Zap Móveis

Saiba como organizar os livros e deixar a casa mais bonita

Spread the love

O brasileiro gosta tanto de comprar livros que o país chega a ser o 9º mais rentável do mercado editorial global. Porém, ter um grande volume de obras amontoadas e desorganizadas pela casa pode ser um pouco frustrante para os amantes da leitura.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Para pôr ordem no acervo, Ingrid Lisboa, Personal Organizer, dá dicas bem simples e práticas. Na primeira, ela desmistifica a ideia de que livro só serve para ser guardado nas estantes e prateleiras das salas, quartos e bibliotecas. “Coleções de culinária, por exemplo, foram feitas para ficar na cozinha”, afirma. Por isso, vale deixá-las nas gavetas dos armários ou à vista, nas repartições, como objetos de decoração. O importante é manter tudo na altura dos olhos ou ao alcance das mãos e, de preferência, longe do vapor gerado pelo fogão.

Livros de receita e culinária cabem muito bem numa cozinha. (Foto: ThinkStock)

Livros de receita e culinária cabem muito bem numa cozinha. (Foto: ThinkStock)

Os que gostam da praticidade das estantes de salas e escritórios devem aproveitar os espaços para deixar as obras que mais utilizam no dia-a-dia, como orienta a personal organizer. Após a triagem, distribua os exemplares pelas divisões (em se tratando de estantes) separados por assunto, como literatura estrangeira, literatura brasileira, biografias, negócios, dentre outros. Claro que essa categorização pode variar, de acordo com o gosto do leitor. Se sua ideia é separar por autores, vá em frente. Se for por cor, tenha como resultado um belo efeito degradé.

Caso a melhor opção sejam as prateleiras, muito vistas nos quartos de estudantes e crianças, vale a mesma regra da triagem sugerida por Ingrid. Os livros mais utilizados devem ser dispostos nas prateleiras mais baixas, na altura da visão. Alguns objetos decorativos, dispostos entre ou em cima dos exemplares, podem ajudar a remover dos ambientes uma impressão de biblioteca tradicional. E isso vale tanto nas estantes quanto nas prateleiras.

Estante mescla decoração com livros, objetos decorativos e uma boa iluminação. (Foto: Elaine Faustino)

Decoração da estante com livros, objetos decorativos e uma boa iluminação. (Foto: Elaine Faustino)

Deitadas, na posição vertical ou num mix de disposição, as obras podem ser arranjadas por tamanhos, da maior para a menor, ou em equilíbrio (tamanhos semelhantes). Para decorar, e ao mesmo tempo organizar, aproveite os livros que possuem belas capas e fotos e distribua entre alguns móveis mais nobres, como as mesinhas de centro. “Porém, evite formar pilhas de livros”, afirma Ingrid.

A capa dos livros infantis ajudam a dar um toque colorido ao quarto (Foto: J.Vilhora)

A capa dos livros infantis ajudam a dar um toque colorido ao quarto (Foto: J.Vilhora)

 

Livros didáticos – O arquivo antigo ou inutilizado, tais como as coleções da época de escola dos filhos, também precisam ser devidamente organizados dentro de armários ou guarda-roupas grandes, num espaço limpo.  Outra opção é distribuir as obras em caixas de plástico (esqueça as de papelão), seguindo a divisão por assuntos, e colocar tudo num depósito ou cômodo livre na casa. Assim, se quiser consultar esses livros novamente, o leitor não perderá tempo.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas