Zap Móveis

Você sabe fazer fogo para acender a lareira? E a churrasqueira? Veja dicas

Spread the love

O fogo é a primeira invenção humana e a origem da civilização. É um simbolo da inteligência, do conhecimento e indispensável à sobrevivência. É um elemento fundamental para se aquecer, cozinhar alimentos e purificar a água; aos gaúchos, é imprescindível para a realização do churrasco. Além disso, no inverno, pode servir como aquecedor natural quando não há roupa que compense o mal-estar corporal causado pelo frio. Mas como fazer uma boa fogueira de forma eficiente e com segurança?

O conforto proporcionado pelo calor das chamas pode estar ao seu alcance. Aprenda a seguir como produzir fogo na lareira, no fogão a lenha, na salamandra, na churrasqueira ou em locais abertos.

A primeira coisa que você deve saber é que jamais deve usar álcool ou qualquer outro combustível no processo de acendimento de uma fogueira. Primeiro porque não é seguro: a combustão instantânea pode se espalhar sem controle e causar queimaduras e acidentes graves. Depois, porque as chamas fomentadas desta forma não duram.

O grande segredo para produzir uma fogueira daquelas de escoteiro – duradouras e seguras – começa por uma singela base, geralmente formada por um ninho de gravetos. Segundo o executivo da regional Rio Grande do Sul da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), Antônio Carlos Hoff, é preciso fazer primeiramente uma pequena bucha de galhos secos. “Esse é o estopim da fogueira”, revela. O fogo vai sendo alimentado aos poucos, assim, com gravetos, até atingir uma altura entre 15cm e 20cm. Um jeito mais prático de dar início ao fogo é comprar uma bucha pronta, disponível em qualquer supermercado.

fogueira fogueira

Não adianta ter pressa ou colocar excesso de material para combustão, como madeira ou carvão, encher de combustível e tentar acender. Caso você queira realmente uma boa fogueira, deve ter paciência e sensatez: “Não se põe um monte de lenha e depois combustível – é extremamente perigoso, pois o fogo acende muito rápido e sem controle”, adverte o executivo da UEB. O fogo deve começar de modo reduzido, com uma chama pequena, no sentido de baixo para cima, e não ao contrário, ensina Hoff. “É como a construção de um edifício. Assim, ele dura muito mais. O bonito da fogueira é ela ser crescente!”

fogueira fogueira

A seguir, deve-se fazer um tripé com galhos de madeira mais grossa; amarre-os com arame, para que o arranjo não se desmanche ao ser colocado sobre a chama. O terceiro passo para obter uma boa fogueira é acrescentar mais um tripé reforçado sobre o já existente, feito com madeira ainda mais grossa. “Sem esta sustentação, a fogueira apagará rapidamente”, afirma o escoteiro. Só então, com um fogo sustentado e já forte (cerca de 50cm de altura), são acrescentadas toras de madeira ou carvão – em geral, as pessoas fazem o inverso: primeiro colocam o carvão e tentam atear o fogo com algum tipo de combustível. Esse método dispensa o uso de papel para a criação da fogueira.

fogueira fogueira

Caso você queira fazer fogo para a churrasqueira usando jornal, faça um rolo comprido de papel, como se fosse um pedaço de madeira. Monte primeiro o ninho de gravetos, e acenda uma chama pequena com o auxílio de fósforos, tal como foi explicado aqui, e depois, aos poucos, coloque o carvão. Assim, sem soprar nem usar produtos que podem pôr sua vida em risco, é possível criar um fogo de qualidade, consistente e seguro.

Dicas de segurança
– Não brinque com líquidos inflamáveis.
– Mantenha o fogo contido dentro de determinada área (você pode usar algumas pedras para isso).
– Vigie o fogo sempre, enquanto o mantiver aceso. Apague-o antes ir deitar-se ou se afastar das suas proximidades.
– Esteja atento para suas quando estiver perto das chamas. Tecidos como poliéster podem derreter e peças soltas, como cachecóis e lenços, pegam fogo rapidamente.
– Ao lidar com objetos expostos ao calor intenso, proteja suas mãos com luvas à prova de fogo.

Leia mais
>> Lareiras são opção para aquecer e decorar a casa
>> Terraço gourmet e lareira estão entre as opções mais procuradas pelos brasileiros
>> Conheça as opções de churrasqueira disponíveis
>> Lareiras em opções funcionais e decorativas

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas