Zap Móveis

A volta das grandes janelas

Spread the love

Depois de anos tendo um papel tímido e secundário nas construções, aos poucos as janelas voltam a ser uma das principais preocupações de quem vai comprar, alugar ou reformar uma casa ou apartamento.

Alex Silva/AEZap o especialista em imóveisO decorador Fernando Piva comprou um apartamento por causa da vista e das grandes janelas. Para ter conforto acústico, trocou as esquadrias e colocou vidros duplos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“As janelas são decisivas, não só pela estética que define a fachada como pela sua função de trazer conforto para um imóvel”, explica a arquiteta Mariana Cecchini.

“Depois da década de 70 e até pouco tempo atrás, as janelas no Brasil diminuíram, chegando a um padrão de mercado menor do que em outros países – muito pequeno na minha opinião”, diz a arquiteta.

Foi exatamente pelo tamanho das janelas, e pela vista da cidade, que o decorador Fernando Piva escolheu o apartamento onde mora, no Itaim. “Todos os defeitos do
prédio foram compensados pela vista”, diz o decorador. “Eu acho importante ter um horizonte e ter janelas amplas”, explica.

Mas antes de entrar no apartamento para poder desfrutar a vista, o decorador trocou todas as esquadrias do imóvel. “Eram antigas, de aço. Troquei por esquadrias de alumínio com
vidro duplo, o que traz um conforto acústico excelente.Fiquei muito satisfeito com a opção”, afirma.

Para quem vai construir, e pode, portanto, escolher o tamanho
das janelas, a arquiteta Mariana sugere o uso de janelas feitas sob encomenda. “Apesar de um pouco mais caras, o resultado é mais interessante e o conforto dos moradores também é maior.”

Quando o orçamento não permite o uso de janelas feitas sob encomenda, mais caras, pode-se optar pelo uso de janelas de aço justa postas e soldadas. As outras opções do mercado
são madeira, alumínio e PVC. Já para quem mora em apartamento, a única opção é trocar as esquadrias

Madeira deve ser tratada

Quem optar pelas janelas de madeira deve tomar alguns cuidados antes da instalação.“Se a madeira for tratada antes de ser instalada a durabilidade das esquadrias será muito maior”, diz Julio Schilling, da Montana, empresa que desenvolve produtos para madeira.

Divulgação Zap o especialista em imóveisAplicação de inseticida para madeira previne ação de cupins e brocas

O primeiro tratamento das esquadrias deve ser com inseticida
para madeira, que previne a ação de cupins e brocas, que muitas vezes, atravessam a parede até chegar na madeira.“
Por isso é importante aplicar antes de assentar a janela”, completa Schilling.

Depois do inseticida aconselha-se a aplicação do stain, que substitui o verniz com a vantagem de não trincar e de não precisar ser removido para a reaplicação. “Quem opta pela madeira tem que lembrar que vai ter que fazer manutenção”, explica a arquiteta Mariana Cecchini.

Leia também

Escolha da janela requer cuidado

 

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas