Quais são as vantagens de morar em um apartamento pequeno?

Imagem de vantagens de morar em um apartamento pequeno

Você sabe quais são as principais vantagens de morar em um apartamento pequeno? Um imóvel com um tamanho mais compacto pode trazer mais benefícios do que você imagina. Indo desde os gastos mensais até as horas dedicadas à limpeza, essa pode ser a opção perfeita para quem mora sozinho.

Em cidades como Londres, Nova York, Pequim, São Paulo e Rio de Janeiro, os apartamentos pequenos viraram uma tendência. “Morar em uma residência com área reduzida — seja por escolha, conveniência ou necessidade — é uma realidade cada vez mais comum”, diz a arquiteta Adriana Peccin.

Por que morar em um apartamento pequeno?

Com a ajuda da Adriana, selecionamos algumas vantagens de morar em um apartamento pequeno. Esse tipo de imóvel pode ser uma alternativa para diversos aspectos e famílias. Quer saber quais são os pontos mais relevantes? Venha com o ZAP Imóveis que nós contamos!

Menor custo

Com a metragem reduzida, o valor do imóvel também é menor quando comparado a uma propriedade localizada na mesma região. Considerando que o preço dos imóveis está cada vez mais alto, optar por um apartamento pequeno é uma excelente solução para quem mora sozinho ou possui famílias menores.

Além disso, o menor custo do apartamento também ajuda com que os gastos com IPTU e condomínio sejam menores. Levando em conta todos esses fatores, a possibilidade de comprar um apartamento à vista ou alugar um imóvel em excelentes condições e pronto para morar se torna ainda mais palpável.

Contas

Já que o ambiente é menor, economiza-se também em contas de energia e água, pois a propriedade tem menos cômodos. A manutenção também está inclusa nesses gastos. Afinal, vamos combinar que um apartamento é que nem um automóvel: de vez em quando surge um problema para consertar.

Pintura, rede elétrica, rede hidráulica, reformas… Esses são alguns exemplos dos empecilhos que podem surgir no meio do caminho. Porém, com o espaço reduzido, a possibilidade do surgimento desses problemas é bem menor, tornando-se uma das vantagens de morar em um apartamento pequeno.

Imposto

“Como o imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI) e as custas para registrar a escritura de compra e venda ou o contrato de financiamento são calculados proporcionalmente ao tamanho do imóvel, quem mora em uma casa ou apartamento menor acaba economizando também na hora de pagar estas despesas”.

Quem diz isto é Laíse Polonio, diretora da Lumina Documentação e Soluções Imobiliárias, empresa especializada em financiamentos imobiliários. O dinheiro economizado com impostos pode ser destinado a um serviço de alarme ou seguro da casa.

Organização

vantagens de morar em um apartamento pequeno

O pouco espaço limita o excesso de objetos desnecessários dentro de casa e só abre campo para o que é essencial. Além disso, durante o dia a dia, é muito mais simples deixar o apartamento organizado. A possibilidade de perder pertences pelos cômodos também é relativamente menor.

Tendo a organização como uma das vantagens de morar em um apartamento pequeno, a limpeza se enquadra como um benefício que anda logo ao lado. Com menos cômodos e móveis espalhados pelo espaço, limpar a sujeira é uma tarefa muito mais simples e prática de se fazer.

Decoração

Já que o ambiente comporta pouca mobília e poucos artigos de decoração, o menos pode se transformar em mais. Cada peça ganha mais destaque e causa maior impacto. Dessa forma, fica ainda mais fácil deixar o seu apartamento com a sua cara.

“Aproveitando a economia feita com os móveis, o morador pode se dar ao luxo de investir em peças com mais qualidade, exclusivas ou diferenciadas”, ressalta Adriana.

Disponibilidade

Que o mercado imobiliário está bem competitivo e com preços mais elevados, todos já sabemos, não é? Uma das principais vantagens de morar em um apartamento pequeno é a facilidade com que você consegue encontrá-lo no ZAP Imóveis.

Para se ter uma ideia da facilidade com que você pode procurar por um apartamento mais barato, visitando o site do ZAP Imóveis e utilizando os nossos filtros, os resultados são gerados conforme as suas necessidades, isto é: faixa de preço, metro quadrado, número de quartos e banheiros, e muito mais.

Negociação

Além de todas as vantagens de morar em um apartamento pequeno citadas acima, na hora de vendê-lo ou alugá-lo, a facilidade para negociar um preço justo é muito maior. Assim como você, há vários compradores ou inquilinos atrás de um imóvel com tamanho reduzido, e tendência é só aumentar!

ZAP Imóveis: encontre o lar dos seus sonhos!

Gostou de saber mais sobre as vantagens de morar em um apartamento pequeno? O blog do ZAP Imóveis disponibiliza outros artigos exclusivos que vão ajudar você na hora de comprar ou alugar o seu imóvel. Além disso, há dicas de decoração, reforma e muito mais. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais vistos

Mais lidas