Zap Móveis

Aprenda como usar quadros na decoração

Spread the love

Itens decorativos que fazem a composição com outros objetos, os quadros também são uma ótima maneira de marcar a personalidade dos moradores. Ao escolher um quadro para o ambiente, é preciso levar em consideração a parede em que ele ficará e o tamanho do espaço. Aprenda como usar quadros na decoração.

“Junto com o mobiliário e o restante dos itens de decoração, os quadros ajudam a criar composições harmoniosas. Eles podem balancear em relação aos volumes, chamar nossa atenção para um determinado ponto, trazer cores que irão combinar ou até contrastar com o restante do espaço”, diz a arquiteta Renata Zacharias.

Segundo ela, se o local for com tons neutros, é possível abusar mais nas cores. Já uma composição de quadros em preto e branco dará um ar mais moderno. “Pode ser uma forma muito simples de enriquecer o ambiente com mais personalidade”, explica.

Qualquer cômodo pode receber quadros, diz a profissional. O importante é saber dosar. Um lavabo, por exemplo, ficará mais interessante com apenas um ou dois quadros, em uma das paredes, para não carregar muito o pequeno espaço.

Foto: Shutterstock

(Foto: Shutterstock)

Como colocar os quadros

Outra dica de como usar quadros na decoração diz respeito à altura. Deve ser fixado na altura dos olhos do observador, em média 1,60 metro. Se o pé direito do ambiente for muito alto, pode ficar acima dessa altura. Porém, se existir porta ou janela próxima, use a altura da verga como o limite da altura do quadro, pois ela funcionará como uma linha que irá delimitar o espaço.

Para áreas grandes, use um quadro maior, proporcional ao espaço. Quadros menores deixam o ambiente mais intimista, e são geralmente usados em uma área onde uma pessoa pode chegar perto para ver seus detalhes.

“Colocar só um quadro torna o local de destaque mais pesado do que dois quadros próximos, porém ambos tendem a deixar o ambiente mais clean. Três quadros deixam o local harmonioso. Um número maior de elementos pequenos geralmente remete a algo com o estilo mais retrô”, ressalta Renata.

Por último

A arquiteta Maluh Amorim acredita que para obter uma composição agradável é importante adequar os quadros a todos os outros objetos e peças existentes no espaço.

“O ideal é deixar para escolhê-los por último. Se a decoração que está sendo feita for com cores mais fortes, o bom senso nos leva a optar por quadros mais neutros, e vice-versa. Lembrando sempre que o importante é a harmonia entre todos os elementos”.

Maluh explica que a tendência hoje é fazer composições de quadros com formatos, tamanhos e estilos diferentes. “E também usar dípticos ou trípticos, e fotografias coloridas ou em preto e branco”.

Foto: Shutterstock

(Foto: Shutterstock)

+ Encontre o imóvel ideal para você

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas