Zap Móveis

Cores Feng Shui: confira quais são as ideais para cada cômodo

cores feng shui
Spread the love

Você sabia que existem cores no Feng Shui ideais para cada cômodo da casa? Segundo essa prática milenar chinesa, as tonalidades influenciam a energia do lar e afetam a saúde, as emoções e o bem-estar das pessoas que ocupam o espaço.

Então, se você acabou de comprar um imóvel e está na fase de decorá-lo, que tal conferir quais cores no Feng Shui são recomendadas para ter um ambiente próspero e equilibrado? Prossiga com a leitura e saiba mais!

O que é o Feng Shui?

A decoração Feng Shui é um método baseado nos princípios de uma antiga arte chinesa que busca harmonizar as energias do ambiente. O objetivo é criar espaços equilibrados e saudáveis que favoreçam o bem-estar e a prosperidade dos ocupantes.

Para isso, é preciso considerar diversos fatores, como a disposição dos móveis, as cores no Feng Shui, a iluminação e a utilização de elementos específicos. Cada um desses itens é escolhido de forma a favorecer a circulação da energia e equilibrar as forças positivas e negativas que atuam sobre o ambiente.

Alguns dos princípios básicos do mapa do Feng Shui incluem a utilização de cores suaves e naturais, a presença de elementos naturais como plantas e pedras, e a escolha de objetos decorativos que trazem significado e simbolismo para o ambiente. 

Cores no Feng Shui indicadas para os cômodos da casa

cores feng shui

Alterar a cor da parede ajuda a mudar a decoração sem gastar tanto, de acordo com a arquiteta Adriana Victorelli, do escritório Neo Arq. “É só repintar a casa que ela ganha outro astral”, afirma a profissional.

Porém, quais são as cores que trazem boas energias? A seguir, confira as tonalidades indicadas para cada cômodo da casa, de acordo com a filosofia Feng Shui.

Dormitório

“O que torna o sono agitado são as tonalidades quentes”, alerta a arquiteta. Portanto, o ideal é evitar cores como o vermelho e o laranja nas paredes dos dormitórios. Tais tons ativam o raciocínio e podem influenciar negativamente o momento de dormir.

Nesse sentido, as melhores cores para quarto de casal no Feng Shui são suaves e têm nuances claras. “Lilás e azul pastel ficam liberados, porque transmitem uma sensação de calma, são relaxantes”, diz a especialista.

Por outro lado, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, uma parede pintada de tinta preta não é uma má ideia. “Esta cor e o cinza deixam o quarto mais escuro, o que favorece o sono”, diz Adriana. A dica da arquiteta é colocar uma cabeceira mais colorida no dormitório e usar um tom mais escuro em uma das paredes.

Sala de estar 

“Além de funcionalidade, as cores precisam ter a identidade do morador”, lembra a profissional. Para isso, é interessante pintar o ambiente com uma cor que combine com a personalidade de quem habita a casa.

“O proprietário pode eleger uma parede e aplicar um tom mais fechado, escuro, enquanto usa uma cor de base para as outras laterais”, aponta Adriana. Segundo a especialista, essa estratégia oferece a sensação de profundidade.

Ela ainda lembra que quanto mais se trabalhar a cor em uma só parede, mais destaque ela ganha. Para quem quiser trazer o efeito de largura para a sala, a dica da arquiteta é pintar as duas laterais mais escuras e deixar o fundo branco.

Cozinha

Se a intenção for manter os convidados famintos, com vontade de saborear suas receitas ao entrar na cozinha, utilizar tons quentes neste ambiente é o mais indicado. “Eles têm o poder de aumentar o apetite”, afirma Adriana.

Escritório 

Quem trabalha em home office, dentro de casa, precisa se concentrar. No entanto, o ambiente também requer uma cor que estimule a criatividade, como o laranja. “Tons muito escuros atrapalham a claridade, a visualização das coisas. Por isso, a sugestão é utilizar tonalidades mais claras”, recomenda a especialista.

Algumas ideias de cores para escritório no Feng Shui são: azul, verde, laranja e amarelo. O branco também é uma ótima pedida, pois ajuda a criar um ambiente de trabalho organizado, limpo e tranquilo.

Dicas de Feng Shui para casa

Agora que você já sabe quais são as cores no Feng Shui ideais para casa, confira outras dicas de decoração e práticas recomendadas pela filosofia chinesa. Em geral, elas são fáceis de adotar e prometem um lar mais equilibrado e virtuoso.

  • Mantenha a casa organizada: isso é fundamental no Feng Shui, pois um ambiente desordenado pode gerar bloqueios na circulação de energia. Então, deixe a casa organizada e limpa, evitando acúmulo de objetos e sujeira;
  • Tenha plantas na casa: as plantas são consideradas símbolos de vitalidade e de renovação no Feng Shui e podem ajudar a purificar o ar e equilibrar as energias do ambiente. Escolha aquelas que se adaptam ao seu espaço e podem ser bem-cuidadas;
  • Tenha uma iluminação adequada: a luz é fundamental no Feng Shui, pois ajuda a criar uma atmosfera agradável e equilibrada. Use fontes suaves e naturais, evitando o excesso de luzes artificiais e sombras na casa.

Conte com o ZAP Imóveis para encontrar a casa ideal!

Após descobrir quais são as cores no Feng Shui, que tal iniciar a busca pela sua casa dos sonhos? Para isso, conte com o ZAP Imóveis! Na plataforma, você encontra milhares de anúncios de imóveis de todos os tipos, valores e tamanhos. Experimente a ferramenta hoje mesmo!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas