Zap Móveis

Tipos de bairros: conheça 6 opções e suas características

tipo de bairros
Spread the love

Ao escolher um lugar para morar, acertar na decisão do imóvel é um grande passo: mas acertar na melhor vizinhança entre os tipos de bairros que temos pelas cidades do país é também uma etapa fundamental.

Cada tipo de bairro oferece características e vantagens únicas que vão influenciar diretamente na qualidade de vida de seus moradores.

Apesar, ainda, de os bairros refletirem os costumes de cada cidade, diferenciando-os entre as regiões do Brasil, a categorização de bairros depende bastante da sua proposta.

Por exemplo: morar em um bairro industrial é uma experiência completamente diferente de morar em um bairro planejado, uma vez que o primeiro é voltado especialmente para o movimento de fábricas e logística; já o outro, foi pensado para oferecer comodidade e conforto para os moradores de determinada comunidade.

Você não imaginava que existisse muito mais a se analisar na hora de escolher o melhor lugar para investir em um imóvel, não é mesmo?

Para te ajudar com essa decisão, o ZAP preparou um conteúdo especial: um guia que vai te apresentar 6 tipos de bairros e suas principais características, para que você possa analisar e acertar na escolha da melhor vizinhança.

Acompanhe o artigo abaixo para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

Boa leitura!

Quais os bairros mais procurados da capital paulista? Nosso artigo elencou as regiões de São Paulo que mais atraem interessados na venda e no aluguel de imóveis: leia na íntegra.

Quais são os tipos de bairros existentes? Conheça suas características e atividades

Os bairros são comunidades menores dentro de uma grande cidade ou região: é o espaço onde melhor se pratica o conceito de comunidade, com vizinhos criando raízes e construindo suas histórias por meio das atividades cotidianas.

Cada bairro possui sua própria identidade e características, influenciados principalmente pela cidade e sua cultura — mas, também, pela categoria do bairro, que determina o que é possível encontrar ali na região.

Separamos abaixo 6 tipos de bairros para você entender melhor como funciona cada categoria:

1. Bairro residencial

Os bairros residenciais são caracterizados por um clima calmo e seguro, ideal para famílias com crianças.

Aqui, são comuns praças, parques e áreas verdes, proporcionando aos moradores contato com a natureza e oportunidades para atividades ao ar livre; além disso, a infraestrutura é focada em unidades habitacionais com mais pessoas, oferecendo:

  • escolas;
  • creches;
  • supermercados;
  • postos de saúde.

Ainda, casas e apartamentos em bairros residenciais geralmente são mais amplos do que em outras áreas da cidade, oferecendo mais espaço e conforto para as famílias.

No Brasil, são exemplos de bairros residenciais localizações como Park Way (DF), Saúde (SP) e Jóquei (PI).

2. Bairro comercial

tipo de bairros: comercial

Para quem precisa de tudo perto de casa, e não se incomoda com a agitação típica de lojas e demais estabelecimentos, os bairros comerciais são uma excelente opção.

Aqui, os moradores podem contar com comércio de todos os tipos, bem como prestação de serviços completa, com bancos, escolas e afins.

Ainda, a vida noturna nessas regiões costuma ser agitada, com restaurantes diversos, bares e casas de shows, além de muitas opções de entretenimento.

Vale destacar também que os imóveis em bairros comerciais geralmente são mais compactos do que em outras áreas da cidade, otimizando o espaço e oferecendo soluções para quem busca praticidade.

São bons exemplos de bairros comerciais no país as regiões de Vila Madalena (SP), Vieiralves (AM) e Trindade (SC).

3. Bairro industrial

Sendo verdadeiros polos econômicos de suas cidades, os bairros industriais são áreas estratégicas que abrigam indústrias e demais serviços que geram emprego, renda e desenvolvimento para suas regiões.

A paisagem aqui costuma ser dominada por fábricas, galpões e centros de distribuição; além disso, a infraestrutura conta com estradas largas, pontes e sistemas de transporte adequados.

Áreas verdes e espaços de preservação ambiental são frequentemente encontrados em bairros industriais, atuando como zonas de amortecimento para minimizar os impactos da atividade industrial no meio ambiente.

São exemplos de distritos industriais pelo Brasil: Betim (MG), Jacarepaguá (RJ) e Anápolis (GO).

4. Bairros mistos

Oferecendo o equilíbrio ideal entre trabalho, lazer e moradia, os bairros mistos contemplam áreas residenciais e também comerciais, criando um ambiente dinâmico e que atende às diversas necessidades dos moradores.

Em um bairro misto, é possível encontrar uma ampla variedade de lojas, restaurantes, bares, serviços e opções de lazer a poucos passos de distância: isso significa praticidade e economia de tempo no dia a dia!

Ainda, bairros mistos geralmente oferecem boas opções de transporte público, ciclovias e infraestrutura para pedestres, facilitando a locomoção e incentivando a sustentabilidade.

Vale destacar que a variedade de imóveis em um bairro misto é um dos seus pontos fortes: são ofertados desde apartamentos compactos até casas amplas, atendendo aos diferentes tipos de famílias e estilos de vida.

São bons exemplos de bairros mistos no país as seguintes localizações: Savassi (BH), Perdizes (SP) e Meireles (CE).

5. Bairro planejado

Desde a infraestrutura até a distribuição dos espaços, tudo em um bairro planejado é cuidadosamente pensado para atender às necessidades dos moradores e promover um ambiente seguro, sustentável e agradável.

Parques, áreas verdes e espaços de lazer para todas as idades são elementos essenciais em um bairro planejado, incentivando a prática de atividades físicas e a integração entre os moradores.

Em bairros assim, os investimentos imobiliários são considerados muito seguros e com grande potencial de valorização; em consequência, as casas e apartamentos à venda podem ser mais caros que em outras regiões da cidade.

Alguns bairros planejados no Brasil são: Alphaville (BA), Barra da Tijuca (RJ) e Vila Nova (SC).

6. Bairro rural

Para quem busca maior tranquilidade ou se dedica às atividades do agronegócio, os bairros rurais funcionam como verdadeiros refúgios, com sua atmosfera tranquila e acolhedora.

As comunidades em bairros rurais são geralmente pequenas e unidas, com laços fortes de amizade e ajuda entre os vizinhos.

Ainda, a segurança é um dos pontos fortes dos bairros rurais, com baixos índices de criminalidade e um ambiente familiar e acolhedor.

Vale destacar que em bairros rurais o acesso a serviços pode ser mais limitado, uma vez que as casas ficam a vários quilômetros de escolas e hospitais — por isso, o uso de carros ou outros meios de transporte é indispensável.

São exemplos de bairros rurais pelo Brasil: Serra da Mantiqueira (MG), Ilha Grande (RJ) e Campos de Cima da Serra (RS).

Veja também: consulte nosso Guia de Bairros e fique por dentro de todos os detalhes!

Dicas para escolher o melhor tipo de bairro para morar

como escolher o melhor tipo de bairro

O primeiro passo para escolher o melhor entre os tipos de bairros é avaliar as suas necessidades: você prefere um ambiente mais tranquilo ou agitado? Entre as suas prioridades, lazer e áreas verdes são muito importantes?

Perguntas como essas ajudam a direcionar a pesquisa de imóveis nas regiões em bairros na categoria escolhida.

Ainda, é importante verificar a qualidade da infraestrutura do bairro, incluindo a disponibilidade de transporte público, vias bem conservadas, iluminação adequada, redes de água e esgoto, entre outros aspectos.

São também outras boas dicas:

  • pesquisar pelos índices de segurança do bairro;
  • analisar o custo de vida, incluindo serviços básicos e despesas cotidianas;
  • avaliar os serviços e comodidades disponíveis no bairro, como escolas de qualidade, centros de saúde, parques, academias, lojas, restaurantes, entre outros.

Não importa o tipo de bairro que você procura: sempre tem um imóvel perfeito para o seu perfil aqui no ZAP: confira o site!

Seu lar dos sonhos está aqui no ZAP Imóveis!

Ache seu novo lar com o ZAP

As melhores opções

No ZAP tem
As melhores opções

De Imóveis

Pra comprar ou alugar Ache o seu

A escolha do bairro ideal entre os diferentes tipos de bairros depende das necessidades e prioridades de cada família e perfil de morador. 

No artigo de hoje, você pôde ver que fatores como estilo de vida, orçamento, segurança, infraestrutura e proximidade de trabalho e serviços são os mais considerados na análise de bairros para investir em um imóvel novo.

É altamente recomendável separar um tempo para comparar as características de cada bairro e encontrar o local que melhor se encaixa nas suas expectativas — e que te proporcionará a qualidade de vida que você busca.

Depois de escolher a melhor opção, conte com o ZAP para encontrar o imóvel ideal: confira nossos anúncios de aluguel e venda de residências em todo o Brasil!

Para mais conteúdos como este, acesse o blog do ZAP.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas