Zap Móveis

Entenda o que é o custo unitário básico e a importância dele

Imagem de duas pessoas vendo um documento de uma obra
Spread the love

A construção civil no Brasil possui várias regras e determinações para garantir o melhor serviço possível. O custo unitário básico é um desses conceitos. Ele costuma gerar várias dúvidas nas pessoas sobre o que ele é, como ele é calculado e para que ele serve no contexto do mercado imobiliário.

Tem dúvidas sobre o que é CUB, ou custo unitário básico? Não se preocupe! A Redação ZAP preparou um guia sobre esse conceito, explicando um pouco mais sobre o respaldo legal, o cálculo e o uso dele no contexto da construção civil. Então, pegue seu bloco de notas e anote tudo!

O que é o custo unitário básico?

O custo unitário básico, ou CUB, é o custo por metro quadrado da construção de um projeto-padrão. O principal objetivo dele é equilibrar os preços do mercado imobiliário, facilitando o cálculo dos custos de outros projetos.

No artigo 54 da lei nº. 4.591/64, está instituído que os sindicatos estaduais da indústria de construção civil são obrigados a divulgar o CUB de cada região jurisdicional até o quinto dia de cada mês. Em caso de omissão, essas instituições são punidas com o corte de verbas públicas.

Sendo assim, é possível perceber que o custo unitário básico na construção civil é um grande aliado na hora de calcular um projeto. Inclusive, o segundo parágrafo do mesmo artigo define que, no caso de omissão da divulgação do CUB da região, o construtor pode usar índices fixados em outra região com custos parecidos com a dele.

Dentro do custo unitário básico, existem dois conceitos importantes: padrão de acabamento da obra e projeto-padrão. O primeiro pode ser baixo, médio e alto, e diz respeito ao refinamento da construção. Já o segundo seria o tipo de projeto feito, ou seja, o tipo de construção, usando itens como pavimentos, dependências e unidades.

Projeto-padrão

Após entender melhor o que é e como funciona o CUB, está na hora de conhecer a divisão do projeto-padrão. Ele pode ser classificado em residencial ou comercial. Em geral, são encontrados os seguintes tipos:

  • residência unifamiliar (para uma única família);
  • residência multifamiliar (para várias famílias) – dentro desse tipo, também é possível encontrar o prédio popular e o projeto de interesse social;
  • projeto comercial de andares livres;
  • projeto comercial com lojas e salas;
  • galpão industrial.
Imagem de pessoas reunidas numa mesa de trabalho

Por que o custo unitário básico é tão importante na construção civil?

Quando pensamos no contexto de uma obra, o orçamento é uma das partes mais importantes. Afinal, ele permite que o construtor realize o projeto e que a pessoa que está investindo no imóvel tenha uma ideia de quanto vai gastar nele.

Nesse sentido, o CUB entra como um grande aliado, já que traz mais precisão à estimativa do valor da obra. Isso não só garante mais economia para ambas as partes, como também oferece mais segurança para a construção como um todo, já que ela fica bem planejada e não apresenta atrasos.

Como se calcula o CUB?

Sabendo da importância desse conceito, você deve ter se perguntado: “como calcular o CUB da construção civil?”. Os critérios para esse cálculo estão definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e englobam os valores relativos a mão de obra, equipamentos, materiais de construção e despesas administrativas.

A medida de representação é CUB/m². Para o cálculo, você também deve considerar o mês vigente, o acabamento da obra e o tipo de construção que será feito. É importante ter em mente que o custo unitário básico muda mensalmente, então o construtor deve consultá-lo periodicamente com o sindicato.

A maneira mais simples de calcular o CUB é dividir os valores somados dos custos listados acima pela área a ser construída. Assim, é possível chegar ao valor exato por metro quadrado. No caso do cálculo final da sua obra, é interessante usar a seguinte fórmula: CUB + área construída + itens não inclusos x 1 + BDI.

Nesse caso, os itens não inclusos são objetos que a ABNT determina que não entram no cálculo do custo unitário básico, como ares-condicionados, aquecedores, exaustores, elevadores, entre outros. Já o BDI, ou Benefícios e Despesas Indiretas, é um elemento orçamentário importante para essa conta, que possui um cálculo próprio.

Conheça o ZAP Imóveis!

Após conhecer mais detalhes sobre o custo unitário básico, que tal acessar o ZAP Imóveis? Por aqui, temos imóveis prontos, na planta, em construção e até terrenos nas principais cidades do Brasil. No nosso site, é possível usar filtros exclusivos para encontrar seu novo lar com muito mais praticidade.

Também aproveite para conhecer nosso blog. Por aqui, temos conteúdos sobre decoração, estilo de vida, mercado imobiliário e muito mais. Assim, fica fácil encontrar e montar o imóvel dos seus sonhos. Confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas