Zap Móveis

Deixe seu sítio com um ar moderno

Spread the love

Ao decorar uma casa de campo não precisamos, necessariamente, usar móveis rústicos. Na opinião da arquiteta Adriana Victorelli, o contraste entre o rústico e o moderno é uma boa saída para quem busca uma casa com o aconchego dos antigos sítios e fazendas.

Móveis e eletrodomésticos de última geração podem dar um toque especial à decoração das casas de sítio (Fotos: Shutterstock)

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

“Lareiras lineares e móveis com linhas retas podem compor o ambiente com outros mais antigos e restaurados. O uso de cores nas casas de campo também pode alegrar mais o ambiente”, opina.

Para Claudia Bergamasco, sócia do Estudio b2+, especializado em design de interiores, itens como lareira, tijolos à vista e materiais naturais sempre dão aconchego a residências, sejam urbanas ou no campo.

Outros artifícios eficientes, segundo ela, são forros de madeira, tijolos aparentes, madeira de demolição, pedra para as paredes dentro de casa e para os muros, deques, espelhos d’água, cores quentes e grandes terraços.

Efeito de tijolo aparente ajuda a dar ares modernos à casa de sítio

“Em terraços cobertos, telhas de policarbonato ou vidro deixam a luz passar. Por dentro, vai bem um forro de bambu, que dá conforto e protege do excesso de sol”, recomenda.

Claudia afirma que, o que se busca hoje, é a integração entre a arquitetura e a natureza. “O uso do vidro permite que o sol entre e aqueça o interior. Um belo paisagismo ou mata natural encanta os olhos e ajuda a casa a ser mais sustentável, além de oferecer conforto térmico”, lembra.

Claudia cita que, na Casa Cavanelas, por exemplo, o projeto de Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx tira proveito da região serrana do Rio de Janeiro de forma simples e moderna. “Em uma extremidade, a sala acolhe a mesa de jantar e, na outra, a sala de estar com lareira. O ambiente abre-se para a frente e os fundos da casa, integrado ao jardim por portas de correr envidraçadas, fixadas em finas esquadrias metálicas”, descreve.

Tecnologia – Aquela cristaleira da bisavó, a cortininha sob a bancada da pia, as mesas e cadeiras rústicas encontradas em brechós de móveis e os ladrilhos hidráulicos compõem a atmosfera de uma cozinha rústica, com jeito de fazenda. Na opinião de Claudia, apesar do tom nostálgico, as modernidades são sempre bem-vindas na escolha de boa parte dos utensílios domésticos. “Ladrilho hidráulico combinado com vidro temperado em portas e janelas e tecnocimento no chão e no tampo da pia ajudam a trazer a atmosfera do passado com um pé no presente. Cimento queimado pode ser usado no lugar do tecnocimento, desde que receba tratamento adequado”, aconselha.

Eletrodomésticos de última geração, especialmente fogão e geladeira, trazem a modernidade – e a praticidade – para dentro de casa. Para completar, painéis de inox combinados com materiais rústicos, como madeira e ladrilho hidráulico, também dão um ar contemporâneo à construção.

Eletrodomésticos de última geração ou de design arrojado também são bem-vindos em ambientes rústicos

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas