Zap Móveis

6 modelos de portas de ferro: veja qual é o ideal para você

Imagem da porta de uma casa
Spread the love

Em um projeto de construção, uma das primeiras decisões tomadas é: onde ficará a porta e qual é o melhor material para ela? Como se trata da entrada dos locais, uma decisão errada afeta todo o layout deles. Considerando segurança e privacidade, os modelos de portas de ferro são indicados devido à resistência e à qualidade.

A instalação externa é estabelecida de acordo com alguns critérios, como as condições naturais da região, incluindo sol, chuva e umidade. Já para a aplicação em locais internos, avalia-se tanto a decoração quanto a facilidade para locomoção entre os cômodos. 

Alguns tipos de porta de ferro têm uma função estética e sofisticada enquanto garantem durabilidade no decorrer do tempo. Além disso, eles são fáceis de instalar e estão disponíveis em diversos modelos. O blog do ZAP Imóveis reuniu alguns deles em um conteúdo completo. Confira!

Quais são os modelos de portas de ferro existentes?

Cada espaço pode ter diferentes necessidades, e avaliar isso é um dos fatores essenciais para uma boa escolha de porta de ferro. Veja abaixo as versões mais comuns. 

1. Porta de ferro externa basculante

Esse tipo é bem tradicional, principalmente em áreas externas. Ele é fabricado em aço, proporcionando durabilidade e resistência contra as condições climáticas. Ele facilita a ventilação interna e tem vidros com o mecanismo de abertura basculante. 

Geralmente, esses modelos de portas de ferro são utilizados em cozinhas com abertura para o quintal, áreas de serviço e cômodos que armazenam utensílios em residências. Para espaços menores, eles são bem úteis, pois colaboram para a circulação entre os ambientes. 

2. Porta de ferro de correr

A porta de ferro de correr é outro modelo indicado para otimizar o espaço. Bastante utilizada em cômodos pequenos, ela facilita a locomoção, proporcionando mais amplitude nos locais. 

Em projetos de decoração, é considerada uma porta de ferro moderna, que se alinha com diversos estilos, principalmente o minimalismo. É possível encontrá-la nas versões com uma ou duas folhas dependendo da necessidade no ambiente. 

3. Porta de ferro pivotante

Um dos modelos de portas de ferro que está se tornando cada vez mais popular é o pivotante. Graças à ausência de dobradiças, ele colabora para um ambiente visualmente mais agradável e sofisticado. 

Com a fixação segura com pivôs no chão e na altura da porta, a estrutura torna-se mais firme e estável, diminuindo os riscos de empenar. A abertura gira em torno do próprio eixo facilitando a circulação no local. 

Imagem da porta de uma casa

4. Porta dupla de ferro    

Em espaços com uma amplitude elevada, uma porta dupla de ferro se torna bastante indicada. Ela proporciona mais praticidade, principalmente em locais com necessidades logísticas. 

Com uma folha de cada lado, ela conta com uma abertura que aproveita toda a entrada e saída do ambiente. Além disso, ela combina muito bem com fachadas de imóveis, empresas ou galpões. 

5. Porta de ferro clássica

Para os apaixonados por estilos de decoração vintage, uma porta de ferro clássica pode ser a ideal. Ela refina o ambiente e reproduz detalhes de décadas passadas, ao mesmo tempo que se mistura bem ao cotidiano. 

Ela é produzida em ferro forjado, um tipo de material mais puro que geralmente possui escórias. Com isso, ela apresenta uma estrutura mais fibrosa, resistente e facilmente soldável. 

6. Porta de ferro com vidro 

As portas de ferro com vidro são excelentes para amplificar os espaços pequenos e trazem como vantagem a entrada de luz natural durante o dia, garantindo um toque charmoso ao local. 

Sendo flexíveis, elas se adequam com muita facilidade a diversos estilos de decoração e são utilizadas em sacadas, varandas, cozinhas e locais com muitas áreas verdes

Como fazer a manutenção das portas de ferro? 

Para manter uma porta de ferro conservada, é preciso tomar alguns cuidados essenciais, principalmente em ambientes externos. O material de aço é suscetível à ferrugem e se torna frágil em contato frequente com a água.

Um primeiro cuidado é não instalá-la em locais próximos ao mar, uma vez que a grande concentração de sal no ar pode corroê-la. Além disso, para uma conservação a longo prazo, modelos de portas de ferro devem seguir sempre com a pintura em dia.

Minha porta de ferro tem ferrugem, o que fazer? 

O indicado é lixar o local e, em seguida, passar o zarcão – um composto químico poderoso que evita que o ferro enferruje novamente. Depois da secagem do produto, escolha uma cor de sua preferência e realize uma nova pintura. 

Como limpar a porta de ferro? 

Uma dica bem simples para manter a porta de ferro conservada é passar um pano úmido com água e detergente neutro por toda a superfície. Em seguida, finalize com um pano seco. 

Caso seu modelo seja mais clássico e contenha muitos detalhes, como grade de ferro e design com arabescos, o ideal é utilizar um pincel e um pano seco para eliminar as impurezas acumuladas com o tempo. 

Conheça o ZAP Imóveis!

Agora que você já conhece os modelos de portas de ferro para instalar em um novo lar, que tal aproveitar nossas opções de casas para comprar ou alugar? Em nosso site, sua busca pelo imóvel ideal fica ainda mais prática e rápida. Acesse e confira todas as opções!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas