Zap Móveis

Aprenda a escolher banquetas para a cozinha americana

Banquetas para cozinha americana
Spread the love

Se o seu apartamento tem cozinha americana, você precisa prestar muita atenção na hora de escolher as banquetas. Além de muito úteis e práticas, adicionando mais lugares para sentar em caso de visitas, as banquetas fazem parte da integração dos ambientes e devem harmonizar com a decoração.

Leia também

+ Mesa embutida na parede: como e quando usar

+ Tapete para quarto: modelos e cuidados

O primeiro passo é adequar as banquetas à bancada. Veja quantas cabem no local, considerando uma distância de 25 a 30 centímetros entre elas e um espaço de 60 centímetros por pessoa. Quanto à altura, vai depender da bancada, cujo padrão médio fica entre 90 e 110 centímetros do chão. Neste caso, o assento da banqueta deve ficar entre 70 e 75 centímetros. Lembrando que muitos modelos têm regulagens.

É importante saber quantas banquetas cabem no local onde elas vão ficar

Agora sim, passe a avaliar as cores, estilos e tipos de materiais das banquetas para cozinha americana. As mais comuns são de madeira, courino com inox e de fibra. “Se as banquetas forem para uma cozinha onde o uso será constante, vale optar por materiais fáceis de limpar. Couro, sintético, palhinha e tecidos impermeáveis são ótimas opções. Assim como inox ou madeira”, pontua a arquiteta Viviane Sakumoto, da TESAK Arquitetura.

Se as banquetas forem utilizadas numa decoração mais casual, no litoral ou em áreas externas cobertas, uma boa pedida é a de fibra ou corda náutica, juntamente com inox ou madeiras que tenham maior resistência à umidade, explica Viviane.

Pense na banqueta para cozinha americana como decoração

Sempre é bom pensar na decoração do ambiente para escolher a cor. Tons neutros e sóbrios compõe muito bem numa decoração casual, clássica e até mais rústica. “Cores e estampas pedem uma decoração mais despojada, uma área externa. Nas casas de veraneio geralmente ousamos mais, pois são locais visitados esporadicamente, não se tornam cansativas”, diz a arquiteta. 

Banquetas com encosto são mais confortáveis

O conforto também é importante: se quiser evitar dor nas costas, procure as que possuem encosto. “Sempre é bom pensar na frequência de permanência. As banquetas com encostos são mais confortáveis do que as sem encosto. Importante também se atentar à altura da bancada para que as banquetas fiquem confortáveis”, destaca a profissional. 

Iluminação faz diferença na bancada

Se você está fazendo tudo planejado, não esqueça da iluminação direcionada à bancada. Além de destacar o espaço e ser peça de decoração, ela é funcional e ajuda muito na hora das refeições. Os conjuntos de pendentes de uma lâmpada são muito utilizados e ficam bonitos. Opte sempre por LED para não aquecer o ambiente. 

Leia mais

+ Imóveis de luxo: saiba as curiosidades desse mercado

+ Aprenda a escolher o melhor travesseiro para um sono tranquilo

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas