Zap Móveis

Como criar seu altar em casa

Altar em casa
Spread the love

Independentemente de crença ou religião, criar um altar em casa pode tornar um cantinho especial. Além do amor e fé que são colocados no local, outros elementos podem tornar o espaço único. Beleza que vem através de imagens, livros religiosos, flores, velas, incensos, entre outros objetos religiosos e decorativos. Porém, como o altar em casa costuma ter muitos elementos, é importante ficar atento à limpeza. Saiba como criar um altar em casa e fazer a manutenção.

Leia também

+ Aprenda a fazer uma área de churrasco no terraço

+ 10 itens na decoração com vidro

Segundo a arquiteta Priscila Tressino, do escritório PB Arquitetura, o que não pode faltar no altar em casa vai depender da religião. “Algumas religiões apresentam imagens, como os Santos da igreja Católica, enquanto outras têm um altar com a bíblia ou livros religiosos. Flores, velas, incensos, quadros, fotos, terços, objetos decorativos relacionados, entre outros elementos também combinam com esse espaço. Religiões como budismo ou hinduísmo geralmente possuem imagens e quadros coloridos, o que contribui para a decoração”, exemplifica.

Algumas religiões apresentam imagens, como os Santos da igreja Católica - foto: Eric Romero
Algumas religiões apresentam imagens, como os Santos da igreja Católica – foto: Eric Romero

Outra questão que pode deixar o altar em casa mais bonito é investir na iluminação. “Ela deve ser, de preferência, leve e tranquila para meditar ou fazer orações”, ressalta o arquiteto Bernardo Tressino, do mesmo escritório. As cores também podem ser elementos importantes. “Há cores que possuem simbolismos de acordo com a religião. Para os católicos, por exemplo, a luz vermelha está associada ao fogo do Espírito Santo”, complementa.

Como o altar em casa costuma ter muitos elementos, a limpeza deve ser adequada para não acumular sujeira ou poeira. “A proteção das imagens é a manutenção, fazer a remoção periódica pelo menos uma vez por semana. Imagens de resina e gesso aceitam lustra móvel, pode colocar uma pequena quantidade no pano e aplicar uma camada fina. Já o pincel ajuda a retirar a poeira das frestas”, detalha Lucy Karla Mizael, personal organizer, facilitadora doméstica e proprietária do site Dicas da Lucy, onde dá dicas de organização.

Altura deve ser de, no mínimo, 0,90m, principalmente em casas que têm criança ou pet - Foto: Henrique Ribeiro
Altura deve ser de, no mínimo, 0,90m, principalmente em casas que têm criança ou pet – Foto: Henrique Ribeiro

Outro cuidado diz respeito à altura do altar em casa, principalmente quando tem criança e pet. “A altura recomendada é, no mínimo, de 0,90m, assim as crianças menores não alcançam e, mesmo que tenha cachorro de porte médio, provavelmente ele só vai conseguir ficar em pé, mas será difícil mexer. Se possível, inclua um balcão de 1,20m ou mais, que é ainda mais seguro”, afirma Priscila. Outra dica, segundo Bernardo, é usar prateleiras. “Com cerca de 1,50m/1,60m de altura pois é mais difícil crianças e animais alcançarem, exceto gatos”, conclui.

Leia mais

+ Lavanderia compartilhada: como usar da melhor forma

+ Banheiro e lavabo: saiba as diferenças e como decorá-los

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas