é legal apostar nesse elemento de decoração para o frio.

Além disso, deixar mantinhas no sofá ou em cestos (aqueles que ainda servem de decoração) e também usar bastante almofada.

“Sobre materiais, tricô, lã e pele sintética são boas pedidas. Também gosto do linho”, afirma a arquiteta Camila Corradi

Os tapetes deixam o ambiente mais quentinho - foto: Maura Mello
Os tapetes deixam o ambiente mais quentinho – foto: Maura Mello

Iluminação também pode ajudar no frio

A iluminação também pode ajudar a aquecer o ambiente. O ideal é apostar em lâmpadas com temperaturas de cor mais quentes (entre 2400K e 3000K)

Elas proporcionam maior sensação de calor e aconchego ao espaço, além de utilizar a iluminação indireta, que aumenta a sensação de bem-estar. 

“Entre os tipos de peças, vale apostar em charmosos pendentes e lustres em áreas de convivência, como salas de estar e jantar, assim como arandelas, luminárias de piso e abajures nos quartos”, diz Paula Passos. 

Uma boa iluminação pode ajudar a aquecer o ambiente - foto: Evelyn Muller
Uma boa iluminação pode ajudar a aquecer o ambiente – foto: Evelyn Muller

Para regiões mais frias, cuidado redobrado!

Já para as regiões mais frias do País, não bastam adaptações, é preciso planejamento para que a casa seja aconchegante e não vire uma geladeira.

“Piso de madeira natural é o mais indicado para ambientes frios, pois é isolante, resistente e muito agradável.

Além dele, o laminado, que também é um piso quente e mais em conta do que a madeira. Já o porcelanato é gelado, então não é legal utilizar”, ressalta a designer de interiores Thatiana Mello.

Leia mais

+ Conheça a diferença entre móveis planejados, sob medida, modulados e seriados

+ Molduras para quadros: quais escolher?

+ Qual a TV ideal para a sua sala

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas